Quer redecorar uma sala de estar ou atualizar a decor, mas sem gastar uma fortuna ou quebrar tudo em uma reforma? Sim! Existem muitas maneiras de dar um up grade em sua sala de estar sem virar todo o espaço de cabeça para baixo. Bem como, é perfeitamente possível realizar pequenas mudanças na sala que causam um grande impacto. Continue lendo para aprender como ajustes simples e sutis, farão com que sua sala de estar pareça um novo espaço em pouco tempo.

Mude o layout para redecorar a sala de estar

Certamente esta é uma solução supersimples que custa o total de ZERO investimento! Mudar o layout da sala, invertendo a sala de estar com a de jantar (quando o espaço é conjugado) ou trocando a posição das poltronas e do sofá pode dar a sensação de uma sala totalmente renovada. Logicamente estas mudanças são fáceis quando os móveis são soltos. Todavia, no reposicionamento dos móveis também é preciso observar pontos de tomada para ligar televisores, aparelhos eletrônicos, etc.

Invista em um novo tapete

Tapetes vestem a casa, mudam a cara do espaço e proporcionam conforto visual instantâneo na missão de redecorar uma sala. Além disso, são uma ótima solução para esconder um piso feio ou marcas e defeitos. Apesar de saber que tapetes grandes podem ser caros, eles são mais acessíveis do que trocar o revestimento do piso da sala, ainda mais se o seu espaço for alugado.

Uma das maneiras mais simples de redecorar uma sala com tapetes, é comprar um tapete menor para colocar em cima de um tapete existente. Semelhantemente, tente fazer um mix de tapetes juntando várias peças e dando um visual mais descolado ao espaço.

Leia+: 10 mandamentos da decoração para casa alugada

Troque a capa das almofadas

Sofá de linho cru com almofadas com capas coloridas

Uma das razões que os designers de interiores gostam de sofás neutros, é o fato de que com algumas almofadas é totalmente possível dar vida nova a um sofá e consequentemente a uma sala. Da mesma forma, um truque simples e eficaz, é combinar as capas das almofadas com as cores do tapete. Isso faz da sala um espaço coeso. Renovar o enchimento das almofadas também é uma ótima solução para deixá-las com aspecto de novas.

Ainda assim, você não precisa gastar muito dinheiro em capas, e pode procurar na internet, em home centers e lojas de departamento com setor dedicados ao lar. Eu amo a curadoria da AMARO, e com o meu código, você ganha R$50 OFF na sua primeira compra. O código é ANAFUZETO2761 e vale acima de R$ 199.

Leia+: 9 truques de decoração para sua casa

Adicione plantas naturais

Não subestime o poder que as plantas naturais podem fazer por sua sala. Você pode comprar um belo arranjo de flores e arrumar em um vaso. Ao mesmo tempo que pode cortar galhos de uma árvore e colocá-los na mesa de centro ou em uma estante. Bem como optar por plantas permanentes em vasos. Você também pode optar pelo estilo Urban Jungle e obter uma aparência de floresta dentro de casa. Pense em camadas para adicionar plantas, experimente vasos pequenos em mesas, plantas suspensas perto da janela e espécies maiores em vasos no chão.

Sala com decoração de espada de são jorge e begônia em vasos brancos

Leia+: 6 dicas para uma casa confortável

Capriche na iluminação

A iluminação certa pode tornar uma sala de estar muito mais acolhedora, além de ser uma maneira fácil de redecorar.

Em geral os cômodos  têm apenas um ponto de iluminação no teto que fica centralizado, mas você pode adicionar uma luminária de chão, luminária de mesa ou arandela de parede para criar uma sensação de aconchego. Ligue as arandelas na tomada ou use uma lâmpada inteligente, se não houver pontos de iluminação ou ainda para evitar fios aparentes.

Leia+: 5 dicas essenciais para decoração criativa

Compre em casa

Antes que decida ir às compras, dê uma boa olhada no que você já tem. Sob o mesmo ponto de vista, pense em novas possibilidades para os objetos existentes. Troque as coisas de lugar. Fazer compras é divertido, porém muitas vezes mover as peças de decoração de uma sala para outra podem alcançar o mesmo objetivo de redecorar a sala de estar sem gastar muito dinheiro.

De maneira idêntica, tinta spray também pode te ajudar a renovar as peças com um baixo custo. Objetos antigos de família, podem trazer charme ao espaço e ainda ser o motivo de uma boa história para contar aos convidados.

Leia+: Maneiras criativas para decorar sem gastar

Pendure arte digital

Atualmente a maioria dos layouts de sala de estar giram em torno da TV. É por isso que nós designers de interiores amamos a Samsung Frame, que oferece Arte e Entretenimento (o melhor dos dois mundos). Para hackear a ideia da Samsung Frame, é possível encontrar vídeos de arte no YouTube. Procure por aqueles que são reproduzidos por horas e exiba arte na sua TV!

Em resumo, é totalmente possível redecorar a sala de estar de maneira rápida e com pouco investimento. Seguindo as dicas acima, você pode transformar sua sala em um espaço aconchegante e com personalidade.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post para chegar em mais pessoas.

Um abraço
Paula Fuzeto

Aviso: Esta postagem contém links de afiliados. Isso significa que recebo uma comissão se você fizer uma compra através dos meus links, mas isso não tem custo adicional para você.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.