segredos para se organizar

Você é um bagunceiro de plantão? Quer se organizar? Você sabia que leva 21 dias para adquirir um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural?

Conheça 8 segredos para se organizar, torne isso um hábito e viva melhor.

1. Armazene corretamente

Em primeiro lugar, tudo deve ter um lugar coerente e adequado, onde o objeto deve ser normalmente mantido. Portanto, itens que você usa todos os dias, devem ficar em um locais de fácil acesso e disponíveis. Outros itens, como artigos de datas comemorativas (como páscoa e natal) ou roupas fora de estação, podem ser armazenadas em áreas isoladas como no alto dos armários, no depósito da casa, etc.

Quando um objeto não está sendo usado, atrapalha a execução de outras tarefas e isso provoca stress e frustração. Nesse sentido a desorganização e bagunça ocorrem naturalmente quando itens não estão sendo conservados e/ou devolvidos às suas casas (seus lugares determinados).

2. Diga não

Você não precisa dizer sim a todos os favores que lhe pedem. Ou seja, determine a quantidade de tempo estabelecido para favores a cada semana. Uma vez que o tempo determinado é preenchido, diga não aos favores solicitados até a próxima semana.

Leia+ Aprenda a dizer NÃO!

3. Abra sua correspondência perto da lixeira 

Não deixe sua correspondência na mesa da sala de jantar ou do escritório onde naturalmente ela vai ficar amontoada. Abra suas cartas assim que recebê-las, livre-se das propagandas, envelopes e malas-diretas imediatamente.

4. Prepare-se na noite anterior

Pare de desperdiçar tempo de manhã e ficar correndo como um louco. Faça o que pode ser antecipado na noite anterior. Semelhantemente, deixe a mesa do café pronta, separe a roupa que vai vestir, e as roupas dos seus filhos também (se for o caso). Se você toma café de manhã, programe a cafeteira (use o timer).

homem com relógio na mão - segredos para se organizar

5. Descarte

Itens, roupas, objetos que estão desatualizados, desbotados, quebrados ou de outra forma inutilizados, muitas vezes podem ser objetos de doação. Se você não quiser mais essas peças, e não conhece ninguém que queira, doe. Você estará liberando o seu espaço e sua mente!

6. Conheça seu horário produtivo

Conhecer o seu pico de produtividade é importante. Se você adora acordar com as galinhas, seu nível de energia é alto pela manhã, essa é a melhor hora para você se organizar e se livrar da tralha. Em contrapartida, se você tem mais energia à noite, durante esse período aproveite para se organizar.

7. Anote tudo

Com a quantidade de coisas que você precisa se lembrar todos os dias, você não deve confiar sua memória. Nesse sentido, quando você quer lembrar alguma coisa, a melhor coisa a fazer é anotá-la. Então, quando você precisa recordar, vai até onde anotou e lá estão suas memórias em um instante.

8. Mensagem pra você

Frequentemente ligue, mande uma mensagem, torpedo ou sinal de fumaça para não esquecer aquele compromisso. Outra opção é usar o despertador do celular.

Conhece algum segredos para se organizar? Deixe um comentário!

Leia+: 7 coisas para fazer domingo para uma semana produtiva

Comece a se organizar já. Gostou das dicas? Conhece mais algum segredo? Deixe um comentário!

Um abraço

Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.