As manhãs podem ser agitadas e corridas para muitas famílias, e podem causar muito stress e mau humor. Veja algumas ideias bem simples que vão te ajudar a organizar rotina escolar, e a deixar todo mundo pronto e feliz todas as manhãs.

1. Estabeleça uma rotina 

Torne cada dia tão previsível quanto conseguir e tente seguir a mesma programação todos os dias, antes e depois da escola. Pode parecer algo como isto:

  • Acordar
  • Fazer xixi
  • Lavar as mãos e o rosto
  • Escovar os dentes
  • Escovar o cabelo
  • Vestir-se
  • Arrumar a cama
  • Pendurar o pijama
  • Tomar café da manhã
  • Pegar o lanche
  • Sair para a escola.

Leia: Porque crianças precisam de rotina

2. Comece na noite anterior

Antes de deitar, incentivar seu filho a separar a roupa do dia seguinte, tomar um banho, rever a agenda de atividades do próximo dia, verificar se todos os livros, trabalhos de casa, materiais de atividade estão em sua mochila e perto da porta. Para facilitar a organização do material escolar, livros e cadernos, da semana, use um gaveteiro e separe tudo pelos dias de uso.

Leia: Rotina para mães que trabalham fora!

3. Separe a roupa com antecedência

Considere o uso de organizadores para separar as roupas que serão usadas durante toda semana, e mantenha esses itens em local de fácil visualização e acesso. Separe o uniforme escolar, as roupas de uso do dia a dia e as roupas das atividades como judô, ballet, ginástica, natação, etc.

Leia: Como se vestir com eficiência

4. Prepare o lanche no fim de semana

Aproveite o fim de semana e separe o lanche das crianças para a semana inteira. Destine um local no armário ou geladeira para guardar esses alimentos, de maneira que toda vez que a criança for pegar o lanche, encontre facilmente. Considere o uso de organizadores de plástico para manter esses itens fáceis de visualizar.

Leia: 7 coisas para fazer domingo para uma semana produtiva

5. Tenha uma área para mochilas

Tenha em sua casa uma área para que as crianças deixem as mochilas penduradas quando chegarem da escola. Isso facilitará a organização e as saídas de casa todas as manhãs. Deixar as mochilas prontas na noite anterior é fundamental para que as rotinas matinais funcionem sem transtorno.

Leia: Como organizar porta de entrada da casa

6. Deixe os relógios visíveis

Coloque os relógios facilmente visíveis no quarto do seu filho, no banheiro, na cozinha e se preciso no corredor. Considere personalizar um relógio para seu filho, e identique o horário de cada tarefa com cores diferentes. Ao fazer o tempo mais visível, você está mostrando a importância da pontualidade e ajudará seu filho a administrar o tempo. Faça contagens regressivas como ” São 07:05 você precisa pegar seu lanche e colocar na mochila”.

7. Tenha um check list

Tenha o check list de cada criança e certifique-se que está tudo na mochila antes de sair de casa. Isso pode evitar transtornos de sair de casa e precisar voltar para pegar uma pasta ou outra coisa. Incentive as crianças mais velhas a fazer uma lista de todos os itens que precisam para cada dia da semana. Ela pode colar na parte de trás da porta de seu quarto e conferir antes de sair de casa.

Tem mais alguma dica para organizar rotina das crianças? Deixe um comentário!

Leia+: 10 dicas para organizar quarto de criança

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.