Imagine o cenário: é segunda-feira de manhã e você não consegue sair da cama de tão exausto. Precisa se levantar e ir trabalhar, mas não tem nada preparado: nem sua roupa, nem sua bolsa e nem seu almoço saudável. Ao chegar no trabalho, senta em seu local e suspira fundo. Sua mesa está uma bagunça, pois não a organizou na sexta-feira antes de ir embora. Além disso, sua caixa de entrada de e-mail está cheia, mas de lixo eletrônico, e parece que o dia vai ser longo. Essa história parece familiar? Sua vida não precisa ser assim!

No entanto, você pode aproveitar seus domingos para se preparar para a semana e tornar suas segundas muito mais fáceis e amigáveis! Aqui estão 7 coisas que você pode fazer no domingo para ter uma semana produtiva.

1. Considere o domingo como o primeiro dia da semana

Em primeiro lugar, pense no domingo como o primeiro dia da semana. A maioria das pessoas o vê como o último dia, mas na realidade é o primeiro. Não é à toa que segunda-feira se chama segunda! 😉 Ao encarar o domingo como a primeira oportunidade para se preparar para as tarefas da semana, as manhãs de segunda serão menos terríveis e esmagadoras, pois você já terá essa mentalidade.

2. Limpe sua caixa de entrada de e-mails

Aproveite os domingos para limpar sua caixa de entrada de e-mail pessoal, ao invés de fazer isso na segunda-feira, durante seu horário de trabalho. Jogue as propagandas na lixeira e descadastre-se de e-mails que não deseja mais receber. Dessa forma, quando chegar ao trabalho na segunda-feira, poderá se sentar na frente do seu computador, ler apenas os e-mails de trabalho que recebeu naquela manhã e começar a trabalhar.

3. Faça uma lista de tarefas para a semana

semana produtiva

Faça uma lista de coisas a fazer na semana. Ter as tarefas estabelecidas antes de a semana começar, como lembretes gerais, marcações de médicos e dentistas, pagamentos de contas, idas à costureira, compras de presentes, entre outros, permitirá que você planeje a semana para ser mais produtivo e assertivo.

4. Prepare sua mesa ou bolsa para a segunda-feira

Para facilitar ainda mais sua segunda-feira, prepare sua mesa ou bolsa no domingo. Se você trabalha em casa, limpe sua mesa de trabalho, de modo que comece a semana com uma mesa limpa. Coloque na caixa de entrada tudo o que você precisará para um projeto, assim poderá ir direto ao ponto na segunda-feira. Se trabalha fora, deixe sua bolsa pronta com tudo o que precisa ser levado para o escritório ou para o cliente na segunda-feira.

5. Limpe a casa

Dedique um tempo para limpar a casa no domingo. Não há nada pior do que começar a semana de trabalho com uma casa bagunçada! Chegar em casa na segunda-feira à noite, depois do trabalho, sabendo que a casa está suja pode ser desmotivador. Afinal, ninguém quer voltar para um ambiente caótico, com louça suja na pia e uma pilha de roupas para lavar.

6. Separe as roupas que usará durante a semana

Outra dica importante é separar as roupas que usará durante a semana. Dormir mais 5 minutinhos é uma delícia, não é? Portanto, para ganhar mais 5 minutos na cama, aproveite o domingo para separar as roupas que pretende usar ao longo da semana. É muito fácil fazer isso: verifique a previsão do tempo no celular, as previsões estão cada dia mais precisas. Em seguida, consulte sua agenda para conferir os compromissos da semana e separe as roupas em um cabide no canto do armário ou em uma arara. Você pode até usar tags para categorizar as roupas de acordo com os dias ou ocasiões.

7. Tenha um cardápio semanal

semana produtiva

Por fim, tenha um cardápio semanal. Aproveite os domingos para ir ao supermercado ou fazer compras online e programar a entrega. Verifique sua lista de compras e faça um cardápio semanal, levando em consideração as refeições que você fará em casa ou levará para o trabalho. Eu, por exemplo, gosto de cozinhar feijão para a semana toda e congelar em pequenas porções, assim posso descongelar no micro-ondas na hora de comer. Também prefiro preparar o jantar já pensando nas sobras para o almoço do dia seguinte, garantindo agilidade e não interrompendo o trabalho. Geralmente, cozinho porções dobradas e congelo uma parte para usar nos dias mais corridos. Tudo isso garante agilidade na hora de se alimentar.

Se você se planejar aos domingos, sua segunda-feira e toda a semana serão muito mais tranquilas e produtivas. Portanto, experimente seguir essas dicas e veja como sua rotina pode se tornar mais organizada e eficiente. Não deixe que a falta de preparo cause estresse e desânimo no início da semana. Com pequenas ações no domingo, você estará pronto para enfrentar os desafios com mais energia e foco. Simplifique sua vida e desfrute de dias mais produtivos!

LEIA+: 5 ideias para aumentar a produtividade 

Me siga no Instagram
Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.