como-ser-bom-convidado-para-as-festas-fb

Você é um bom convidado ou inconveniente? Aqui estão 6 dicas de como ser bom convidado para as festas comemorações e garantir sua participação nas próximas oportunidades.

 

#1. Confirme ou decline sua presença 

Organizar uma comemoração exige algum planejamento como a quantidade de comida e bebida a ser oferecida. É educado e de bom tom confirmar ou declinar a presença. O que acontece é que muita gente confirma e não aparece ou não confirma e chega de surpresa. Para o anfitrião é muito chato quando sobra muita comida ou falta. Portanto, se você receber um convite para uma festa e pretende ir, confirme sua presença.

como ser bom convidado para as festas

 

#2. Não chegue antes da hora combinada

Para a maioria das pessoas, é comum dar aquela “atrasadinha” de 5 a 15 minutos, portanto quando for convidado para uma celebração de fim de ano, lembre-se de atrasar pelo menos 5 minutos e jamais adiante-se para a comemoração. Se você chegar para a festa 15 minutos antes da hora combinada, “faça hora”, vá tomar um café, ou espere no carro até a hora combinada. Isto dará ao anfitrião um tempo para respirar um pouco e garantir que tudo esteja em ordem, antes de todos chegarem.

Algumas exceções à regra: Jantares formais, onde chegar atrasado é falta de educação, ou qualquer festa onde você sabe que a anfitriã gostaria de receber ajuda com os preparativos finais, nesse caso a sua pontualidade ou mesmo a antecipação será bem vinda.

como ser bom convidado para as festas

 

#3. Ofereça trazer algo

Certamente o anfitrião vai dizer que você não precisa trazer nada, mas de qualquer maneira é educado oferecer, é também uma maneira de ajudar a sua anfitriã custear as despesas da festa. Caso o anfitrião diga que não necessite de nada, se desejar, traga uma garrafa de vinho ou outra bebida. E se você foi convidado a trazer alguma coisa, por favor, não leve as sobras para casa no final da festa, a menos que o seu anfitrião insista.

como ser bom convidado para as festas

 

#4. Não traga um prato que exige finalização complicada

Se você está trazendo algum prato para a festa, não escolha algo que precise de finalização e tome tempo e espaço na cozinha do anfitrião. Isso pode complicar as coisas, dependendo do que seu anfitrião preparou para a ocasião.

como ser bom convidado para as festas

 

#5. Socialize e converse com as pessoas que você não conhece

Além dos seus amigos que estão na festa, procure conhecer e interagir com novas pessoas. A mesa do buffet é um excelente local para puxar assunto e conversar com quem você não conhece. Conversando com pessoas que você não conhece, você está fazendo um favor ao anfitrião, que terá que se preocupar menos com os convidados que não são enturmados.

como ser bom convidado para as festas

 

#6. Não vá embora sem se despedir do anfitrião

Você não tem precisa fazer uma saída triunfal e dar “tchau” para cada convidado da festa, mas você deve, pelo menos, encontrar o anfitrião, agradecer o convite e elogiar o evento para que ele saiba que você realmente apreciou o convite e a comemoração.  Você pode mandar um e-mail, mensagem de texto ou whatssap agradecendo ao anfitrião pelo convite. Saiba que este tipo de mensagem é sempre apreciada.

como ser bom convidado para as festas

 

Gostou das dicas de como ser bom convidado para as festas ? Deixe um comentário!

Leia+ Dicas sobre hospitalidade

Siga nas redes sociais:

como-ser-bom-convidado-para-as-festas-pin

 

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments