Dicas para decorar usando papel de parede

Antes de mais nada, sabemos que papel de parede pode fazer maravilhas em um ambiente. Se o caos dos últimos tempos nos ensinou alguma coisa, é o valor de criar uma casa aconchegante.

Embora pintar as paredes possa parecer a opção mais acessível para uma atualização rápida, se você está procurando algo que realmente valorize o design da sua casa, é o papel de parede que você quer!

O papel de parede voltou com tudo! Com infinitas possibilidades e opções para se adequar a qualquer estilo, o papel de parede tornou-se a técnica de design perfeita para transformar uma sala comum em uma sala elegante.

Afinal, papel de parede é atemporal, inovador e divertido e não existe jeito mais rápido de adicionar personalidade a um ambiente. Além de ser um jeito fácil e prático de renovar a casa.

Existem inúmeras maneiras de decorar com papel de parede, porém alguns cuidados devem ser tomados durante a compra e instalação.

O que o papel de parede pode fazer pelo seu espaço? Veja tudo o que você precisa saber sobre decorar com papel de parede! Acompanhe as dicas.

1. Adicione elegância com um padrão sofisticado

O papel de parede certo tem a capacidade de fazer uma mudança drástica, adicionando instantaneamente elegância a qualquer espaço. Escolha os papéis de parede com um toque brilho, um padrão adamascado ou uma textura de linho.

2. Seja criativo ao escolher os papéis de parede

Sabemos que papéis de parede neutros são seguros para não sobrecarregar os ambientes, mas se você gosta de combinar diferentes texturas e acabamentos para criar uma aparência única, que tal agitar as coisas com algo lúdico e divertido? Você pode iluminar seu espaço com uma cor marcante ou um padrão inusitado. Use combinações ousadas e seja feliz!

3. Adote o maximalismo

Existem muitas maneiras geniais de adicionar textura às paredes, mas saiba que maximalismo pode não servir para aqueles que têm medo de ousar na decoração, onde cozinhas inteiras são cobertas com papéis de ladrilhos do metrô, salas de almoço possuem papel de parede de crocodilo, e lavabos são envoltos em murais de montanhas fascinantes.

4. Crie suavidade

Se o ambiente que você tem em mente é mais um lugar relaxante, então a cor e a textura são a suas aliadas. Tons suaves e papéis de parede texturizados criam um espaço acolhedor, repousante e calmo. Estes são perfeitos para lavabos, quartos, salas de estar e até mesmo escritórios.

5. Explore novas superfícies

Estante antiga com papel de parede aplicado no fundo e livros empilhados ao lado da estante.

Você não precisa limitar o uso do papel de parede apenas para as paredes. Escolha um padrão e ouse colar nas paredes, nas escadas e no teto.

Se estiver apaixonado por um determinado padrão, mas não quer usar em uma parede inteira, você pode usar esse papel para cobrir a parte interna de um armário.Já pensou que delícia abrir uma porta e se deparar com um lindo papel?!

Outros ótimos lugares para papéis de parede ousados, coloridos ou divertidos incluem as costas de estantes, gavetas e tetos.

Retalhos de papéis também são perfeitos para projetos menores, como forrar uma gaveta, encapar um caderno ou qualquer outro projeto criativo.

6. Escolha a escala correta

Quando se trata de selecionar papel de parede com padrões, você precisará combinar o tamanho do padrão com o tamanho do cômodo. Por exemplo, uma sala pequena exige um padrão menor, enquanto um espaço maior exige um padrão maior.

7. Seja ousado na instalação

Dependendo do padrão, os papéis de parede podem ser instalados na horizontal, oferecendo movimento e dinamismo. Dessa forma, paredes estreitas podem parecer mais largas. Instalar o papel no sentido horizontal significa trabalhar contra a gravidade, logo o material de suporte desempenha um papel importante.

A melhor escolha são os papéis de parede com uma camada de suporte TNT, pois a cola é aplicada diretamente na parede e não sobre o papel.

8. Solicite uma amostra

Nunca é demais ver uma amostra do papel que você gostou antes de comprar. Algumas variações de cor ou padrão podem ocorrer diferente do que você viu.

Certifique-se de testar sua amostra no ambiente escolhido em vários horários do dia. À medida que o sol muda de posição ao longo do dia, a aparência do papel também pode mudar. Eventualmente, o padrão também pode parecer diferente, especialmente se você compra online.

9. Papel de parede extra

Para calcular a quantidade, meça altura e a largura da parede, depois multiplique a largura x altura da parede, desconte a área das portas e janelas. O resultado você deve dividir pela área de cobertura do rolo. Uma boa regra é encomendar cerca de 10% a 15% a mais do que você precisa para cobrir a parede.

Existem perdas em função de recortes, portas, cantos e do encaixe de papéis para igualar, dependendo do padrão. 

10. Verifique o lote

Assim como em outros tipos de revestimentos, é muito importante comprar o papel de parede com o mesmo número de lote. Isso vai evitar atropelos na hora da instalação e evita uma nova encomenda por causa de variação de cor.

11. Confira as paredes

Verifique se a parede que irá receber o papel está bem preparada, limpa e lixada. A parede deve estar com uma pintura com acabamento fosco, além de estar livre de sujeira, umidade, gordura, imperfeições, rachaduras ou texturas. É fundamental investir tempo no preparo das paredes antes da instalação.

12. Compare o preço por metro quadrado

Alguns papéis vem em rolos mais estreitos e mais curtos do que o papel de parede tradicional, outros vem em rolos maiores. Fique atento!

13. Peça ajuda para instalar

Rolos de papel de parede embalados.

Você pode pedir ajuda de um amigo para instalar o papel. Papel de parede em rolo pode ser difícil de manusear, então ter um amigo para ajudar pode lhe poupar tempo.

Antes de instalar, você também precisa pensar no padrão de design do papel, pois determinadas estampas precisam se alinhar perfeitamente, outras com uma pequena repetição de padrão exigirão mais tempo e paciência na hora de instalar.

Se você não estiver à altura do desafio, procure um papel com um padrão maior e mais simples ou tente um papel que tenha uma cor sólida, mas que tenha textura. Por fim, você também pode contratar um instalador profissional.

14. Obtenha ajuda profissional

Se você está pronto para mergulhar no papel de parede, mas não sabe por onde começar, nós podemos te ajudar. Agende uma consultoria virtual com nossa equipe de design e vamos trabalhar juntos para adicionar um toque especial ao seu espaço. Você não vai se arrepender!

Leia+ 10 dicas para quem não sabe decorar

Você gosta de papel de parede? Tem alguma dica na hora de escolher ou instalar? Escreva nos comentários.

Um abraço

Paula

Aviso: Esta postagem contém links de afiliados. Isso significa que posso receber uma comissão se você fizer uma compra através dos meus links, mas isso não tem custo adicional para você.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.