Você sabia que é possível decorar um ambiente mesmo sem ter nenhum talento como decorador? A decoração não possui grandes mistérios e pode ser feita por qualquer pessoa. É claro que o trabalho de um decorador profissional não pode ser feito por qualquer pessoa, afinal, os decoradores profissionais como designers de interiores estudam para alcançar sua competência, mas mesmo sem ter esse dom ou conhecimento, você pode deixar sua casa bonita com decorações simples de serem montadas. Veja nossas dicas para quem não sabe decorar e acabe com o visual bagunçado da sua casa montando a sua própria decoração.

1. Livre-se da bagunça

É extremamente importante livrar-se de toda a bagunça para conseguir decorar sua casa de uma maneira realmente bonita. Jogue fora as coisas que não quer mais. As embalagens que guardamos muitas vezes sem nem mesmo saber por que, os frascos de perfume que temos dó de jogar no lixo e as caixas de produtos que guardamos para se um dia precisarmos. Tire do caminho tudo o que deixa sua casa entulhada. Saiba mais aqui.

2. Organização com lógica

A organização é sua aliada na hora de decorar. Coloque cada coisa no seu devido lugar para que nada fique perdido pelo caminho. Por exemplo, se possui muitas chaves, não deixe em cima dos móveis, mas adquira um porta chaves para que fiquem organizadas e você saiba onde elas estão quando precisar delas. Junte todas as revistas e coloque num revisteiro ou dê fim naquelas que já não lhe interessam mais. Coloque no armário o que pode ser guardado lá e assim tire das vistas as coisas que não precisam ficar no caminho e que somente vão deixar o ambiente carregado.

3. Móveis bem distribuídos

10 dicas para quem não sabe decorar

Procure organizar os móveis de uma maneira que não fiquem no caminho e permitam o livre trânsito no ambiente. A disposição dos móveis influencia bastante na decoração.

4. Cores na medida

Para montar uma decoração bonita, tome cuidado com as cores que escolhe. Evite misturar demais para não criar um ambiente carregado ou uma decoração sem sentido. Se suas paredes e móveis forem neutros, escolha duas cores que se harmonizem e explore essas cores nas cortinas, no tapete e nos objetos. Se sua pintura for mais marcante, procure equilibrar o ambiente com cores neutras ou detalhes numa cor que combine com a pintura, o piso e os móveis. Na dúvida de quais cores usar, inspire-se na natureza, observe as cores e acerte na decoração!

5. Siga um estilo

A decoração precisa ter um estilo para que tenha um resultado final agradável. Procure não misturar os elementos de uma decoração, do tipo peças rústicas com peças retrô. A falta de experiência pode fazer você errar. Ao optar por um estilo, explore cores e elementos desse estilo para criar um ambiente harmônico. Consulte nosso painel no pinterest, e escolha qual mais lhe agrada, pode ser o contemporâneo, moderno, vintage, provençal, minimalista, colonial, entre tantos outros. Descubra do que você gosta!

6. Capriche nos detalhes

10 dicas para quem não sabe decorar

Os pequenos detalhes fazem a diferença na decoração, por isso, capriche neles. Um porta retrato, um quadro, um belo relógio, uma moldura no espelho, plantas, vasos e flores, luminárias e outras coisinhas pequenas que farão toda a diferença no visual final da sua decoração.

7. Cuidado com as estampas

Tenha muito cuidado quando for escolher cortinas, tapetes, almofadas e jogos de cama, porque muitas pessoas decidem dar um colorido em seu ambiente e acabam comprando produtos estampados ou listrados que ao invés de colorir tornam o ambiente cansativo. Se não souber qual estampa escolher, prefira as cores lisas.

8. Abuse das almofadas

As almofadas são suas amigas na decoração e você pode explorar esse elemento à vontade. A grande vantagem das almofadas é que você pode estar sempre mudando de lugar, de posição e até mesmo de cor, ao adquirir capas que podem ser trocadas frequentemente para inovar o visual.

9. Decore de acordo com sua personalidade

10 dicas para quem não sabe decorar

Seu espaço precisa ter a sua cara, e por isso a decoração deve seguir o seu jeito de ser e o seu estilo de vida. Ao criar uma decoração que combine com você mesmo e seu estilo de vida, você terá mais inspiração para decorar e ainda conseguirá ter uma melhor noção do que é válido e do que não deve ser utilizado. Além disso, ainda terá mais prazer em montar a decoração e buscar por ideias que ajudem a imaginação.

10. Cuidado ao arriscar

A melhor das dicas para quem não sabe decorar é ter cuidado para não explorar elementos muito cafonas, ou ainda tentar utilizar como decoração objetos que não têm nada de bonito ou interessante. Para não errar, prefira sempre o básico. Não tente ser ousado, caso não saiba por onde começar, pois você pode cometer erros básicos, então, prefira sempre o simples e crie um ambiente charmoso, agradável e belo.

Gostou das dicas para quem não sabe decorar? Tem mais alguma dica?

Leia+ 5 dicas essenciais para decoração criativa

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.