Sua casa está com o espaço esgotado para armazenamento?
Saiba alguns truques para ganhar espaço em casa ou redescobrir espaços que você nem sabia que tinha.
Mas antes disso, tenha certeza que você já olhou suas coisas e já se desfez de tudo o que não gosta e das peças que estão desatualizadas.

1.Espaço insuficiente ou ineficaz?

Você tem espaço de armazenamento insuficiente ou ineficaz. Há uma grande diferença entre eles. A insuficiência de espaço é quando você não tem espaço para suas coisas, já a ineficácia de espaço significa que você tem espaço suficiente para as suas coisas, mas você não está fazendo o melhor uso desse espaço. A maioria dos armários tem a capacidade de armazenar duas vezes mais do que eles geralmente armazenam, e provavelmente tem cantos e nichos que podem ser criados. É um exercício de observação!

2. Adicione espaço extra

Procurando espaço extra no seu armário? Se o seu armário tem varões para pendurar roupas longas como vestidos, casacos e calças e outros varões (um acima do outro) para pendurar roupas mais curtas (camisas, saias, blazers, etc). Você não está restrito a pendurar apenas um tipo de roupa, se houver espaço sobrando nos varões é possível comprar prateleiras de tecido que fixam no varão para criar vários nichos de armazenamento, outra opção é usar o espaço que sobra no chão para colocar caixas plasticas ou com rodízio para armazenar outras peças.

3. Instale prateleiras

A maioria das prateleiras do seu armário pode ser deslocada com entalhe (aquele buraquinho do armário que torna as prateleiras móveis) para baixo ou para cima. Se você tem 40 cm no espaço acima da sua roupa, você pode considerar adaptação das prateleiras de modo que a prateleira abaixo que tenha mais espaço. Ou talvez você possa adicionar uma outra prateleira no meio. Em lojas de produtos para casa e decoração é perfeitamente possível encontrar várias opções de prateleiras de plástico, aramadas, multinível, etc.

4. Armazenamento especial

O espaço para armazenamento pode ser aumentado criando espaços personalizados para determinados itens. Em lojas especializadas existem contêineres, racks internos para instalação dentro do armário, porta edredom, porta lençol, porta latas, porta condimentos, entre outros, tudo para facilitar o armazenamento. Em lojas para marcenaria, é possível encontrar opções para armazenar os mais diversos itens, usando o espaço de forma customizada. Existem prateleiras para produtos enlatados, para mantimentos, para latinhas de bebidas. Outra opção mais econômica é dar nova função a determinados itens, por exemplo, usar bandejinha de gelo para guardar brincos e anéis de forma organizada e ocupando o mínimo de espaço. Sob cama é possível armazenar mantas e edredons em contêineres plásticos ou de madeira ou sapatos. Seja criativo e faça uso dessas dos produtos a disposição em lojas de marcenaria, home centers e lojas de artigos para o lar.

5. Espaço na parede

Olhe ao seu redor e você certamente encontrará espaço vazio em alguma parede. Existem muitas maneiras de criar um “novo” espaço. Panelas e frigideiras podem ser retirados do armário e pendurados nas paredes. Ferramentas podem ser colocadas em prateleiras suspensas ou em prateleiras imantadas assim como facas. Prateleiras podem ser instaladas na cozinha para acondicionar enfeites e potes com guloseimas. Muitas lojas tem à disposição prateleiras de canto que podem ser instaladas em um piscar de olhos.

6. Objetos usados juntos regularmente

Sempre que possível, guarde os itens usados regularmente o mais próximo do seu local de uso. Você pode criar pinos para armazenar vários rolos de papel higiênico no banheiro (próximo da área que é mais necessário). Você não deve ter que andar de um local da casa para outro para apanhar itens que você usa todos os dias ao mesmo tempo (quando vai se vestir, por exemplo). Armazene dvd´s perto da tv. Se você usar a tesoura no escritório e na cozinha, tenha dois pares de tesouras, um em cada cômodo.

7. Instale prateleiras deslizantes

Muitas lojas de decoração e home centers tem em sua linha de produtos ferragens para instalação de rodízios em móveis e prateleiras. Este é um grande truque se você tiver uma casa com espaço limitado. Além disso, você também pode instalar rodízios nas prateleiras dos armários de forma que deslize para fora quando você precisar delas e deslizar para dentro, quando tiver terminado.

8. Mantenha sua mesa limpa

Uma mesa limpa está diretamente relacionada com a sua produtividade. Você vai ser mais produtivo, se não estiver olhando constantemente para a pilha de papéis sob a mesa. Um móvel para guardar pastas suspensas é uma “obrigação” para qualquer casa ou escritório. Uma outra opção é um porta-arquivo. Bandejas de armazenamento são perfeitas para deixar a sua mesa de trabalho organizada e livre do material de escritório.

9. Reorganizar

Todo mundo é diferente e tem necessidades diferentes. Faça a sua casa ou escritório trabalhar para você. Um ótimo exemplo de como fazer a sua casa trabalhar para você que eu li, é de uma pessoa que trabalha em casa nunca usava a sala de jantar, nem mesmo quando recebia visitas. E ela não tinha intenção de utilizá-la, pois a sua cozinha era grande e bonita o suficiente para receber as pessoas. Ela também odiava seu escritório. Então, a sugestão foi reorganizar tudo e tornar a sala de jantar o seu escritório. E foi exatamente isso que ela fez. Portanto, pense nos cômodos da sua casa e faça-os trabalharem para você, mesmo que pareça um pouco fora do comum.

10. Rodízio

Você pode ter muitos itens que você ama em sua casa ou escritório, mas não tem espaço o suficiente para todos. Adote o sistema de rodízio. Em outras palavras, mantenha algumas coisas no armário que você usará por um mês ou dois. Depois desse período faça o rodízio. Os itens utilizados vão para o depósito e vice-versa.

Tem alguma dica para ganhar espaço em casa? Deixe um comentário.

Leia + Soluções para organizar pequenos espaços

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.