“Muitas pessoas ainda são fiéis à boa e velha agenda com uma caneta azul para organizar as tarefas básicas da rotina. Anotar os telefones dos parentes, fazer o orçamento e listar as compras da semana também podem ser aproveitadas no âmbito manual. Você pode fazer tudo isso de uma maneira bem mais prática e rápida através da tecnologia.

O que não faltam são bons aplicativos para gerenciar seu tempo, e o mercado para esse tipo de demanda aumenta a cada ano. A tecnologia anda lado a lado com as necessidades básicas da rotina, e as empresas gastam muito tempo e mão de obra pensando em como tornar o seu dia-a-dia mais prático. Portanto, não seria muito inteligente fechar os olhos para esses aplicativos.

1. Estruturação da rotina

Em primeiro lugar, é preciso colocar toda a sua rotina em perspectiva, o melhor aplicativo é o Evernote. Ele permite a criação de notas, áudios, fotos e anexos para organizar as tarefas, algo que substitui muito bem os incontáveis papéis que podem se juntar numa agenda manual. Também é um aplicativo que permite criar lista de compras, alarme e outras funções.

Tudo isso pode ser encontrado na nuvem, ou seja, não há o risco de perder a sua rotina caso o smartphone estrague. Para estudantes, trabalhadores ou até mesmo aposentados, quem vive ao lado de um celular precisa de um aplicativo do tipo.

2. Gestão da casa

Para quem divide a moradia ou quem faz a tarefa de domésticas, o Homeslice aparece como o primeiro. Esse aplicativo surgiu com a ideia de facilitar a vida através de abas que dividem a lista de produtos de compras, tarefas relacionadas e contas. Nisso, é possível não se perder com o que há para pagar e nem com o que falta de básico em casa.

Segundo a psicóloga Carmem Nunes, da UFMG, a tecnologia é algo que não dá mais para dispensar da rotina. “É preciso utilizar os aparatos como vantagem, mas sem criar uma dependência grande. Dessa forma, encontrar um balanço ideal entre o moderno e o antigo é, sem dúvida, um grande auxílio para a sociedade.”

Aplicativos indispensáveis para gerenciar seu tempo

3. Organização das finanças

No lado financeiro, o Yupee é outro que não pode faltar no seu smartphone. Ele funciona como um gerenciador financeiro, ao lado de uma agenda de pagamentos, boletos, contas para pagar e outros. Com ele, é possível fazer o controle do que entra e sai no seu orçamento sem precisar pegar uma caneta e folhas infinitas com contas inacabadas.

4. Gerenciamento do tempo 

Administrar melhor o tempo pode ser uma tarefa pouco valorizada, mas que faz muita diferença na produtividade. Não desperdiçar minutos em certas atividades é fundamental para não perder a noção da hora e cumprir a agenda. Um aplicativo indispensável para gerenciar seu tempo é o Pomodoro Time. Com um sistema básico e útil de organização, nele é possível estabelecer o tempo limite para cada tarefa. Após o tempo completado, o aplicativo avisa e coloca deadline para outro exercício. Um lembrete indispensável.

Não é só para deveres básicos que existem aplicativos de administração da rotina. Isso também é muito importante para organizar o entretenimento, como as horas na frente da tv, computador ou em torneios de poker, por exemplo, nos quais torneios podem durar algumas horas – nesse sentido, é possível gerenciar o tempo com aplicativos como o PokerStars Clock. Não passar da hora na diversão é fundamental para não deixar de fazer outras tarefas do dia.

5. Rendimento no esporte

No âmbito esportivo, talvez seja a área em que a tecnologia é mais importante, e pelo motivo simples de que é muito difícil calcular as distâncias percorridas ou as calorias queimadas num exercício. Isso não é problema com a tecnologia atual, pois é possível encontrar tudo isso num só lugar sem muito esforço. Um smartphone e acesso à internet ajudam a maximizar o que é feito no treino.

Aplicativos indispensáveis para gerenciar seu tempo

Em suma, a tendência é a correria do dia a dia aumentar, e sempre estarmos mais conectados com os nossos smartphones e tarefas eletrônicas. Integrar isso de vez com a praticidade de aplicativos que são desenhados para ajudar a organizar os afazeres é essencial. Afinal, já passou da época em que carregar uma agenda é o suficiente para suprir todas as demandas da sua rotina.

Gostou das dicas de aplicativos indispensáveis para gerenciar seu tempo? Deixe um comentário!

Leia+: 9 Apps para facilitar a vida

Me siga no Instagram
Paula Fuzeto

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.