Passamos a maior parte do tempo com nossos smatphones sempre à mão, em todos os lugares, atividades, e podemos usar vários apps para facilitar a vida.

Alguns aplicativos podem nos ajudar a manter a motivação, o foco, a concentração, e ainda facilitar atividades diárias como se deslocar ou praticar algum exercício.

Separei meus apps favoritos para compartilhar com você! Os apps básicos que já estão inclusos na configuração do aparelho como alarme, timer, calendário não entraram nessa lista, mas não quer dizer que não são úteis.

Leia+ 55 ideias para simplificar a vida

1. Pomodoro

Tem gente que adora deixar tudo para o último minuto, isso inclui prazo para entrega de trabalhos da faculdade, projetos no trabalho, qualquer decisão que precise ser tomada, aquele e-mail que precisa ser respondido, etc.

Enfim, você sabe o quão procrastinador você é, e como é sentir o frio na barriga de deixar tudo para o ultimo minuto, achando que vai conseguir. E não é que você consegue?! Depois jura que nunca mais vai fazer isso, e não muito tempo depois acaba passando pelo mesmo sufoco outra vez.

Se você adora sentir a emoção do prazo apertado e o friozinho na barriga, você pode usar app Pomodoro, a técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo, onde é necessário o uso de um timer para dividir o tempo em blocos de 25 minutos.

O app Pomodoro gerencia suas atividades a cada 25 minutos e você fica escutando o “tic tac” (só se quiser), no final do prazo tem um aviso sonoro. Esse app é ótimo para deixar de procrastinar nas redes sociais ou no intervalo do cafezinho no trabalho e terminar aquele projeto.

Eu uso justamente para dividir as tarefas ao longo do dia e evitar a procrastinação. E confesso que adoro o frio na barriga (rsrsr).

Leia+ Seja mais produtivo usando a técnica Pomodoro

2. 30/30 (ios)

Esse app 30/30 funciona no estilo pomodoro, mas vai além e pode te ajudar a organizar melhor o seu dia. Sabe aquela história que você precisa ir sair para ir ao banco, lavanderia, farmácia, mercado e quando chega em casa, esqueceu de passar na lavanderia?

Com esse app você pode escrever suas tarefas e o tempo que irá se dedicar a cada uma delas, pode dar um “check” e passar para a próxima.

No meu ver, o que facilita é a usabilidade e visualização na tela de todas as suas demandas, quanto tempo você programou para cada tarefa, e ainda pode organizar aquelas que podem ser executadas juntas otimizando seu precioso tempo, evitando o vai e vem economizando combustível.

3. Grid Diary (ios)

Você sabia que a prática da gratidão pode reprogramar seu cérebro? Passar cinco minutos diários refletindo sobre tudo o que você fez e ser grato pode torná-lo uma pessoa mais feliz e mais saudável.

Comecei a usar o Grid Diary faz pouco tempo e confesso que ele faz a gente pensar na vida e manter o foco, por isso está na lista de apps para facilitar a vida. No final de cada dia, ele te avisa que você precisa preencher seu diário que leva menos de 5 minutos. As perguntas:

  • O que eu terminei hoje?
  • Eu me exercitei?
  • O que fiz pela minha família?
  • Eu me importei com meus amigos hoje?
  • Quanto dinheiro gastei?
  • Estou grato pelo que?
  • Quais são as 3 coisas boas de hoje?
  • Como posso tornar o amanhã melhor?

4. Hypnos (ios)

Estudos dizem que precisamos de 8 horas de sono, mas o quanto você realmente precisa? Você sabia que nosso sono é formado por ciclos de 90 minutos? Para levantar disposto, o ideal é acordar no intervalo entre eles.

Você pode descobrir qual o melhor horário para dormir, se você precisa acordar mais cedo no outro dia. Até o tempo ideal para tirar uma soneca no fim de semana. O Hypnos calcula as horas de sono para você acordar descansado e disposto.

5. FatSecreat (ios/android/Windows phone)

Estamos em contagem regressiva para o verão e com o FatSecreat fica muito fácil controlar suas refeições, ingestão de calorias diárias e calorias queimadas. Você pode registrar os alimentos consumidos no decorrer do dia, e o app faz o cálculo de calorias, gorduras, proteínas e carboidratos ingeridos.

Você também pode estabelecer uma meta de calorias e o app te avisa se você ultrapassar sua meta diária. Além de manter um gráfico de controle de peso (o que pode ser bom ou deprimente (rs)).

A grande vantagem é que muitos alimentos já estão cadastrados e você pode fazer a leitura do alimento pelo código de barras ou procurar o alimento pela marca.

Vale à pena testar se você precisa perder alguns quilos até o verão, gostaria de melhorar a qualidade dos alimentos que ingere ou quer descobrir que alimento está boicotando sua dieta. Se você quer fazer dieta para engordar este apps para facilitar a vida pode te ajudar de igual forma.

6. Waze (ios/android/windows phone)

Waze é um app batido, mas é VIDA e uso todo dia, principalmente no fim da tarde para fugir daqueles congestionamentos imensos que se formam nas principais vias da cidade. Tem dia que a gente entra em cada rua esburacada (rsrs)…mas em 98% dos casos esse app ajuda a ganhar tempo no trânsito.

Outra funcionalidade que descobri é que você pode programar a hora que deseja chegar a um compromisso e o Waze te avisa que horas você deve sair do local de partida. Basta programar o endereço e clicar em “depois” e programar a hora que deseja chegar ao destino.

7. Uber (ios/android/Windows phone)

Alguns estudos indicam que, em média, um curitibano pode passar mais de 1 ano da vida no trânsito,  segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em em São Paulo esse número pula para 4 anos ?!

Não sou uma usuária assídua do Uber, porém sou a favor de tudo que facilita nossas vidas. Já usei em várias situações, como quando deixo o carro na revisão, preciso ir até o centro da cidade que é um caos, ou ainda em eventos que sei que estacionar vai ser motivo de stress e deixar o carro no estacionamento vai ficar caro.

A Uber é uma alternativa economicamente acessível, confiável e prática para quem quer deixar de dirigir, perder tempo procurando vaga de estacionamento e para passar mais tempo fazendo o que é importante.

Para testar você pode ganhar até R$20 de desconto nas suas 2 primeiras viagens, use meu código “uberdegraca“, por esse é um dos apps para facilitar a vida.

8. Seven (ios/Android/Windows phone)

Falta de tempo ou de dinheiro não é desculpa para deixar de praticar exercícios. Com o Seven é possível praticar atividade física em apenas 7 minutos, com direito a treinador carrasco e tudo! É como praticar uma aula de funcional, e você termina os 7 minutos bem suado e ofegante! Vale à pena testar.

9. Alongamento Sworkit (ios/android)

Os benefícios do alongamento são muitos, entre eles, reduz o risco de lesões, facilita a execução de movimentos no dia a dia, melhora a autoestima, aumenta a capacidade de concentração, combate o stress e melhora a qualidade de vida. O melhor é que você pode contar com ajuda do app alongamento Sworkit para se alongar diariamente.

Gostou dos meus apps para facilitar a vida? Me conta qual é o seu nos comentários!

Leia+ 7 dicas para uma vida minimalista e seus benefícios

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.