Você já pensou em coisas que poderia fazer para melhorar a sua saúde? E a saúde do planeta? E a saúde do seu bolso? Veja como fazer isso praticando economia sustentável.

Todo mundo já ouviu falar no caos do clima e também no papel que cabe a cada um de nós para tentar reverter à situação e como nossos hábitos de consumo interferem no aquecimento global, efeito estufa, colapso de energia, etc.

A ideia básica da economia sustentável em casa, consiste em tentar melhorar a alimentação, controlar o consumo de água, de luz, combater o desperdício. Você também pode participar com atitudes ecologicamente corretas que começam dentro de casa.

1. Avalie a quantidade de comida jogada fora

Comece a analisar a quantidade de comida ou sobras de alimento que joga fora.

2. Evite produtos muito embalados

Separe o lixo orgânico do reciclável, pense na quantidade de embalagens que vão para o lixo e evite comprar produtos que venham muito embalados, como, por exemplo lanches em fast food, legumes embalados no mercado, garrafas pequenas, etc.

3. Avalie os produtos que compra no mercado

Você é o tipo de pessoa que entra no supermercado e avalia cada produto que vai colocar dentro do carrinho ou não está nem aí para sua origem e se realmente precisa daquilo naquele momento – muitas vezes, pagando caro por sua escolha?

Falar em economia sustentável é falar invariavelmente em consumo consciente. A consciência tem um preço, o qual nem todo mundo concorda em pagar, já que aparenta ser mais elevado do que se gostaria. Entretanto, os resultados são altamente positivos já que o consumismo é colocado em cheque.

Analise suas reais necessidades de consumo, planeje seus gastos e investimentos com antecedência. Faça sua parte e pratique a economia sustentável. Seu jeito de usar o dinheiro afeta sua vida e a de todo mundo!

Gostou das dicas para praticar economia sustentável?  Deixe um comentário!

Leia+: O Pós Consumismo

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.