Todo inicío de ano dedico um tempo do meu dia para organizar a casa. Aquela organização bem feita, para se manter pelo resto do ano. Depois de passar pela loucura das festas de fim de ano, sinto que este é o momento perfeito para organizar o quarto. Afinal, ano novo, casa renovada!

Eu acredito que a organização deve ser simples e funcionar para cada estilo de vida. Mas sei que um espaço que muitas vezes é negligenciado é o quarto.

Estudos apontam que existe uma correlação entre um espaço limpo e produtividade. Então, hoje vamos abordar a questão de como manter o quarto organizado em 5 passos simples para se praticar todo dia!

1. Defina um lugar para tudo

Eu penso na desorganização como consequência da procrastinação. A consciência sobre seus hábitos é sempre o primeiro passo. Não deixe para depois o que você pode fazer agora.

Portanto, para organizar o quarto é preciso definir um lugar para tudo. Essa definição é de extrema importância na criação desses hábitos e para evitar que a bagunça tome conta do espaço. Defina lugar para roupas, acessórios, rouparia, etc. Dessa maneira fica fácil colocar tudo no lugar na hora de organizar.

2. Guarde suas roupas

Um pilha de roupas sobre a cadeira soa familiar? A maioria das pessoas não guarda suas roupas no final do dia. Guardar as roupas leva menos de dois minutos e terá um resultado incrível na aparência do seu quarto. Este pequeno esforço de guardar as roupas terá um enorme efeito sobre a desordem e você terá um espaço limpo e confortável ao acordar.

Todas as noites, antes de dormir, separe as roupas limpas que devem ser guardadas, daquelas que devem ir para o cesto de roupas sujas. Eu inventei a categoria de roupas que ficam penduradas atrás da porta do banheiro, esperando uma segunda chance de serem usadas, até que um dia, quase não foi possível encontrar a porta, de tantas roupas penduradas. A verdade é que, ou suas roupas estão limpas e devem ser guardadas, ou estão sujas e precisam ser lavadas. Caso as roupas precisem ser arejadas antes de voltarem para o armário, pendure-as na lavanderia.

3. Organize o quarto por 5 minutinhos

Os quartos parecem atrair a bagunça, calçados, copos, livros, revistas, xícaras de café e por aí vai. Reserve 5 minutos por dia para devolver os itens em seus lugares. Lembre-se de como você gostaria de se sentir ao entrar no seu quarto. Um lugar lindo e de paz ou uma extensão da sua sala, escritório ou cozinha?

4. Livre-se dos excessos

A cama já ocupa a maior parte do seu espaço e as mesas laterais são aliadas dentro do quarto para apoiar aqueles itens que você não abre mão, como um abajour, um copo de água, um apoio para o livro e celular. Se tiver muitos objetos de decoração, isso pode deixar o ambiente poluido visualmente.

Se o ambiente tiver muitos móveis e eles estão deixando o espaço carregado, considere abrir mão deles. Você pode colocar em outro cômodo da casa, vender ou doar.

5. Arrume sua cama todos os dias

O hábito de fazer a sua cama todas as manhãs pode te levar a um sentimento de realização, ordem e produtividade. Muitas pessoas não arrumam a cama pois defendem que a cama precisa “respirar”. Minha sugestão é abrir as janelas ao se arrumar pela manhã para arejar o ambiente e antes de sair do quarto arrumar a cama.

Faça uma “resolução” e arrume sua cama todas as manhãs. William McRaven, autor do livro “Arrume sua cama”, nos dá inumeros motivos para arrumar a nossa cama.

Se você quer mudar o mundo, comece fazendo sua cama. William McRaven

Quer aprender a ser mais organizado? Compre meu curso Organize-se agora!

Boa organização!

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.