Para você que deseja investir em criptomoedas, elas chegaram no mercado financeiro e cativam cada vez mais investidores. Todavia, é preciso entender os riscos associados aos criptoativos, sobretudo se você tem pouco conhecimento sobre esse assunto.

Siga estas dicas e conselhos para ter todas as informações necessárias para investir em criptomoedas. E não esqueça de dar uma olhada no nosso guia prático para ganhar dinheiro, com bons conselhos para investir em qualquer área.

Leia+ Guia prático para poupar dinheiro

Entenda como funcionam as criptomoedas

Essa é a regra básica: entender o mercado. Como em qualquer investimento, é importante conhecer o produto em que você investirá. No caso das criptomoedas, vale destacar a volatilidade e o fato de não serem regulamentadas por nenhum órgão. Embora possam oferecer ganhos elevados e até inesperados aos investidores, e por estarem livres de intermediários ou comissões, os benefícios podem não superar os riscos.

Não esqueça nunca que, antes de investir, a primeira regra de ouro é conhecer como funcionam os mercados de criptomoedas e quais as principais vantagens e desvantagens deste ativo digital.

investir em criptomoedas

Compreenda todos os riscos

Investir em criptomoedas não é o mesmo que fazer um depósito a longo prazo, em que seu capital está sempre seguro. Assim como você pode lucrar investindo em Bitcoin ou outra cripto, é importante saber que você também pode perder parte, ou mesmo todo o valor que investiu na compra de criptomoedas.

E em caso de perda total, você não poderá acionar nenhum mecanismo para recuperar seus fundos. Lembre-se que esse mercado não tem regulação, ao contrário dos bancos, e que não tem fundos de garantia de investimentos em criptomoedas.

Assim, para um investidor que não gosta de riscos, o melhor mesmo é fugir das criptomoedas e procurar outro produto financeiro.

Não deixe que sua ambição perca o controle

O comportamento volátil das criptomoedas pode levar a perda de controle e a ambição sem sentido. Valorizando muito rapidamente, as criptomoedas podem levar a uma sensação de ganho fácil. Todavia, não esqueça o o outro lado da moeda: essa volatilidade pode levar a grandes perdas. Para entender como funciona esse investimento, comece com uma pequena quantia. Um bitcoin vale dezenas de milhares de reais. Então, compre uma fração dessa unidade.

Duvide da teoria do dinheiro fácil

Você já deve ter visto vídeos de youtubers e influenciadores ou deve ter lido publicações online incentivando o investimento em criptomoedas, com promessas de grandes lucros.

Então, duvide do dinheiro fácil. Não se esqueça de que essas pessoas são pagas para fazer essas publicações e não há garantia de que eles realmente sejam investidores em criptomoedas. Como você está investindo o seu dinheiro, deve ter certeza de que essa é uma aposta segura. Evite tomar decisões por influência de pessoas que você não conhece.

Tenha cuidado com fraudes

Dada a falta de supervisão, as criptomoedas muitas vezes podem ser usadas em esquemas ilícitos. Ou seja, em golpes que atraem investidores mal informados e em operações relacionadas à lavagem de dinheiro, por exemplo.

E tal como em qualquer atividade econômica, as criptomoedas podem ser campo de criminalidade, de pessoas mal intencionadas. Lembre que mesmo sendo uma área lícita e segura, a transação de criptoativos não está imune a crimes.

Por outro lado, se o negócio parece bom demais para ser verdade, provavelmente é uma farsa. Em outras palavras, você pode perder seus fundos investidos e involuntariamente ajudar a financiar atividades ilegais.

investir em criptomoedas


Seja um investidor paciente

A paciência é fundamental em qualquer investimento e essa regra é ainda mais crítica para investir em criptomoedas. Em minutos, as criptos podem valorizar ou desvalorizar. Isso significa que, se você entrar em pânico quando estiver perdendo dinheiro, quando decidir vender, poderá hipotecar sua chance de recuperar o que gastou quando subir novamente.

Criptomoedas invadem setores econômicos

Como você entendeu, as criptomoedas permitem transações verdadeiramente seguras, sem intervenção de intermediários, em diferentes áreas, desde compra de produtos, ou pagamento de serviços. Por exemplo, tem casas de apostas com pagamentos em criptomoedas. E realmente as criptomoedas podem ser uma forma de ganhar dinheiro, ou de fazer uma transação segura.

No entanto, não deixam de ser um investimento arriscado, até porque esse mercado não tem um orgão regulador. Você deve então ser prudente em seus investimentos e, acima de tudo, estar informado desde riscos a diferentes criptomoedas.

Antes de investir, leia sobre o tema, consulte plataformas com informação fidedignas, entenda quais são as criptos com maior potencial, ou aquelas que você deve evitar. Entender os prós e contras das criptomoedas e apenas o primeiro passo. Depois, você tem de perceber que você não pode colocar todas as suas economias nesse tipo de negócio.

Quando decidir investir, deve saber se a plataforma que está utilizando é confiável, ou se existem queixas de outros usuários, ou mesmo de suposta atividade ilícita nessa plataforma.

E por ultimo, não pense que vai enriquecer do dia para a noite, nem coloque em causa o seu equilíbrio financeiro com investimentos arriscados, em criptoativos ou outros. Tem muitas formas de organizar a sua vida financeira sem correr riscos.

Leia+ Organize sua vida financeira com o 13º salário

É um bom princípio pensar nas criptomoedas como barras de ouro. Em outras palavras, uma reserva da qual você poderá sacar algum dia, mas não como uma fonte direta de renda.

Gostou das dicas para começar a investir em criptomoedas?

Aviso: Artigo Patrocinado

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.