Você está tentando se organizar? Conheça alguns hábitos para ser organizado.
1. Resista a uma pechincha
Só porque você pode comprar uma camisa por R$ 30,00 ou seis garrafas de coca-cola (litro) por um ótimo preço não significa que você deva. “Pergunte-se: ‘Tenho algo semelhante? e “Onde é que eu vou guardar isso? ‘ antes de fazer uma compra “.
2. Faça as pazes com a imperfeição
Muitas vezes dedicamos muito tempo para deixar algo perfeito como organizar nosso armário impecavelmente, mas tarefas como guardar as compras do mercado ou arquivar documentos são feitos de qualquer jeito. Tente realizar todas as tarefas de maneira satisfatória, pois é a maneira mais fácil de manter a ordem.
3. Não classifique um objeto como “diversos”
Você coloca um monte de coisas em um arquivo ou caixa e escrever “diversos” bem na frente. Em apenas uma semana você já esqueceu o que está lá dentro. Que tal classificar os itens em grupos específicos como notas fiscais, velas e assim por diante.
4. Tenha rotina para se livrar da tralha
Ao invés de esperar um feriado ou uma greve bancária, crie uma rotina para destralhar um local. Só se gasta isso fazendo uma triagem na correspondência, organizando uma gaveta de meias ou limpando os armários da lavanderia.
5. Fique com o que funciona pra você
Viver sempre em busca do ultimo lançamento de celular ou querendo antecipar (e comprar) a próxima tendência da estação pode te desgastar. Não perca tempo e dinheiro buscando obsessivamente a melhor coisa.
6. Criar uma zona de despejo
Encontre um espaço para armazenar todas as coisas que você não tem tempo para guardar e evite colocá-las em qualquer lugar. Assim quando precisar de algo que não guardou, basta procurar no local destinado para isto.
7. Peça ajuda
Pessoas organizadas pedem ajuda quando precisam para manter a ordem e o equilíbrio. Muitas vezes pode ser constrangedor pedir um favor a mãe, pai, sogra, cunhado ou empregada. Mas isto ajudará a seguir adiante e evitar que as coisas deem errado no fim do dia.
8. Saiba separar as emoções dos objetos
É saudável e importante guardar objetos especiais que marcaram fases da sua vida (eu por exemplo, tenho a sopeira que pertenceu a minha bisavó que já faleceu). Mas guardar um vaso quebrado ou um brinco sem par só porque ganhou de alguém e tem valor sentimental não faz sentido. Pratique o desapego e deixe ir embora itens que não tem utilidade e não podem ser usados.
9. Previna-se
Você não sairia de casa em um dia cinzento sem guarda-chuva, certo? Algumas pessoas podem passar a vida sem aplicar esse princípio. Não basta abrir o armário da lavanderia e simplesmente jogar vassouras, pás, aspirador, escada lá dentro, pois uma hora isso tudo vai acabar caindo em cima de alguém (ou de você mesmo) quando a porta for aberta. Então previna e organize o armário antes que cause um acidente. Aplique essa regra sempre, não ande com o carro na reserva, não fique sem dinheiro na carteira, tenha sempre algo na despensa, etc.
10. Saiba onde doar
Isso é um verdadeiro exercício de observação. Antes eu costumava doar itens para as pessoas que eu achava que precisavam. Mas doar para uma instituição facilita o trabalho evitando que a mesma pessoa receba muitas peças iguais. Geralmente instituições tem uma listagem das pessoas que necessitam ser ajudadas. Assim você tem certeza que sua doação foi destinada para quem realmente estava precisando naquele momento.
Tem alguma de hábitos para ser organizado? Deixe um comentário.
Gostei do local de despejo!
Excelentes dicas!
Bj
Adri
Estas dicas são super importantes, quando resolvi arrumar os documentos que guardava sempre dentro de caixas de sapatos, empilhadas em cima do armário, ou espalhados pelas gavetas de casa, documentos que se acumulavam por anos, contas pagas, garantias, notas fiscais, etc…comprei várias pastas plásticas com elástico, coloquei nome em cada uma delas e separei os documentos, assim quando eu preciso de alguma coisa, é só ir direto na pasta, muito fácil de encontrar. bjks
Oi Paula boa tarde,
Como sempre…super dicas mesmo !!
Assim a vida fica até mais leve…rs.
Boa quinta para vc.
bjs.
Dicas presiosas como sempre, adorei!
gostei das dicas e aos poucos vou tentando organizar a casa que está uma bagunça! obrigada! bjs
Adorei essa matéria! Eu costumo doar na Casa Ronald McDonald aqui no Rio de Janeiro, pois conheço o bazar deles e o trabalho. Sei que o destino é certo. Antes doava pra pessoas conhecidas, simples, mas descobri depois que jogavam muita coisa no lixo. Uma pena.
Amei, vou levar para a VIDA!!Muito bom e util o blog..SEGUI!rs
bjs
Ka
Gostei… muito
suas idéias são otimas….mas aqui tenho dois aborrecentes que me deixam louca. bj querida