Corona vírus

Parece que a maioria de nós trabalhará em casa por algum tempo, então eu gostaria de compartilhar algumas dicas que aprendi ao longo dos anos. Já que trabalhar em casa já faz parte da minha rotina a algum tempo!

O que você descobrirá em breve (se ainda não descobriu) é que a parte mais difícil de trabalhar em casa são as distrações. Enquanto sento na cadeira e ligo o computador, olho em volta e penso em muitas outras coisas que eu poderia fazer em vez de trabalhar. Eu terminei de lavar a roupa? devo estender a roupa? Preciso lavar a louça da pia e guardar ou colocar a louça na máquina de lavar louça. E o cachorro quer brincar? E a campainha? E a cama que está muito próxima? E a aquele seriado de tv? Tantas distrações! Trabalhar em casa exige autodisciplina, mas há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a manter a produtividade enquanto trabalha em casa. Também podemos nos tornar mais saudáveis ​​apenas trabalhando em casa! Agora é a hora de desenvolver alguns hábitos saudáveis como preparar refeições mais nutritivas, meditar e orar, se movimentar de tempos em tempos enquanto trabalha e amar sua família.

1. Tenha uma rotina matinal

Uma rotina matinal pode definir o sucesso do seu dia. Se você costuma ter uma rotina matinal antes de ir trabalhar, tente permanecer da mesma forma. Se não pode ir para academia, faça exercícios em casa. Se você costumava tomar café na padaria, prepare seu café, sente-se à mesa e desfrute dele.

Acordar todos os dias na mesma hora e seguir uma rotina matinal pode te ajudar a ser produtivo. Você precisa de 15 minutos para preparar um café da manhã? 30 minutos para seguir sua rotina de cuidados? Rastreie seu tempo (modelo de planilha) e descubra que horas você precisa acordar para garantir que sua manhã seja ótima e seu dia perfeitamente planejado.

2. Vista-se adequadamente

É incrivelmente tentador trabalhar de pijamas o dia todo, mas esse é o caminho rápido para um dia improdutivo. Tomar um banho e se vestir para o dia sinaliza ao seu cérebro que você tem trabalho. Você também resiste a tentação de voltar para a cama ou cair no sofá para uma maratona daquela série que seus amigos recomendaram.

3. Crie um espaço de trabalho

Home office

Nem todo mundo tem um escritório em casa. Mas é preciso escolher um local em sua casa para se tornar seu “escritório” e não estou falando da sua cama ou do braço do sofá. A mesa da cozinha ou um espaço na mesa de jantar pode ser uma ótima opção se você não tem espaço disponível na casa. Se tiver um ambiente para entrar e fechar a porta, te garanto que será mais fácil terminar o seu trabalho. Quando estou no meu home office, em frente ao computador, olhando para meus lembretes e pastas, sei que é hora de ser produtivo. E às 18h, quando termino o trabalho e fecho o computador é um sinal para o meu cérebro de que é hora de desligar o modo de trabalho e passar um tempo com minha família.

4. Evite as distrações

Quando meu espaço de trabalho está bagunçado, minha mente também fica. Portanto é preciso ter um espaço de trabalho limpo e totalmente organizado para que as ideias possam fluir. É por isso que tento eliminar as distrações quando estou trabalhando. Evito ligar a tv, coloco o timer para focar na tarefa, desligo os avisos do celular e whatssap. Outra forma de manter o foco é usar fones de ouvido a playlist favorita. Assistir à TV deve ser um prazer, e você pode fazer isso na hora do almoço ou para a noite depois de terminar o seu trabalho.

5. Tenha uma lista de tarefas

Escrever uma lista de tarefas todas as manhãs fará com que o dia pareça gerenciável e ajudará você a se concentrar em cada tarefa. Quando termino minha rotina matinal e “chego ao meu escritório” em casa, começo o dia listando tudo o que tenho que fazer. Eu priorizo ​​o mais importante e depois cruzo as coisas à medida que avanço. É realmente tentador querer realizar as tarefas da casa, mas você é realmente mais produtivo se se concentrar em uma coisa de cada vez.

6. Estabeleça regras entre os moradores da casa

Eu tenho duas filhas e o fato de trabalhar em casa, me torna mais acessível no dia a dia. Por isso é importante definir algumas regras básicas. Se você tem pessoas compartilhando a casa como filhos ou parceiros, eles precisam de regras claras sobre o que podem e o que não podem fazer durante o seu horário de trabalho. Além disso, só porque você está em casa e pode cuidar de animais de estimação ou sair para buscar algo no mercado, não significa que possa interromper seu horário de trabalho para fazer isso.

7. Faça pausas

10 dicas para trabalhar em casa

Pausas podem ajudar você mesmo trabalhando em casa! Eu uso o método pomodoro (saiba mais aqui) e aproveito as pausas para ir ao banheiro, passar um café ou checar as redes sociais. Reserve uma hora para almoçar e se quiser, pode até tirar uma soneca. Afinal, essa é a beleza de estar em casa!

8. Vá pra fora!

Neste momento a recomendação é não sair. Mas pode ser mentalmente, afinal é difícil ficar em casa o dia todo. Por isso, respire um pouco de ar fresco ou pegue um pouco de sol no seu quintal, na sacada ou janela se não tiver outra opção. Estudos têm mostrado que estar fora pode melhorar a memória, combater a depressão e diminuir a pressão arterial.

9. Socialize

Seja com colegas, amigos ou familiares, é bom socializar todos os dias, já que trabalhar em casa pode ser muito isolado. A melhor maneira de socializar é com uma ligação do whatsap, Facetime ou pelo aplicativo Zoom (já que vários amigos podem se conectar na mesma conversa) e você pode ver todos eles. Tente fazer uma ligação todos os fins de tarde ou à noite para conversar com seus amigos, pais ou avós. Isso pode elevar um pouco o ânimo!

10. Mantenha-se motivado

Trabalhar em casa se tornou uma obrigação, mas também é um privilégio. Mantenha-se motivado, fique de olho nos prazos e mantenha contato com seus colegas de trabalho e clientes. Em breve tudo voltará ao normal e quem sabe trabalhar em casa se torne um estilo de vida para você!

Se você está trabalhando de casa, adoraria saber suas ideias ou dicas! Me conta nos comentários.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.