Tirar os sapatos para entrar em casa?

tirar-os-sapatos-para-entrar-em-casa-fb

Uma questão delicada aqui no Brasil e que gera muita polêmica é tirar os sapatos para entrar em casa ou não?

 

Recebi o e-mail de um leitor, que se identifica como Chico:
“Gostaria de pedir tua opinião sobre esse assunto. Minha duvida é sobre as visitas e questões de boas maneiras.
Quando recebo as visitas eu e minha esposa gostaríamos que os convidados (ou visitas) tirassem os calçados para entrar em casa.
Assim pergunto? Qual seria a melhor maneira de pedir isso a eles?
É certo ou errado pedir isso a visitas?”

 

Quero deixar claro que essa não é uma regra, apenas uma opinião.
Já estive em casas onde foi preciso tirar o sapato, daí a gente morre de vergonha pois muitas perguntas vem à nossa mente:

  • Será que a meia está em ordem?
  • Será que estou com chulé?
  • Minha unha do pé tá comprida?
  • Tanto trabalho para combinar a roupa com o sapato! (rs)

 

Leia + Como organizar sapatos

 

#Porque tirar os sapatos?

Esse hábito de tirar os sapatos é comum em alguns países orientais. Os japoneses costumam tirar os sapatos, deixando-os na entrada da casa. Esse hábito ajuda a evitar possíveis contaminações trazidas da rua, além de ajudar a manter a casa mais limpa. Isso acontece também em alguns países da Europa, onde a gente acaba pisando no molhado, na neve, e não quer levar essa sujeira e umidade para dentro da residência.

 

#Deixe as visitas confortáveis

Se a casa é sua, e você gostaria que isso acontecesse, você pode tentar e no fim das contas as pessoas irão se acostumar. Embora no Brasil esse hábito não seja tão comum, já frequentei várias casas com esse hábito, principalmente casas de orientais.

Para não chocar nem constranger as visitas eu sugiro que compre havaianas ou pantufas grandes (dependendo de onde mora) para que caibam no pé de todos os convidados (exemplo chinelo 42) e destine um local para “estacionar” os sapatos das visitas na entrada da casa, pode ser um armário, banquinho ou sapateira. Quando os convidados chegarem na porta, você entrega um chinelo para cada convidado e diz: Vocês podem tirar os sapatos para entrar em casa! Podem colocá-los na sapateira aqui ao lado da porta ou se preferirem podem andar descalços. Certamente as pessoas não vão se sentir ofendidas, se você lhes der a opção do que calçar!

 

#Organize

Selecionei 2 modelos de sapateira para serem colocadas ao lado da porta (clique na imagem para ver detalhes), elas cumprem a 3 funções: Armazenar, organizar e decorar o espaço.

 

Tirar os sapatos para entrar em casa?

sapateira liz tirar sapatos para entrar em casa

 

O que você o que acha de tirar os sapatos para entrar em casa? Deixe um comentário

Leia+: Quando chega visita você diz: Não repare a bagunça?

 

Siga nas redes sociais:

 

tirar-os-sapatos-para-entrar-em-casa-pin

76 thoughts on “Tirar os sapatos para entrar em casa?

  1. Oi Paula,
    não quero fazer propaganda, tá?
    Mas comprei 2 pares dessa pantufa: http://www.velozclick.com.br/produto.asp?idDepartamento=27&idCategoria=206&idSubCategoria=0&idProduto=20443
    para quando eu e o marido chegarmos em casa, tirarmos o sapato e calçá-la – a sola, de microfibra, ajuda a manter o chão limpo.
    Mas ele NUNCA calçou a dele!
    Pelo contrário, faz questão de andar com o sapato que veio da rua e, por vezes, suja o chão que acabou de ser limpo!
    Já conversei, reclamei, briguei e nada…

    Mas eu adorei a pantufa!
    Fica a dica!!

    Bjs, Dani.

  2. Olha Paula, muito antigamente, era bem comum essa prática principalmente em locais que não havia calçamento, era imperdoável sujar a casa de alguém com barro, por isso nessa época também se via muitos calçados nas entradas das portas. Aí as cidades cresceram e esse costume caiu, principalmente nas maiores cidades. Hoje parece que está voltando, por diversos motivos, higiene, feng shui, superstição, etc. Eu acho uma boa idéia, principlamente em apartamentos, assim não incomoda o vizinho com o toc-toc dos saltos. Minha filha tem esse hábito em sua casa e prá chamar a atenção das visitas, na entrada ela deixa algumas pantufas e havaianas bem coloridas.Beijos.

  3. Quando a minha casa estiver reformada e toda limpinha e arrumada eu gostaria de ter o hábito de que as pessoas tirassem os sapatos para entrar em casa. Mas como isto ainda está longe não posso pedir que retirem os sapatos. Abração Paula

  4. Eu já faço isso na minha casa, mas como você disse o primeiro a rejeitar a idéia seria meu marido. Hoje ele já se acostumou, mas ainda é muito comum vê-lo andando de calçados pela casa.
    Vi um idéia ótima em um blog (não lembro qual) deixar uma cestinha com alguns chinelos/pantufas de vários tamanhos na porta, assim os convidados ao chegarem vão perceber que devem trocar seus calçados. Ainda faço isso lá em casa, rs.
    Beijos

  5. Olá.
    É uma ideia muito boa mas nem todos irão entender os motivos.
    Aqui em casa temos o hábito de deixar os sapatos no hall, acho até uma questão cultural e de educação.
    Ótima dica, como sempre.
    Bjos.
    Sílvia

  6. Oi Paula, é um negócio complicado!!! Eu particularmente acho falta de educação pedir isso às visitas, principalmente colocando à disposição delas calçados de uso comum, se o calçado que você vem da rua vai sujar o chão da casa e etc…. o que não há de vir de um calçado de uso comum, que poderá transmitir desde fungos, bactérias e sei lá mais o que para o pé da visita. Eu sinceramente não visitaria mais a casa que me pedissem para tirar os sapatos!!! Mas isso é a minha opinião.
    Beijos e ótimo dia.

  7. Paula, tenho uma amiga japonesa q mora há anos no Brasil e sempre q ia visitá-la já sabia de seu costume. Como respeito minha amiga e seu modo de ser sempre tive a delicadeza de cuidar o que ia calçar. Bobagem? Acredito que educação. Ela sempre tinha pantufinhas fofas numa sapateira mimosa junto à entrada. Tentei aqui em casa e como num comentário acima, o marido foi o único que não adotou. Quem sabe ainda consigo “domesticar” o ser? rsss
    Bjocas

  8. Hum uma questão meio complicada e foge um pouco da cultura brasileira. Eu apesar de achar correto tirar os sapatos para adentrar em casa, acredito que muita gente assim como a Margarete do post anterior comentou não ficaria contente ao ser solicitado para que retirassem seus sapatos e concordo na questão de usar sapatos de uso comum.
    Eu gostaria que tirassem o sapato pra entrar na minha casa mas não tenho coragem de pedir. Eu quando vou na casa de alguém tiro o sapato e muitas vezes as pessoas ficam constrangidas e mandam colocar os meus sapatos…eu entendo como uma questão de educação.
    Eu também estive na Alemanha (e adoraria morar por lá), que cultura completamente diferente. Realmente você pode deixar o que quiser pra fora de casa (eu vi carro FERRARI conversível estacionada numa boa, deixava o carrinho do meu filho do lado de fora das lojas tranquilamente e ele estava lá quando eu voltava.) e a educação é outro ponto forte. Se o problema no Brasil fosse somente os sapatos estava bom, mas e a sujeira que o povo joga no chão? lá isto não existe….

  9. Adoro seu blog e acompanho na calada,kkkk
    Acho falta de higiene andar com os sapatos da rua em casa, principalmente quando há crianças em casa.
    Aprendi isso aqui na Europa (vários países adotam esse sistema) e acho que todos devíamos adotar essa regra tão simples.
    já imaginou na sujeirada que pisamos na rua????
    Ótima dica!!!
    bj
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

  10. Eu concordo com a Margarete e não consigo imaginar nada mais antipático.
    A questão é bem simples, receber alguém deve ser um prazer e a visita deve ser tratada com toda a deferência, jamais ser obrigada a fazer algo que a constrange ou humilha, como se nós estivessemos fazendo um grande favor em recebê-la em nossa casa com seus sapatos sujos.
    Receber é a arte de fazer o outro se sentir querido, acolhido em nossa casa. Uma arte cada vez menos cultivada, aliás.
    E se logo na entrada exigimos que tire seus sapatos, qual o recado? Para mim apenas um: você não é bem vindo em minha casa imaculada, porque está sujo!
    Que horror! Que grosseria!
    Eu jamais me sujeitaria a tirar os sapatos na casa de quem quer que fosse, quanto menos colocar sapatos usados por outros (como bem disse a Margarete, que podem transmitir todo o tipo de doenças). Simplesmente viraria as costas e iria embora. Se não sou bem vinda não tenho porque estar ali. A amizade continuaria a mesma, mas a pessoa teria que ir até minha casa, onde seria recebida até mesmo coberta de lama!
    Existe esta idéia de que esta é uma prática comum na Europa. Primeiro não é, salvo nos países escandinavos. Segundo, ainda que fosse porque deveríamos copiar algo tão antipático? E os europeus, notadamente no norte, não são um modelo de hospitalidade, concordam?
    No sul jamais vi algo deste tipo acontecer.
    Deve-se considerar ainda a possibilidade de nossos pisos sujarem as meias das visitas, isso aconteceria na minha casa onde tenho madeira encerada. Se vc anda de meias vai lustrar meu chão e sair com elas amarelas… já imaginou o vexame?
    Sendo sincera, esta é uma prática que deve ser restrita aos moradores e só. Se não estamos dispostos a sujar nossas casas em troca de algumas horas de prazer com nossos amigos queridos, melhor não convidá-los.
    A casa pode ser limpa sempre que necessário, amigos são um item mais raro em nossas vidas.
    Cada vez que leio estas coisas penso que um dia teremos que vestir aquelas roupas de UTI para visitar um bebê… tenho certeza que não vai demorar. Enquanto isso, os bebês (que vivem em ambientes esterilizados) sofrem cada dia mais com alergias e bacterias oportunistas, que atacam seus organismos que não desenvolveram qualquer defesa…
    Beijos

  11. é legal? é ótimo…
    é viável aqui, no Brasil, onde não é um costume? provavelmente não…
    Eu ficaria um pouco constrangida ao chegar na casa de alguém e pedirem para tirar meu sapato… não me sentiria a vontade e provavelmente lá não voltaria e muito menos convidaria para ir a minha… cada qual com seu costume…
    lembrei do episódio do sex and the city que a Carry teve q tirar o Manolo Blahnik que calçava e na hora de ir embora, cadê o sapato??? tinham levado embora KKKKK e deixado um qualquer

  12. Decidi tirar os sapatos para entrar em casa quando adotei minha gata. Ela andava no chão e subia no sofá, na minha escrivaninha, na colcha da minha cama. Francamente, comecei a sentir um nojo supremo da minha casa. Quando passamos a entrar sem sapato, a casa está mais para limpa sempre (ainda que a gente saiba que nada é tão limpo assim) e eu me sinto tranqüila para abraçá-la, sentar no meu sofá e manusear as coisas da escrivaninha, porque sei que é poeira de uma semana só, e não toda a sujeira absurda que trazemos da rua.

    Entendo que algumas pessoas se sintam incomodadas, mas elas precisam entender que esta é a minha casa. A visita vem, fica um pouco e vai. Eu tenho que conviver com a casa e tem que ser do meu jeito. Quando vem um instalador, técnico etc., eu tranco as gatas e lavo tudo depois que ele vai embora. Quando é visita, eu peço educadamente para tirar os sapatos e a pessoa fica descalça (sim, eu deveria ter chinelo, mas achei que as pessoas iam achar estranho usar um chinelo “de pé dos outros”). Só chamo para a minha casa quem tem condição de me respeitar. Quando foi meu aniversário, foi gente à beça, ficaram todos calçados e depois eu limpei tudo.

    Não tem aquele ditado “Em Roma, como os romanos”? Pois acho que devemos nos comportar na casa dos outros como convém aos donos. Quem não entende isso não é bem-vindo aqui.

  13. entao vou dar pitako, moro na Suiça e é verdade que aqui na Europa isso jà é hàbito adquirido, no Brasil antigamente, vamos dizer hà uns trinta anos atràs, algumas pessoas tinham esse bom hàbito, me lembro bem e olha que morava na periferia. Mas acho o costume tudo de bom, higienico principalmente pra quem tem crianças em casa. Sugestao: coloque uma plaquinha na porta, pedindo com delicadeza. Boa sorte com os homens, eles sao mais reticentes.

  14. Na minha casa vai ser bem assim.Acho falta de educação pisar com os calçados sujos de tantas coisas nas casas dos outros.
    agora em época de praia você não entra no seu carro com os pés cheios de areia você limpa os pés antes, com um paninho ou algoa ssim para diminuir o trabalho da epssoa que posteriormente vai limpar o carro.o fato é qeu ninguém coloca as mãos no chão do carro.ninguém coloca tapetes claros no chão do carro.chão de carro não arranha com pedrinhas, entendem?
    acho que para pedir para as pessoas tirarem seus calçados você precisa dar opções de havaianas no verão e de pantufas no inverno.E se a pessoa achar incomodo ou falta de educação aí é a opinião dela.Se você realmente é importante apra ela ela não deixará de ir na sua casa por isso.e se ela nem é tão intima, se encontrem num restaurante, no shopping, não chama pra sua casa não.

    BjOOO!!!

  15. eu particularmente acho q se tdos os moradores da casa tirassem os sapatos quando viessem da rua seria muito bom ,contribuiria pra uma casa mais limpa!mas com relação as vizitas eu não acho muito apropriado.as vizitas vem as vezes na nossa casa,pra mim seria muito chato pedir pra elas tirarem os sapatos.eu não me sentiria a vontade numa casa assim,ficaria até com receio de tomar uma xícara de café pra não sujá-la rsrsrs,não voltaria mais em uma casa q eu não me sinto à votade!

  16. uma amiga minha comprou uma caixa daquelas “toucas” de sapato (daquelas que se usa em hospital) e deixa do lado da porta. quando a gente chega ela fala: vc escolhe, ou tira o sapato ou coloca isso no seu sapato. aí quem não quer tirar o sapato, encapa o sapato pra manter a casa dela limpa. ninguém nunca reclamou.

  17. Aahh sabe o que eu acho? as pessoas ficariam mais à vontade se houvesse a oportunidade de ficarem sem os sapatos… nao precisa ter receio de perguntar, nao faz mal algum perguntar e se já tiver um chinelinho pra oferecer, é bem melhor ainda.

    Moro na Alemanha e sim, aqui ninguém entra com sapato na casa dos outros (nem na própria casa!) é mal educado fazer isso. O principal motivo? Se vc entra de sapatos, corre o risco de arranhar o piso com as pedrinhas que agarram neles sem vc notar (o piso é geralmente de madeira e eles protegem com todo o cuidado), e pode tbm ser que a umidade da neve ou da chuva lá fora estrague o piso, causando más formacoes. O custo pra consertar o piso ou qq coisa na casa, é mt alto!

    Ou ainda, é claro, pode ser que a casa seja encarpetada, aí é só questao de trabalho pra limpar mesmo…

    Gosto mt do seu blog! to tentando me melhorar como “pessoa mais organizada” e as tuas dicas me ajudam bastante 🙂 obrigada!

  18. Assunto apropriadíssimo!
    Eu já faço isso na minha casa, mas pena que, SÓ EU. Meu marido ignora!
    Eu gostaria muito que minhas visitas fizessem o mesmo, mas tenho vergonha de pedir. Muitas vezes, para elas “se tocarem” eu tiro o meu, aí quem entender o recado tira também rsrs.
    Sou tão neurótica com limpeza que quando recebo pessoas em casa, assim que elas vão embora, eu pego meu rodinho mágico e limpo todo o chão. Me sinto melhor assim.
    Outra coisa: de segunda à sexta quando chego do trabalho, tiro os sapatos na área da lavenderia. No final de semana, limpo um a um com um paninho úmido e sabão de coco, em seguida os coloco um pouco no sol. Depois guardo-os novamente em suas caixas.
    É a coisa mais gostosa do mundo usar um sapatinho limpinho e em ordem. rsrs

  19. No japão é habito tirar os sapatos para entrar em casa, e é muito mais fácil de limpar a casa, ima vez que não se entra sujeira da rua….eu ja tentei adotar essa idéia, mas as pessoas aqui são bem reticentes.

    Bjão

  20. Olá, Paula.
    sua sugestão foi excelente. Mesmo assim, acho extremamente constrangedor chegar na casa de alguém e ter que tirar meus sapatos. Já aconteceu isso ateriormente e eu achei tão chato que não quis voltar mais (tudo bem que não era uma amigo, apenas um conhecido).

    Abraços,
    Virgínia

  21. Ah, Paula! Tenho tanta vontade de criar esse hábito aqui em casa. Minha filha ama andar descalça e como td mundo entra de sapato quando chega (as visitas), mesmo que eu tenha limpado o chão no dia, ele fica imundo momentos depois, é incrível! Acho que quando me mudar para a casa nova vou criar uma regra nova também! rs
    Bem, da minha parte não me sentiria ofendida, mas tenho certeza que a maioria sim e me acharia uma fresca!
    Beijocas, querida!

  22. Paula, uma vez um casal de amigos nos ofereceu um jantar (eu, marido, duas filhas pequenas)tava chovendo,na sala tinha um tapete enorme branquinho o pêlo tinha uns 10cm de pele de carneiro. Tirei os sapatos e fiz marido e filhas tirarem.Chegaram outros convidados tb. Conclusão: SÓ NÓS TIRAMOS OS SAPATOS, passei a noite toda constrangida morrendo de vergonha, NUNCA MAIS TIREI OS SAPATOS EM LUGAR NENHUM. Mas se a dona da casa solicitar eu tiro numa boa.Bj.Carmen Filaretti

  23. Acho isso tão complicado…
    Um amigo tem esse habito na casa dele, e eu por respeito e educação sempre tiro o sapato,mas confesso não gosto! E a questão é meio “tostines”… você tira o sapato, o chão não está tãooooo limpo assim, ai você calça o sapato de pé sujo? Não sei se isso de fato funciona…

  24. Olá Paula ,
    A 30 anos sou dona de casa e nos quartos ninguém nunca entrou de sapato e sim só descalça , apesar de morar no Rio , os quartos são todos de tapete alto bege e minha filha o quarto é BRANNCo , já na SALA só as visitas que sabem que não gosto que entrem de SAPATO , tiram outras não gostam acham que tenho TOC !! RS !!!
    Então tenho um LAVABO e uma sala e uma varanda p/ elas ficarem calçadas !
    Não recebo visita em quarto !!
    Os técnicos que veem aqui tds eu peço p/ tirar e nunca ninguém achou ruim !
    Tenho um cestinho c/ HAVAIANAS e no INVERNO troco por PANTUFAS !!
    Tds elogiam a limpeza e o cheirinho da minha casa !! Rs !!
    E nós moradores , tiramos na entrada da casa e colocamos os sapatos na aréa , no outro dia corto pedacinhos de PERFEX e limpo os solados c/ FAÍSCA E PANINHO UMIDO EM TODO O SAPATO DEIXO RESPIRAR , DEPOIS GUARDO EM CAIXAS DE ACRÍLICO QUE FICA EM VÁRIAS PRATELEIRAS NO QUARTINHO DE EMPREGADA ( SÓ TENHO DIÁRISTA ) ! rS !
    nunca GUARDEI sapato DENTRO DOS QUARTOS !!
    sERÁ QUE TENHO toc ??? rs !!
    aBS !
    mÁRCIA

  25. OI Paula, acompanho seu blog, mas quase nunca comento. Mas, esse é um assunto polêmico. A idéia da pantufa é legal, mas acho que a maioria não gosta. Eu não gostaria. Acho que preferiria ficar descalça.
    Para mim o ideal seria ter como limpar o sapato quando se chega em um local, seja casa, escritório, etc… Muita coisas seriam evitadas. Não podemos viver em um ambiente absolutamente esterilizado, pois precisamos tb dos germes e etc para viver, senão não criamos anticorpos. Uma vez vi num prédio comercial no Itaim uma máquina que higieniza os sapatos. Até encontrei a tal máquina na internet, mas o preço é alto.Depois analisando um pouco mais o assunto achei que mesmo tendo a máquina alguém teria uqe fazer o ‘serviço sujo’, que seria limpar a máquina que limpou todos os sapatos que vieram da rua. DEsisti de procurar. Achei mais fácil limpar a casa. Parabéns pelo blog!!!

  26. Nossa esse assunto dá pano pra manga…..
    Eu aqui em casa nao tenho este habito, pq é casa e é um entra e sai daqueles, mas na casa do meu irmão como tem criança pequena, minha cunhada pede logo pra gente tirar os sapatos….. bem com visitas ai ja fica meio complicado, mas estive pensando…. nao tem aquelas plaquinhas “seja bem vindo” ou “nao pise na grama” e até “na casa da vovó…..”, bem eu ja fiz várias destas…. quem sabe uma bem simpatica “tire os sapatos, seus pés vao agradecer o descanso….” ou ” aqui em casa tiramos os sapatos” ou algo parecido….
    Bem fica ai a dica e até um nincho para as artesãs…..

  27. Oi Paula

    Eu sempre tive esse costume em minha casa. Desde pequena meus pais pediam para tirar os sapatos, pois trazemos muita sujeira da rua e principalmente quando moramos em condominio que tem aquela foligem preta na garagem. Acho que é uma questão de higiene e com um bebê dentro de casa, acho essencial. Eu peço para as visitas tirarem os sapatos, mas dependendo da pessoa sinto vergonha por não saber qual será a reação da mesma. O interessante seria ter uns chinelinhos a disposição….apenas uma idéia!
    Espero que seja útil!
    beijos
    Belyza Loureiro

  28. oi paula, aqui em casa foi uma guerra, mas venci todos tiram o sapato ao entrar, porem, não consigo organizar o lado de fora, que fica cheio de sapatos…..um horror!!!!!me mande dicas por favor …….

  29. Olá…sou a esposa do Chico, responsavel por levantar esse assunto. Quando vi que ele tinha te enviado um e-mail achei o máximo, pq no começo da nossa relação a 7 anos atrás ele achava um absurdo ter que tirar os sapatos na porta, pois isso sempre existiu na minha casa e na casa dos meus pais. Hoje ele ficou mais preocupado com isso do que eu!hehe. Mas o seguinte, tenho como lema na minha vida, ” Não faça pros outros o que não gostaria que fizessem com você” pois bem, em todas as casas que me pedem, ou quando eu vejo que a casa é bem cuidada, que os donos estão com pantufinhas e tal, eu tiro o meu calçado sem pensar, por ao contrario de muitas meninas que escreveram que se sentiriam mal e constrangidas em tirar seus calçados, eu iria me sentir muito mal em estar de calçados sujos da rua dentro da casa de alguem, que você ve que esta limpinha e vc esta ali sujando. Caraca….é uma coisa tão simples….só quem limpa a sua casa sabe como é ruim fica limpando o tempo todo.Sem fala que os tapetes que vc paga caro podem ficar todo sujo de lama vermelha quando chove, pois aqui no interior do RS a terra, pra piorar a situação, é vermelha de chorar.
    A casa é nossa,mas nunca nenhuma visita minha se sentiu mal por causa disso, pelo contrario..abre umas espumantes que fica tudo certo!!
    abraçosss
    Vanessa Wissmann

  30. Eu tinha uns caixotes de feira ao lado da porta, que serviam de sapateira. Fiz isso não por achar que estaria protegida dos germes, mas porque sinto prazer em andar descalça. A primeira coisa que faço qdo chego em casa é tirar o sapato.

    Como eu não ficava obcecada para que as visitas fizessem o mesmo, sempre via que as pessoas naturalmente tiram o sapato. Mas acho fundamental que isso não seja uma imposição, que pode se tornar constrangedora.

    Ótimo post, Paula!

  31. Eu tive muita sorte, foi o marido que veio com a ideia de tirar os sapatos, aliás ele é bem exigente com questão de limpeza (eu também sou mas perco feio para ele). No nosso caso fizemos assim, logo após a entrada da sala, fica uma cadeira e os sapatos que mais usamos, tiramos os nossos e colocamos as sandálias. Para as visitas (que são poucas, primeiro porque mudamos há pouco tempo de estado, segundo porque ele mesmo não gosta de receber pessoas com frequência, ficar desconfortável, sem privacidade) não exigimos, mas sempre que viam, perguntavam, mas não lembro de nenhuma que tirasse, também porque deixamos as visitas bem à vontade.

    Ainda não temos filhos, mas acredito quando isso ocorrer, ele vai ficar mais exigente e deve adotar a ideia dos sapatos e pantufas.

    Algo que temos sempre sobrando em casa, nos trabalhos e em nossas bolsas são gel antisépticos, e muito antes da estória da gripe H1N1. Muitos estranhavam, mas agora já acham normal. Acredito que o mesmo vai acontecer com os sapatos, por ser algo incomum, muitos ainda estranham mas depois que ficar mais conhecido, vão se acostumar.

  32. Ola!Tambem sou uma seguidora silenciosa do Chega de Bagunca…Moro no Japao e aqui,tambem nao se entra em casa com sapatos,ate em clinicas medicas,e hospitais tradicionais,existem chinelos e sapateira na entrada;Sei que no Brasil nao existe esse habito,mas qdo vc recebe uma visita,supoe-se que ela seja sua amiga,e portanto deve entender e respeitar as regras da casa! Simples assim.Voce pode comecar com a familia e qdo todos estiverem habituados, passe para as visitas…tenho um blog(nao esta atualizado…) onde postei algumas fotos da minha sapateira,no momento estou no Brasil,(e sofrendo com os calcados dentro de casa,pois sou visita)mas qdo voltar pra la posto mais.Beijos e parabens pelo blog!

  33. Paula, descobri teu blog agorinha por acaso e achei maravilhoso! Vou revira-lo todinho rsrs
    Quero registrar que moro nos EUA e aqui tirar os sapatos antes de entrar em apartamentos (todos tem carpet) eh muito comum. Eu tenho uma cesta na entrada do apt e todo mundo deixa os sapatos ali. Eu acho legal pois trazemos muita sujeira da rua.
    Ah, eu tambem tenho um blog! Damos dicas de utilidades domesticas, beleza, saude, maternidade, filmes e tudo mais que mulher gosta de falar!
    Da um pulinho la, chama-se SegredinhodeComadre.wordpress.com!
    Beijos e parabens!

  34. Oi Paula,

    Aqui em casa temos este hábito de tirar os sapatos. Eu gosto de usar um chinelo bem macio em casa, e meu marido….embora tenha o dele, prefere andar só de meias.

    No caso de visitas sempre tenho um chinelo tamanho “coringa” para emprestar num armário(tipo closet) que fica já na entrada… então lá são deixados sapatos bolsas e demais acessórios.

    No caso de visitas que vem para se hospedar eu vou e compro chinelos confortáveis e bem baratinhos e já coloco na cestinha que deixo para elas.

    Em geral as pessoas aqui nos Estados Unidos, onde moro percebem vc tirar seus sapatos e já tiram os seus tbém.

    Mas caso isso não aconteça, eu peço: Você pode tirar seus sapatos e eu lhe darei algo mais confortável para vestir…

    Sempre funciona bem…
    ótimo post,

    Bjus,
    Patty

  35. Olá!
    Acabei de “achar” seu Blog através do site da Org.Store (onde eu estava procurando um produto) e estou amando seus posts!

    Sobre os sapatos, aqui em casa temos o hábito de tirá-los ao entrar em casa. No entanto, quando tenho visitas, fico sem graça de pedir-lhes que façam o mesmo e deixo a escolha a critério deles.

    Parabéns pelo Blog!
    Lu Santana.

  36. Adorei o post e os comentários…aqui en =m casa instituimos este hábito e -paa surpresa minha e do filho- o pai foi o 1º a aderir !!!Aproveitamos o calor de verão pra rescarregar as energia no chão de madeira e é uma delícia poder viver a liberdade infantil de andar descalça…A casa está infinitamente mais limpa !!! As visitas ainda não sei como vai ser, não acho que seja uma tragédia tão grande, e não recebemos pessoas que não sejam íntimas. estamos pensando em fazer um “mini-evento”e uma das idéias é almoço refrecante e…de havaiana ! ou algo no gênero. Acho que sempre que queremos renovar os hábitos ( e se são mais saudáveis, mais justificado) temos que fazê-lo de forma alegre, lúdica, leve…o verão pode facilitar .mas se entendemos que na casa do nosso amigo japonês temos que tirar os sapatos, porque o mesmo não pode valer para nós ?!? Essa coisa de se ofender é muito mais complicado,mas entendo que tudo que é novo assusta e a 1 reação é NÃO ! Para mim é como ir a um jantar “requintado” e não se trajar condignamente, ou se recusar a usar os talheres/copos da forma correta , etc eainda por cima “se sentir ofendido, etc”…

  37. Ai, Paty e Paulinha, esse episódio de Sex and the City é épico, né?! Não tem como não se lembrar.

    Mas Paula, mesmo não tendo custado uma fortuna, ter seu sapatinho querido levado embora é uma tremenda dor de cabeça, né?!

    Beijos e sucesso!!!

  38. Prá que servem os lindos capachos na entrada das portas brasileiras?
    Se encucar, coloque 2, um com desinfetante e um seco! Eu só aceitaria tirar os sapatos se houvesse lama, muita sujeira por onde eu vim ou na casa da minha mãe! Hoje a sujeira vem pelo ar e penetra até os pulmões. Mas acho que cada um deve fazer o que achar melhor!

  39. Com criança em casa, esta atitude de pedir para visita tirar os sapatos seria o ideal, mas depende muito da visita… pq tem gente que se sentiria constrangida, daí tem que pensar que a visita vem na sua casa só de vez em quando e não é necessário causar um desconforto desses.
    Mas se for uma pessoa bem íntima da familia acho que não tem problema nenhum pedir pra tirar.
    Já com relação aos moradores da casa, acho bem legal se todo mundo usar essas pantufas que a Dani Pires falou no primeiro comentário. Adorei a dica! Eu tenho luvas com essa microfibra, para tirar pó de móveis, já vou comprar dois pares de pantufa pra minha casa!

  40. Eu, no Brasil, sempre tive pavor das pessoas entrarem de sapatos na minha casa, sempre achei porcaria, principalmente no Rio onde as calçadas dão imundas.
    Agora q moro em Londres tiro meus sapatos sempre e todo mundo q me visita tira tb.Aqui faz parte da educação perguntar se precisa tirar seus shoes antes de entrar na casa de alguém. A-do-ro!

  41. Parabens pelo espaço como tem assuntos ótimos aqui!! muito bom para nao perde la de vista já te linkei ,pois a leitura será para muito tempo rsrsrs beijos adoreiiiiii
    Lily

  42. OI! Posso falar que fico em duvida..
    mas quando eu era pequena, quando a gentte ía na casa dos vizinhos para brincar , a gente tirava o chinelo na porta e limpava os pés nos tapetes..sempre tinha os dias de limpeza geral(semanal) nas casas da minha vizinhança e na minha tb,então pra manter mais limpo.tirava os calçados…por educação..
    e o tempo foi passando, os costumes mudando..eu continuo meio estranha em entrar com calçados nas casas dos amigos..mas sempre há um tapete que sai o mais grosso..

    outro ponto que gostaria de deixar minha opinião , já que falou pra gente falar..srsr não quero ofender ninguém , ok??
    se vc quer que as visitas tirem os sapatos somente por causa que vc tem um bebê na casa,acho que não tem muito a ver,por que?bom, não podemos colocar os bebes longe da
    sujeira, como ele vai criar resistência e defesas no seu corpo?? sabe, as crianças precisam estar em contato com o mundo, claro que devemos cuidar da higiene normal e alguns cuidados a mais… mas o chão é onde ela vai criar as defesas do corpo..
    se sujeira matasse, os bugres que viviem hoje por aí , não resistiriram, porque vejo cada coisa na rua..e olha que nessa cidade eles tem acesso a medicos e são acompanhados..mas o que se ouve é que estão sempre bem..
    hoje em dia há muito cuidado com isso e aquilo, limpar o seio antes de amamentar e tal.(bobagem) antigamente as mulheres iam para roça(literalmente falando) e trabalhavam, suavam, e amamentavam os bebes que levavam junto e ficavam debaixo das árvores e pés de mandioca..(histórias contadas pelas mães dos bebes, hoje um homens saudaveis)..então acho
    que devemos ter um meio termo e criar os filhos mais despreocupados… ( não desleixados, isso não)..mas pensar que nem tudo é ruim..e que se sujar faz bem.

    Espero ter ajudado..e como já falei´, é minha opinião..
    tenho um filho de quase oito anos..e a gente vai pro interior e ele brinca e se suja e é feliz..

    bom, falei demais já..
    beijos pra essa familia que passa o mesmo dilema que muita gente..

    ps..bem que eu gostaria que todos limpassem melhor os calçados no tapete da entrada..srsrsrou tirassem os claçados..rsrsr

    ps2. meu marido tem uma tia que mora no paraná, ela é uma mulher sozinha, e sempre foi muito perfecçionista..e ela tem uns chinelos e um banheiro na entrada do apto..e toma banho cada vez que vem da rua..srrsr acho um abusrdo..
    mas ela está ficando cada vez pior..começou com os chinelos e foi ficando pior e construiu o banheiro..rsrs
    eu não qeuro ficar assim..kkkkk

  43. Acabei de chegar no seu blog e pode deixar que eu tiro os sapatos sim , tá! Já deixo meus pézinhos sempre em ordem pra isso mesmo 😉 Então vc sabe que eu tbm amo esse costume, pela limpeza, pela higiene e pelo espiritual tbm, minha casa é meu templo! Quando a gente chega pela porta principal eu tiro os sapatos e é natural quem está comigo fazer o mesmo e eu ainda falo: já pula direto em casa, não pisa no corredor pq minha casa está limpinha! sou mãe de gatos que deitam e rolam no chão e depois na minha cama, imagina só a sujeira que não seria já que as pessoas pisam em tudo que é lugar, eu te juro se eu pudesse eu pediria pra pessoar tirar a roupa toda e entraria nu em casa! kkk quando eu estou sozinha eu entro pela lavanderia e já deixo toda minha roupa lá mesmo, só levo pro quarto as roupas depois de lavadas e tbm só guardo meus sapatos depois de muito bem higienizados, essa de ter uma entrada de acesso na casa tbm é muito comum em casa americanas né, que se chama “MUDROOM” (sala de lama)que já é pra isso mesmo, tirar os sapatos e pendurar os casacos, adoraria fazer aqui em casa, ainda vai rolar! e se ti parar pra pensar tbm tem a questão da calça que a gente senta em todo que é lugar tbm e depois senta no sofá onde vc deita e dorme! tbm é punk igual os sapatos, por isso que é muito bom quem usa casacos compridos tipo os europeus que quando chegam em casa deixam os casacos ns porta e sentam com suas calças limpinha no seu sofá, então aqui no nosso caso que não temos costume e nem clima pra casacos o problema na ‘bunda’ é o mesmo dos pés! #prontofaleiedorei, *beijos* e parabéns pelo blog perfeitinho 😉

  44. Acabei de chegar no seu blog e pode deixar que eu tiro os sapatos sim , tá! Já deixo meus pézinhos sempre em ordem pra isso mesmo 😉 Então vc sabe que eu tbm amo esse costume, pela limpeza, pela higiene e pelo espiritual tbm, minha casa é meu templo! Quando a gente chega pela porta principal eu tiro os sapatos e é natural quem está comigo fazer o mesmo e eu ainda falo: já pula direto em casa, não pisa no corredor pq minha casa está limpinha! sou mãe de gatos que deitam e rolam no chão e depois na minha cama, imagina só a sujeira que não seria já que as pessoas pisam em tudo que é lugar, eu te juro se eu pudesse eu pediria pra pessoar tirar a roupa toda e entraria nu em casa! kkk quando eu estou sozinha eu entro pela lavanderia e já deixo toda minha roupa lá mesmo, só levo pro quarto as roupas depois de lavadas e tbm só guardo meus sapatos depois de muito bem higienizados, essa de ter uma entrada de acesso na casa tbm é muito comum em casa americanas né, que se chama “MUDROOM” (sala de lama)que já é pra isso mesmo, tirar os sapatos e pendurar os casacos, adoraria fazer aqui em casa, ainda vai rolar! e se ti parar pra pensar tbm tem a questão da calça que a gente senta em todo que é lugar tbm e depois senta no sofá onde vc deita e dorme! tbm é punk igual os sapatos, por isso que é muito bom quem usa casacos compridos tipo os europeus que quando chegam em casa deixam os casacos ns porta e sentam com suas calças limpinha no seu sofá, então aqui no nosso caso que não temos costume e nem clima pra casacos o problema na ‘bunda’ é o mesmo dos pés! #prontofaleiedorei, *beijos* e parabéns pelo blog perfeitinho 😉

  45. Achei seu blog a pouco tempo e é simplesmente maravilhoso, que bom que voltaste.
    Mas vamos lá, não sei se pq minha mãe é mineira, mas sempre fomos proibidas de entrar de sapato em casa, principalmente depois da faxina. E assim faço hj casada, marido se acostumou até rápido, já que deixo chinelos na porta e nunca tive problema com visitas, em geral elas mesmas tiram, o que acho ótimo. Pra quem como eu que é responsável pela própria limpeza na casa ajuda um bocado. Então não acho que seja grosseiro ou coisa parecida.
    Parabéns pelo blog mais uma vez. Bjs.

  46. sou descendente de japoneses, e atualmente moro no japao, aqui eh imperdoavel entrar na casa de alguem de sapatos!varios comodos nao tem piso,o chao eh de tatami, entao pra limpar seria dificilimo, aqui nos temos o costume de deixar chinelinhos de pano em um suporte, logo na entrada de casa. fico pensando qdo eu voltar do brasil, se as pessoas vao respeitar os meus costumes, a cultura diferente ou vao me achar mal educada por eu pedir pra elas tirarem os sapatos pra entrar…acho que o ideal mesmo eh ter ambientes, onde se possa receber as visitas calcadas mesmo. e quando elas chegarem, perguntar se gostariam de ficar descalcas ou calcar um chinelinho.. se nao quiserem td bem….mas se o chao estiver limpissimo, sera q nao iriam se sentir mal em deixar pegadas empoeiradas pela casa…eu me sentiria envergonhada de sujar o chao da casa de alguem…

    amei seu blog! parabens!!!

  47. Japão, EUA, Alemanha…mas para quem não sabe, no Brasil existe esse hábito sim…Minha sogra mora no MT e na casa dela todos tiram os sapatos antes de entrar. O costumeé originário dos gaúchos que acabaram chegando ao norte do Mt e toda sua extensão e o motivo desse costume é por causa da terra ser vermelha (quase preta) e por causa do perío do de chuva. Pra quem não sabe, no MT na verdade existem duas estações…o perído de chuva e o perído de seca…Na sogra, na porta de sua casa tem um cesto de vime com chinelos havaianas e pantufas para quem chega…e um armário baixo para acomodar os sapatos que tiramos.

  48. Sinceramente, eu fico meio desesperada quando entram em minha casinha, limpinha, com os sapatos mas, não peço para tirem…e pisam no meu tapete(isto eu fico indignada!)…
    Mas, pedir para tirar os sapatos, acho que só mesmo quem tem criança pequena em casa. Eu já pedi, quando meus filhos eram pequenos e depois por causa do meu neto mas o meu genro, que trabalha em hospital, não está nem aí se o filho vai engatinhar nos micróbios que ele traz para casa…diz que eu sou “cheia de bereguedê”, ou seja, sou fresca! E assim vai…
    Beijosss

  49. Desde que fui morar na França comecei a adotar isso, coincidentemente eu tinha uma bebê que começava a engatinhar e não tinha mais ajuda na limpeza da casa. Então essa solução foi adotada e até hoje não uso sapatos em casa…
    Pior do que usar sapatos em casa é guardá-los dentro do armário….uiiii, não acredito que alguém ainda faça isso….fede e não é nada higiênico.

    Um beijo
    Carol

  50. Oi Paula,bom dia !!!
    Não chega ser uma atitude grosseira não,pq se já temos o hábito de fazer na nossa casa…pq não fazer e respeitar tbm a casa de outras pessoas…minha opinião !!
    Cada um na própria consciencia !
    beijo.

  51. Oiiii!
    Bem, comecei a adotar o metodo de “sapatos fora de casa” quando comecaram a chegar os bebes, meus filhos. Eles engatinhando, a chupeta caindo toda hora, brinquedos no chao, etc, etc…
    Me acostumei.
    Meu marido ainda reluta um pouco…
    Mas… MUDAMOS PARA A TAILANDIA E AQUI TODO MUNDO POE OS SAPATOS PARA FORA, NINGUEM ENTRA DE SAPATOS DENTRO DE CASA, TAMPOUCO AS VISITAS. TODO MUNDO ESTA’ ACOSTUMADO COM ISSO.
    Tambem tenho Havainas em cestos do lado de fora da cas, mas nao sao para “entrar nela, nao”, sao para “facilitar aquela saidinha basica ate’ o portao, por exemplo”! kkk! Em casa, descalcos ou de meinhas – QUE ADOROOOOO!
    Bjkas!

  52. eu acho o fim alguém me pedir isso… tah o meu sapato suja, mas o chao da pessoa nao vai sujar o meu pé/meia?!?!?! e usar um chinelo coletivo?!!? higiene nao existe neh. queridas neuróticas limpem o chao todos os dias, isso sim é higiene. eu nunca voltaria na casa de uma pessoa q me pedisse isso, pois o simples fato de se estar com uma janela aberta entra muita poeira e sujeira tb… acho isso coisa de gente relaxada, passar um paninho todos os dias nao mata

  53. Acho um pouco bairrista dizer que no Brasil não existe esse hábito. Aqui no Amazonas é um hábito extremamente comum. Diferente é casa que se entra com sapatos!
    Sendo sua a casa, não vejo porque o visitante se sentirá ofendido afinal toda casa tem suas próprias regras e em Roma como os romanos :-).

  54. Bem, tenho uma filha de 16 meses e quando ela começou a engatinhar, eu e meu marido começamos a tirar os calçados na porta do apartamento, logo passei a pedir que as visitas também tirassem, e tinha em mãos chinelos de panos bem lindo que comprei para as visitas. Em nenhum momento fiquei constrangida ou com vergonha, quem me conhece sabe que sou “enjoadinha” como diz minha sogra.
    Janaína

  55. Eu gostaria que todo mundo que viesse em minha casa tirasse os sapatos, mas eu nao tenho coragem de pedir isso pra ninguem! Concordo que nao é nada agradavel calçar uma pantufa ou chinelo q vc nem sabe quanta bacteria vai ter dentro…. Eu moro na França e isso nao é uma questao de “cultura europeia” nao, porque aki nao é todo mundo que adota esse habito, eu ja tive que voltar na entrada e calçar meus sapatos porque uma pessoa me disse que nao tinha nada mais constrangedor (tirar os sapatos), eu na verdade nao gosto muito quando preciso tirar os sapatos pra entrar na casa de alguem, acho muito desconfortavel mesmo! Na alemanha eu vi isso nas casas de minhas duas cunhadas, mas eu nao tirava meu sapato pra entrar em casa, porque dava muito trabalho, mas ninguem nunca me pediu pra tirar. A verdade é que depende de cada pessoa, e cinceramente, eu acho muito chato ir na casa de quem pede pra tirar!

  56. Bom aqui em casa sempre foi assim. Sempre tiramos os sapatos antes de entrar. Quanto a visita, sempre falamos que era por causa do chão que era tábua corrida. Mas com o tempo os argumentos foram mudando e acho que tiveram amigos que perceberam o verdadeiro motivo. Hoje falo a verdade! Falo que é o costume da casa. Pelo menos todos os meus amigos entendem e tiram numa boa. Hoje o povo já chega tirando e nem preciso pedir mais… Minha casa vive limpinha e me sinto tranquilo até de deitar no chão depois de um banho rs.

  57. Olá pessoal,
    aqui em casa nao andamos de sapato de jeito nenhum, pense: cachorros as pencas nas ruas brasileiras fazendo numero 1 e 2, gente cuspindo atoa etc…. nao dá nem pra enumerar as possibilidades de se levar fezes pra dentro de casa, acho nojento e insuportável a ideia de sapatos de matam baratas passeando no meu piso. minha opinião, no brasil esse tipo de cultura nao pega mas eu morei fora 10 anos e vi que precisamos aprender a respeitar o espaço de cada um, especialmente se esse espaço é sua proria residência.

  58. Voltei da Noruega a poucas semanas e lá também é costume retirar os sapatos antes de entrar. Não só isso, mas casacos, luvas, bolsas, cachecóis… Fica tudo pendurado no hall. Acho ótimo! Nada mais confortável!
    Aqui na minha casa, em São Paulo, a primeira coisa que eu faço é tirar os sapatos antes de sair caminhando sala a dentro. Adoraria poder fazer o mesmo na casa dos outros! Isso sim seria uma boa recepção, fazer o convidado se sentir em casa e realmente confortável.
    Mas por aqui é tão forte a cultura de entrar de sapatos e tudo, que, na verdade, eu é que me sinto obrigada a calçar sapatos para receber visitas. Infelizmente…

  59. Acho muito bom tirar o sapato para entrar em casa! Estou me acostumando a fazer isso na minha e já vi quanta sujeira deixa de entrar!!!

  60. Eu uso este sistema em minha casa desde que me casei, e já usava antes na casa da minha mãe para o meu quarto apenas. As pessoas já se acostumaram, e as novas amizades rapidamente aderem.

    Tenho vários chinelos em um móvel na entrada de casa para que os convidados usem, mas na maioria eles preferem ficar descalços.

    Não fico constrangida em apresentar o hábito.

  61. Parabenss pelo blog! Essa prática é comum no interior…sou veterinária e ficaria constrangida em entrar na casa das pessoas sem tirar o sapato. Acho o máximo essa prática. beijos

  62. Olha gente, cresci com esse costume na casa de minha mãe. Depois que saí de casa pensei “agora não vou mais me estressar com tira o calçado pra entrar”… isso durou pouco tempo… vieram os filhos, affff, quer me ver furiosa, fuzilando alguém? Entre na minha casa de calçado molhado e embarrado. O terceiro filhote está a caminho… e ontem tive uma péssima experiência. Meu sogro e meu cunhado foram nos visitar, entraram em casa com seus sapatões molhados e embarrados, tenho sempre 3 tapetes na porta de casa, para que as pessoas LIMPEM seus pés… mas adivinha, passaram por cima e foram no tapete bege da sala esfregar os pés arghhhhhhhhhhhhhhhhhh É falta de higiene sim, falta de capricho e respeito com os donos da casa. Cresci com esse costume e não faz mal algum, afinal dentro de casa vc precisa estar a vontade para andar descalços se quiser e não precisar sujar os pés, é meu lar! Estou bolando um tapete onde eu consiga pedir educadamente que seja feito isso. “Sejam bem vindos ao nosso lar doce lar! Sintam-se a vontade. Retire seus sapatos e fique confortável com chinelos especiais para você! Obrigada.”

  63. NOJO extremo de quem entra de sapatos em casa. Nojo maior de quem desrespeita isso na casa de quem tem esse habito!
    Desde menina aprendi isso, e nunca mais parei. JAMAIS eu permito visitas com sapatos aqui, é absurdo. Se não quer tirar sapato, melhor nem entrar. Mas a maioria que se incomoda é justamente quem tem meia feia, chulé ou pé maltratado. Mas aqui não. Parabéns pelo blog, tb estou adorando.

  64. No Amazonas isso é
    Comum, e a pessoa que entra
    Calçado na casa alheia é como uma grande ofensa ! Digo amazonenses de verdade
    Como hoje tem muitos gaúchos e paulista por lá pode ter gente entrando de sapatos , já que já percebi aqui é normal entrar calçado quem sabe até pelo frio que faz por aqui por baixo.
    Mas mesmo morando aqui eu peço para que tire os sapatos , eu limpo a casa para que a visita se sinta a vontade , ela traz no impurezas. Não curto mesmo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *