Uma questão delicada aqui no Brasil e que gera muita polêmica é tirar os sapatos para entrar em casa ou não?

 

Recebi o e-mail de um leitor, que se identifica como Chico:
“Gostaria de pedir tua opinião sobre esse assunto. Minha duvida é sobre as visitas e questões de boas maneiras.
Quando recebo as visitas eu e minha esposa gostaríamos que os convidados (ou visitas) tirassem os calçados para entrar em casa.
Assim pergunto? Qual seria a melhor maneira de pedir isso a eles?
É certo ou errado pedir isso a visitas?”

 

Quero deixar claro que essa não é uma regra, apenas uma opinião.
Já estive em casas onde foi preciso tirar o sapato, daí a gente morre de vergonha pois muitas perguntas vem à nossa mente:

  • Será que a meia está em ordem?
  • Será que estou com chulé?
  • Minha unha do pé tá comprida?
  • Tanto trabalho para combinar a roupa com o sapato! (rs)

 

Leia + Como organizar sapatos

 

#Porque tirar os sapatos?

Esse hábito de tirar os sapatos é comum em alguns países orientais. Os japoneses costumam tirar os sapatos, deixando-os na entrada da casa. Esse hábito ajuda a evitar possíveis contaminações trazidas da rua, além de ajudar a manter a casa mais limpa. Isso acontece também em alguns países da Europa, onde a gente acaba pisando no molhado, na neve, e não quer levar essa sujeira e umidade para dentro da residência.

 

#Deixe as visitas confortáveis

Se a casa é sua, e você gostaria que isso acontecesse, você pode tentar e no fim das contas as pessoas irão se acostumar. Embora no Brasil esse hábito não seja tão comum, já frequentei várias casas com esse hábito, principalmente casas de orientais.

Para não chocar nem constranger as visitas eu sugiro que compre havaianas ou pantufas grandes (dependendo de onde mora) para que caibam no pé de todos os convidados (exemplo chinelo 42) e destine um local para “estacionar” os sapatos das visitas na entrada da casa, pode ser um armário, banquinho ou sapateira. Quando os convidados chegarem na porta, você entrega um chinelo para cada convidado e diz: Vocês podem tirar os sapatos para entrar em casa! Podem colocá-los na sapateira aqui ao lado da porta ou se preferirem podem andar descalços. Certamente as pessoas não vão se sentir ofendidas, se você lhes der a opção do que calçar!

 

#Organize

Selecionei 2 modelos de sapateira para serem colocadas ao lado da porta (clique na imagem para ver detalhes), elas cumprem a 3 funções: Armazenar, organizar e decorar o espaço.

 

 

O que você o que acha de tirar os sapatos para entrar em casa? Deixe um comentário

Leia+: Quando chega visita você diz: Não repare a bagunça?

 

Siga nas redes sociais: