Confira a entrevista concedida a para a Tribuna Digital.

SUA CASA COM TUDO À MÃO

FOTOS DIVULGAÇÃO (KITCHENS/CINEX/DELL ANNO)

 

Mais do que poupar tempo, ordenar os utensílios, a dispensa e até a geladeira pode aumentar o espaço útil e a funcionalidade da cozinha, além de facilitar na hora da limpeza.

A tendência gourmet, que impulsionou a criação de utensílios especiais e novos projetos de cozinhas, apenas reforçou o conceito de que esse ambiente é o mais frequentado da casa. Por esse motivo, manter tudo organizado e limpo é essencial. No entanto, armazenar tantos objetos e eletrodomésticos em um único cômodo pode ser complicado para muitas pessoas.

A organizadora profissional Rosires Golizia afirma que manter as coisas ordenadas sempre da mesma forma é muito útil, já que não se perde tempo procurando por nada.”Isso é ainda mais importante na cozinha, onde há muito o que guardar e limpar”.

Paula Fuzeto, criadora do blog Chega de bagunça (blogchegadebagunca.com.br), explica que organizar é algo pessoal, e que cada um precisa encontrar o sistema que melhor se adapta às suas necessidades.”O ideal é observar os hábitos e o estilo de vida das pessoas que irão utilizar aquele espaço, para só então decidir onde cada item irá ser colocado”.

Apesar disso, algumas regras básicas podem ser aplicadas por todos. “Manter tudo o que não se utiliza com frequência nos locais de difícil acesso, assim como dispor os mais usados nas partes mais acessíveis é a norma número um”, ensina a personal organizer Selma Toniatti.

Outra dica da profissional é posicionar tudo o que envolva o preparo dos alimentos próximo ao fogão.”Panelas, colheres de pau, espátulas e abridores de latas precisam estar sempre ao alcance das mãos”. Se não houver espaço para colocar os armários nessa posição estratégica, a sugestão é investir nos ganchos e prateleiras. A organizadora Viviane Vicca garante que, além de serem práticos, os ganchos ainda conferem um ar de modernidade à cozinha.

Para quem possui um orçamento um pouco maior, Viviane recomenda apostar nos móveis planejados. “Apesar do custo, tudo fica guardado de forma correta. As panelas, por exemplo, que geralmente ocupam muito espaço, se encaixam perfeitamente nos gavetões projetados para recebê-las”. Mas não são somente os armários que necessitam de atenção especial. Também é preciso evitar poluição visual nos outros pontos da cozinha, como na bancada. Selma aconselha a deixar apenas um pote com doces e outro com salgados sobre ela, e dar preferência aos acessórios de cor neutra.”Os potes com enfeites na técnica do biscuit, por exemplo, são bonitos, mas ocupam muito espaço”.

Nada disso terá efeito, porém, se a pia não estiver em ordem. Paula ressalta que deixar louças sujas ou secando pode causar impressão de desordem.”A pia deve estar sempre limpa e seca, já que é um local onde se manuseia alimentos. Somente o detergente e a esponja devem estar sobre ela. A lixeira nunca”.

 

Foco principal

A geladeira é o eletrodoméstico mais importante da cozinha. Sozinha, ela é responsável por quase 30% do consumo de energia das residências. Assim, é indispensável saber como utilizá-la da forma correta, a fim de garantir o seu bom funcionamento.

Apesar das especificações contidas no manual, sempre surgem dúvidas, principalmente no que se refere à limpeza e ao acúmulo de gelo. A consultora de organização Paula Fuzeto ensina que o mais indicado é limpá-la a cada 15 dias, sempre com um pano úmido embebido em vinagre ou solução de bicarbonato”. A especialista alerta ainda que os produtos químicos devem ser evitados, pois os alimentos absorvem facilmente qualquer cheiro. “Com esse cuidado, o risco de proliferação de fungos e bactérias no seu interior é muito menor”. Para evitar compras desnecessárias, a organizadora Paula Fuzeto aconselha a deixar os produtos de rápido vencimento sempre nos locais mais visíveis da geladeira, assim como utilizar potes transparentes para armazenamento. Paula indica também qual a área mais indicada para conservar cada tipo de alimento, confira:

  • Reserve a primeira prateleira para os alimentos frescos, que necessitam de maior refrigeração.
  • Nas outras coloque os doces, sobras de alimentos e ovos.
  • Os laticínios, assim como as carnes, devem ficar na gaveta superior.
  • Já na gaveta inferior, que possui menor refrigeração, guarde as verduras, frutas e legumes.
  • As conservas, condimentos e bebidas devem ser colocadas na porta do refrigerador, lembrando que as sobras desses produtos precisam sempre ser mantidas em potes de plástico ou vidro.

 

Despensa cheia

Uma despensa bem arrumada também é fundamental para o bom funcionamento da cozinha. A organizadora profissional Viviane Vicca dá algumas dicas sobre como dispor os itens:

  • Antes de guardar as compras, limpe as embalagens dos produtos com água e sabão.
  • Separe todos em fileiras e com a data de vencimento à mostra.
  • Os mais utilizados, como enlatados, sacarias e conservas devem ser dispostos nas prateleiras do meio.
  • Os produtos de higiene pessoal e de limpeza ficam nas prateleiras de cima, a fim de mantê-los fora do alcance das crianças.
  • Já nas prateleiras baixas vão os refrigerantes, sucos e bebidas em geral.

Gostou das dicas para tribuna digital? Deixe um comentário!

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons