Existem muitas maneiras de destralhar a casa, evitar a bagunça e organizar sua vida imediatamente, mas é preciso disciplina e vigilância constante para manter tudo organizado e evitar a bagunça, uma vez que a desordem faz parte da nossa vida com papéis, comprovantes, revistas, presentes. A boa notícia é que destralhar a casa e evitar a bagunça é fácil. Não sabe por onde começar a destralhar a casa? Esta lista de itens pode te ajudar:

 

#1. Amostra grátis

Amostra grátis parece tentador não é? Afinal é grátis! Comece dizendo não para amostra grátis de produtos, canetas promocionais, chaveiros e qualquer outra coisa sem real utilidade. Isso vai se acumular no fundo da gaveta e trazer mais desordem à sua vida.

 

 #2. Revistas velhas

Tem gente que adora papel, eu sei! Se você não é desses, opte por receber suas revistas de maneira eletrônica (no tablet), a vantagem é que a assinatura é mais barata, você não tem contratempo com as entregas quando está de férias ou muda de endereço, a leitura é feita de maneira rápida e ainda ajuda poupar algumas árvores.

Se você estiver mantendo revistas velhas para poder consultar no futuro, acredite em mim, você não vai! Para esse tipo de consulta, crie um painel online no Pinterest, você pode salvar suas referências, fotografar, deixar tudo arquivado e pesquisar outras ideias. Além disso, é fácil de consultar e você pode acessar do computador, tablet ou celular, o que torna tudo mais prático!

Se estiver mantendo as revistas para que seus filhos possam utilizar em colagens e trabalhos escolares, mantenha três no máximo.

 

#3. Alimentos vencidos

Verifique sua despensa ou seus armários de alimentos e faça uma inspeção nos alimentos expirados, verifique enlatados, condimentos, bebidas, massas e cereais. Aproveite para doar aqueles que você comprou para testar e não usou ou não aprovou. Pare de comprar um novo tempero para cada nova receita, simplifique suas especiarias e concentre-se nos seus temperos favoritos. Você pode aproveitar e fazer um inventário dos alimentos da despensa e planejar um cardápio para usar seu estoque antes que tudo expire.

 

#4. Roupa velha

Pare de guardar aquelas roupas que você pode usar “algum dia”. Hoje é o seu dia! Use suas melhores roupas agora! Use roupas que te fazem sentir bem e esteja sempre pronto para tudo. Aproveite e separe para doação itens com as quais você não se sente confortável e descarte tudo o que está desgastado, manchado ou desbotado.

 

#5. Papel, papel e papel

Uma pilha de papéis tende a crescer rapidamente, então evite os papéis. Para destralhar a casa, comece dispensando a segunda via de recibos do cartão de débito e crédito, jogue todos os outros recibos sem importância o mais rápido possível. Pare de pegar menus de restaurantes, folhetos, cartões, etc. Opte por receber as faturas online, pague também online e salve seus comprovantes de pagamento em PDF (não precisa imprimir) ou crie uma pasta na sua conta de e-mail para armazenar seus comprovantes e notas fiscais.

 

#6. Sacolas de plástico

Comece colocando suas sacolas de compras reutilizáveis em seu carro e se comprometa a usar apenas elas quando for à feira ou ao mercado. Jogue fora as sacolas em excessos, elas vão se multiplicar novamente.

 

#7. Coisas quebradas

Jogue fora aqueles objetos quebrados e você separou para consertar e não teve tempo ou disposição para fazer e que estão já faz algum tempo ocupando um lugar é um passo grande passo para destralhar a casa. Tire essa pressão de si mesmo, jogue fora e veja sua casa respirar.

 

#8. Rouparia

Descarte roupas de cama e toalhas velhas, manchadas ou rasgadas imediatamente. As chances de que você precise usá-las novamente são mínimas e você não vai querer que suas visitas usem as piores roupas de cama ou banho, vai?

 

#9. Louça lascada

Louças lascadas como pratos e canecas fazem mal para a auto estima de todos os moradores da casa, trate bem sua família e sirva as refeições em louças em boas condições de uso.

 

#10. DVD´s e Cd´s

Em tempo de TV streaming e YouTube, você  provavelmente sabe que nunca mais vai assistir, muito menos desperdiçar seu tempo com antigos DVD´s. Libere espaço em casa e se desfaça dos DVD´s que não têm mais valor. Se você não tem o costume de comprar músicas e filmes digitalmente, comece agora pelo Google Play,  iTunes ou outro serviço como Spotify, a vantagem é que se gosta de apenas uma música de determinada banda, você não precisa comprar um álbum inteiro.

 

#11. Itens de cozinha duplicados

Libere espaço nas gavetas da cozinha mantendo apenas um item de cada. Elimine abridores de garrafa, facas em excesso (quando você usa sempre as mesmas) e todos os itens em dobro na sua cozinha.

 

#12. Acessórios

Caso você não tenha usado em um ano ou mais, isso significa que você realmente não gosta deles. Doe seus acessórios sem uso para uma instituição de caridade ou venda.

 

#13. Bagunça digital

Pare de assinar newsletters que não lhe trazem valor. No celular comece a apagar apps, mensagens de textos, notas e contatos que você não precisa mais. No computador, revise e interrompa o armazenamento de música ou filmes que você não costuma ouvir ou assistir. No celular ou computador, apague fotos repetidas e mantenha apenas suas favoritas.

 

#14. Caixas e recipientes vazios

Para destralhar a casa, evite guardar recipientes vazios ou caixas para armazenar e faça o caminho inverso comprando somente quando necessário.

 

#15. Refil para itens que você não usa mais

Elimine refil de produtos que já você não utiliza mais como lâmpadas (se você mudou tudo para led, não vai precisar trocar suas lâmpadas por anos), filtros de café, protetores de escova, acessórios de secador (aqueles que você não usa), etc.

 

#16. Capacetes comprometidos

De acordo com Inmetro, capacetes devem ser descartados se tiverem sofrido qualquer impacto ou que o enchimento interno não esteja firme. Descarte sem dó!

 

#17. Medicamentos expirados

Verifique na caixa de remédios a validade dos medicamentos e se informe em uma farmácia próxima à sua casa a melhor maneira de descartar medicamentos vencidos, geralmente eles recolhem para o descarte.

 

#18. Cosméticos expirados

Cosméticos expirados perdem a sua eficácia e fragrâncias, podem ficar rançoso, com os componentes da fórmula separados e ainda podem provocar alergias. Verifique a data de validade dos cosméticos e na dúvida descarte.

 

#19. Telefone celular velho

Pare de guardar aparelhos de celular velhos com a desculpa de poder precisar algum dia, eles devem ser descartados corretamente, procure uma revenda de aparelhos e descarte no lixo destinado para esse fim. Aproveite e descarte tudo o que não usa mais como cabos, capas e outros acessórios.

 

#20. Livros

Para os livros, inspire nas dicas da Guru da organização Marie Kondo e “Só fique com o que te dá alegria”, faça a si mesmo a seguinte pergunta – “Este livro me inspira?”

Pare e pense se aquele livro nunca foi lido, é porque você não possui real interesse, se aquele livro carrega algum conhecimento do seu interesse, mas você nunca leu, descarte e fique somente com seus livros favoritos. Além disso, se você não é viciado no cheiro do papel, considere comprar mais livros eletronicamente ou entre para um clube de troca de livros, assim mais pessoas terão a oportunidade de aprender com seus livros favoritos.

 

#21. Decoração

Pare de decorar com itens de decoração que você não ama, o estilo ou gosto pessoal para a decoração muda com o passar do tempo e talvez a decoração da sua casa não reflita quem você é agora. Você pode apenas retirar os enfeites da casa. Se você não gosta, não guarde! Apenas descarte ou destine para doação.

 

#22. Carro

Sua casa é um santuário, mas seu carro uma lixeira móvel? Comece a limpar a bagunça do seu carro toda vez que você chega em casa. Mantenha uma lixeira dentro do carro. Use um saco de lixo para recolher os panfletos que são distribuídos no semáforo, papéis de bala e chocolate, comprovantes de estacionamento, etc e jogue no lixo. Quem tem filhos pequenos sabe que a luta contra as migalhas e embalagens de alimentos é diária. Crie esse hábito e mantenha seu carro sempre em ordem. Se você usa seu carro como “closet”, desenvolva o hábito de organizá-lo sempre. Coloque uma cesta no porta malas do carro e concentre sua bagunça nela, será mais fácil de encontrar o pé de sapato perdido ou aquela blusinha.

 

#23. Ferramentas

Pare de comprar ferramentas cada vez que precisa realizar uma manutenção. Mantenha todas sempre no mesmo local, em uma maleta apropriada e tenha o hábito de guardá-las sempre após o uso. Faça uma limpeza na sua caixa de ferramentas e descarte tudo aquilo que não tem utilidade como pregos, parafusos ou buchas já usados e outros itens que você não sabe a função.

 

#24. Presentes

Para destralhar a casa, você precisa parar de acreditar que precisa guardar os presentes que você não gostou, não te serviram, dos quais você não precisa ou já tem algo semelhante. Se não for possível realizar a trocar, você pode doar, vender ou criar uma caixa de presentes reciclados e repassar sem culpa. Veja aqui algumas dicas para repassar presentes.

 

#25. Serviços

Analise o extrato da sua conta corrente ou cartão de crédito, reveja todos os serviços contratados e cancele aquele que você não usa mais como revistas que não lê, canais de tv a cabo que você não assiste e deixam o seu plano mais em caro ou minutos na conta do seu celular que você não usa e substitua por um plano de minutos mais econômico.

 

Quando você voltar para o básico e se concentrar em começar a fazer as coisas que ajudam a eliminar a desordem e parar de fazer as coisas que contribuem para a sua desorganização, você vai continuar a avançar em um caminho mais livre de bagunça! Que tal começar? Ou você prefere ficar parado no meio do caos?

 

Gostou das dicas para destralhar a casa? Tem algum comentário? Quero saber!

Leia+ Como se livrar da tralha

 

Até a próxima! Acompanhe também as novidades no YoutubeInstagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons