15 hábitos para mães felizes

Como é possível algumas mamães estarem sempre felizes mesmo com aquelas coisas do dia a dia que nos deixam malucas? Algumas mães nos causam certa inveja (branca) pois estão sempre sorrindo, por mais que tudo tenha dado errado. Em homenagem ao Dia das Mães selecionamos 15 hábitos que você deve praticar para ficar “zen” e manter a felicidade no ar.

 

#1. Peça ajuda

Mães felizes pedem ajudam para a família ou amigos. Às vezes dá saudade de dormir até mais tarde no domingo ou de pegar um cinema com seu marido? Se você não consegue uma babá, peça “Por favor” para que algum parente fique com as crianças. Pode ser a avó, tia, prima ou aquela avó de consideração que adora seus filhos. Vale pedir para a mãe do melhor amigo do seu filho ficar com ele, e depois você pode retribuir o favor no próximo fim de semana.

 

#2. Saia de casa todos os dias

Você fica em casa o dia inteiro? O ar fresco, a luz do sol, a natureza são potencializadores de humor. Se você mora em apartamento, pegue o elevador e vá até o play. Se você mora em casa descubra um parquinho seguro perto de sua casa e comece a freqüentar com as crianças. Faça amizade com outras mães, converse sobre a rotina com as crianças e descubra algum segredo para manter o stress baixo.

 

#3. Planeje um fim de semana divertido

Às vezes é realmente difícil encontrar tempo e dinheiro para tirar férias. Aqui em casa vivemos na promessa de férias e nada acontece em razão do trabalho do meu esposo(rsrs).  Mas tirar um fim de semana é possível. Encontre um local próximo da sua cidade, onde vocês possam tirar “mini férias” em um fim de semana ou feriado prolongado. Pode ser que você dirija 1 hora ou mais ou que você pegue um avião, tudo vai depender do seu orçamento e destino. Use esse fim de semana para relaxar, esqueça a tecnologia, desligue os despertadores, ignore a lição de casa das crianças, os prazos e tudo mais. Aprecie o pôr do sol, faça castelos de areia com as crianças, divirta-se com jogos de tabuleiro ou cartas. De repente, isso fará você se lembrar por que você passa tanto tempo lavando a roupa dessas pessoas incríveis com quem você vive.

 

#4. Seja gentil com seu parceiro

Você chama seu marido de “amor” ele te chama de “meu bem”, mas você está dando atenção o suficiente para ele? Encontrar um tempo para o seu marido, fará seu parceiro feliz e conseqüentemente isso irá refletir em você.

 

#5. Comer, dormir e ser feliz

Dormir é definitivamente essencial para manter o bom humor. Já ouve um tempo em minha vida, que meu sonho de consumo era dormir pelo menos 7horas de sono seguidas sem interrupções. Felizmente consegui isso nos ultimo mês, fazendo um acordo com minha filha de 4 anos. Se ela passar a noite inteira na cama dela, sem vir para o meu quarto durante todos os dias da semana, a recompensa é ir ao parque no domingo brincar e andar de bicicleta. Se você tem um bebê que precisa de atenção durante a noite, procure aproveitar as horas de sono dele durante o dia para tirar um cochilo, e faça todas as outras atividades de casa enquanto o bebê estiver acordado. Isso pode ensina ao bebê alguma coisa sobre dormir quando a casa estiver em silêncio e ficar acordado enquanto a casa estiver movimentada. Com crianças maiores, apele para acordos ou compre um bom livro sobre o assunto. Substitua todas as xícaras de café que você toma por dia, por uma tigela de mingau de aveia e uma banana, isso certamente tornará seu sono mais tranqüilo.

Leia+: 10 Dicas para mamães cansadas

 

#6. Faça exercícios

O meu conselho poderia ser, procure o médico e peça uma cápsula para a felicidade (existe), mas sério? Não precisa apelar. Basta praticar alguma atividade física. Fazer exercícios regularmente nos faz sentir felizes e dispostas. Se falta tempo, levante mais cedo (tipo muito cedo) e peça para seu esposo olhar as crianças enquanto elas dormem (hehe) e saia para fazer uma corrida e ou uma caminhada. Aqui em Curitiba, tem um grupo de mães que se reúnem no parque para correr, o The Runnung Moms procure algum grupo de corrida em sua cidade ou uma academia amigável. Eu freqüento a Curves que é uma academia exclusiva para mulheres e tem um ambiente super amigável ideal para quem quer perder medidas ou apenas manter a forma. Se você não faz o tipo marombeira, pode funcionar pra você.

 

#7. Fique sozinha

Passar um tempo sem as crianças é fundamental para sua saúde psíquica. Institua a noite das “meninas” e saia com suas amigas. Se não for possível sair de casa, experimente tomar um longo e demorado banho de chuveiro ou banheira e leia uma revista sem interrupções.

 

#8. Seja legal com seu semelhante

Só porque você é mãe, não significa que esteja isenta de fazer algo por outras pessoas. As maiorias das mães que são felizes estão regularmente fazendo algo pelo próximo. Vai assar um bolo? Asse mais um para alguém especial. Ofereça carona para um amigo, faça uma visita para algum idoso, em geral eles adoram crianças e adoram conversar.

 

#9. Tenha amor próprio

As mães mais felizes não comparam ou competem. Nem elas, nem seus filhos, nem os seus carros, nem suas casas, nem quem é mais inteligente, mais bonita, mais nova, ou mais descolada, nem qual filho tem o branco do olho mais branco. Se você observa muito e se compara com as outras mães, isso fará de você uma pessoa infeliz. Dar amor e atenção ao seus filhos é muito melhor do que proporcionar bens materiais.

 

#10. Aproxime-se de outras mães

Mamães felizes têm amigas que também são mães. Isso é fundamental para que vocês possam discutir algumas questões que só interessam às mães, como crises de alergia das crianças, a cor do cocô do seu filho, e a metodologia da escola.

 

#11. Permita-se pequenos mimos

Mães felizes adoram fazer coisas que saiam rotina e fazer algo diferente ou divertido, como comprar flores para si (apenas no caso de ninguém mais ter pensado em dar de presente), convidar o marido para um almoço a dois, receber um tratamento facial, ou qualquer outra coisa. A felicidade pode estar nas pequenas coisas.

 

#12. Abra exceções 

Uma das melhores coisas sobre ser a pessoa que faz as regras é poder quebrá-las algumas vezes. Permitir que seu filho assista um filme até mais tarde, deixar a criança dormir na cama dos pais em uma noite muito gelada ou quando estão doentes ou prometer comprar batatinha frita na volta de uma consulta médica (tem criança que sofre com a síndrome do jaleco branco, vale tudo nessas horas) são algumas coisas que não farão mal à você nem aos pequenos de feitos esporadicamente. Mamães muito felizes saber se virar quando é preciso e transformam um dia comum em algo inesquecível.

Leia+: 20 frases que toda mãe de crianças fala

 

#13. Separe um tempo para cada criança

Separe as crianças e passe um tempo exclusivo com cada um. Sem interrupção, sem malabarismos, sem rivalidade entre os irmãos. Que alegria!

 

#14. Sorria sempre

Crianças gostam de ver suas mães sorrindo, isso é muito fácil. Pesquisas apontar que sorrir produzir serotonina e serotonina faz um bem danado para seu corpo. Rir com com seus filhos é um dos melhores segredos de muitas mamães felizes.

 

#15. Abrace

Tenha o hábito do abraço. Mamães felizes abraçam seus filhos sempre que podem. Faça isso sempre que puder, já que suas chances diminuem conforme as crianças crescem. Vão para o ensino fundamental, e diminuem mais ainda quando elas vão para o ensino médio. Então abrace enquanto você pode!

 

 

Gostou das nossas dicas de hábitos para mães felizes? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ Comida de mãe 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *