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A indústria da aviação investe milhões em pesquisas e testes para aprimorar a segurança das aeronaves, entre as instruções que recebemos ao embarcar, provavelmente a mais conhecida é esta: “Em caso de despressurização máscaras individuais de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico e respire normalmente, auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua”. A orientação de colocar a máscara em nós mesmos antes de ajudar outras pessoas não é à toa, pois nosso instinto é proteger as crianças e pessoas queridas, porém sem oxigênio não conseguiríamos. Em nossa vida não é muito diferente, precisamos estar bem para ter condições de cuidar de quem está à nossa volta.

É sobre isso que quero conversar com você nos próximos 15 tópicos com dicas de cuidados pessoais que podem fazer parte da sua rotina.

 

#1. Não pule o café da manhã

Depois de horas em jejum nosso corpo precisa repor as energias para despertar e funcionar bem durante o dia. Por isso, começar a manhã com um bom café é um cuidado que afeta positivamente a saúde, o humor e até a produtividade.

15 dicas para cuidar de si mesmo

 

#2.  Alongue-se

Fala sério, por que a gente só lembra de alongar depois de gastar dinheiro com anti-inflamatório? Para quem trabalha sentado, em pé ou passa muitas horas no trânsito, alongar a cada período de tempo ajuda a evitar tendinites e desconforto muscular.

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#3. Cuide da pele

Ter uma pele bem cuidada é importante para sentir-se bem, para isso, filtro solar e hidratação são indispensáveis. Claro que o resultado destes cuidados diário se vê com o tempo, pois tem maior efeito preventivo.

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#4.  Abandone maus hábitos

Quem fuma, exagera no açúcar ou no álcool, repense. Faça isso pela sua saúde e qualidade de vida! Certamente você irá sentir mais disposição.

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#5. De olho na roupa íntima

Mesmo que ninguém veja, uma roupa íntima bonita faz a gente se sentir bem. O contrário também vale! Andar com sutien, calcinha, cueca e meias velhas geram insegurança. Livre-se delas.

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#6.  Tome água

Sabemos a importância da água pra fazer funcionar bem nosso corpo, mas principalmente no inverno, esquecemos de tomar os tão indicados 8 copos de água por dia, então vale colocar aviso no celular e comprar uma garrafa nova para usar durante o dia.

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#7. Atividade ao ar livre

Caminhada ou corrida não exige muito, só um par de tênis, roupa confortável e vontade. Já os benefícios são muitos, enquanto você movimenta o corpo também coloca a “cabeça no lugar” e o nível de ansiedade diminui.

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#8. Evite estresse ao volante

Poucas coisas neste mundo irritam mais que o trânsito, mas uma forma de se cuidar é não deixar o nervosismo tomar conta. Ultimamente tenho ouvido podcasts que variam entre 20 e 45 minutos, com diversos temas. Indico o App Podcast Addict.

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#9. Nutrição está em dia

Para ter pele e cabelos saudáveis, além de disposição que é muito importante, a alimentação deve ser equilibrada com porções que ofereçam a quantidade certa de vitaminas e minerais. Um profissional pode orientar o cardápio ou suplemento alimentar de acordo com sua saúde e estilo de vida, mas você pode incluir um suco saudável em sua rotina.

 

#10. Não acumule

Encontre destino para o que não tem utilidade em sua casa, cartas e revistas já lidas, roupas que não servem mais, frascos vazios… Acumulação é um “tiro no pé” da organização e não traz bem estar.

 

#11. Dê o play!

Porque não fazer uma pausa com suas músicas preferidas? Faça uma playlist por dia da semana e relaxe por alguns minutos com sua voz preferida.

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#12. Corrija a postura

Dor nas costas após um dia de trabalho ou no ombro ao fazer compras parece comum, mas pode piorar com o tempo em função da má postura. Um cuidado que pode ser incorporado em nossa rotina é corrigir estes erros.

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#13. Tome banhos relaxantes

Eu sei, o país está passando por uma crise hídrica e de energia, por isso não devemos abusar, mas um banho quente e calmo tem poderes! Leve música tranquila, experimente óleos relaxante pós banho. Permita este cuidado, é renovador.

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#14. Durma bem

Se você acordar cansado, começar o dia será uma tarefa difícil. Responda as perguntas a seguir e veja se o seu quarto está preparado para que você tenha uma boa noite de sono.

  • O quarto é escuro o suficiente?
  • Durante a noite a televisão fica ligada fazendo barulho?
  • Seu pet te acorda repetidas vezes durante a noite?
  • O quarto é bem arejado?

 

#15. Diário de gratidão

Todo dia tem algo positivo que pode ser relatado. Tenho este hábito e sinceramente, me ajuda a dormir melhor.

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Com planejamento, estas dicas podem perfeitamente fazer parte da sua rotina de cuidados pessoais. “Eu não tenho tempo” não pode ser desculpa, lembre-se: estar bem para ter condições de cuidar da família.

 

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