Algumas vezes é difícil organizar quarto de criança e manter tudo em ordem, no entanto é importante ensinar e incentivá-las a serem organizadas desde cedo. Na hora de planejar o quarto e os móveis dos pequenos, é preciso pensar em todos os detalhes e nas necessidades futuras de quem usará o espaço.

Se você planeja um quarto do bebê, um trocador alto facilitará a troca de fraldas, no entanto, esse móvel no futuro deve ser aproveitado para outro fim, como uma mesa de estudos. Lembre-se também de planejar um local para guardar os brinquedos. Cubos ou baús de madeira com rodízio podem ser usados para armazenar fraldas descartáveis e no futuro podem abrigar brinquedos.

Se não houver espaço suficiente no quarto, reserve um espaço dentro do armário para guardar brinquedos e armazene-os em caixas transparentes, outra opção é usar o espaço embaixo da cama para esse fim.

1. Delimite o espaço

Determinar o uso do espaço é muito importante, onde cada item será guardado é a primeira e mais importante regra na organização.

2. Separe

Separe calçados, roupas, livros, material escolar, brinquedos, rouparia, e tudo mais.

3. Identifique

Após definir onde cada item será guardado, identifique todas as prateleiras e gaveta usando uma rotuladora ou imagens dos objetos para crianças não alfabetizadas, isso facilita a associação.

4. Descarte

Separe para doação, brinquedos e roupas que as crianças não usam ou que não servem.

5. Use organizadores

Organizadores evitam que a bagunça tome conta do espaço. Invista em organizadores como caixas, cabides e colmeias para facilitar a manutenção do armário.

6. Padronize cabides

Padronizar cabides torna o armário instantaneamente organizado. Para o caso de duas ou mais crianças dividirem o mesmo armário, determine cores de cabide para cada um deles e delimite os espaços para facilitar a organização.

7. Use caixas 

Caixas auxiliam a organização e servem para separar abrigar miudezas e acessórios.

8. Cesto de roupa suja

Instale um cesto de roupa suja no quarto para evitar que as roupas fiquem espalhadas no chão.

9. Lixeira 

Coloque uma lixeira no quarto para evitar que o lixo fique pelos cantos.

10. Ganchos

Instale ganchos ou cabideiros para pendurar mochilas e casacos e evitar que os objetos fiquem no chão.

Tem alguma dica para organizar quarto de criança? Deixe um comentário.

Leia + 37 ideias para facilitar a vida com crianças

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.