Dicas Essenciais para Organizar a Chegada do Bebê: Prepare-se para a Nova Jornada
A família está em festa pela notícia da chegada do bebê e pode até haver aquela sensação “tem muito tempo pela frente”, mas não se engane! Os nove meses vão passar rápido e seria muito bom se tudo estivesse organizado para a chegada do rebento em casa, não é mesmo?
Então aproveite nossas dicas para organizar a casa de maneira prática, isso vai facilitar seu dia-a-dia.
1. Planejamento – 3º ao 5º mês de gestação
Quando o mal-estar e sonolência passarem será possível voltar à rotina, então é hora de colocar as necessidades da chegada do bebê de forma organizada! Pode ser em planilha ou checklist, o importante é antecipar possíveis problemas para ter um final de gestação sem preocupação. Os futuros papais já responderam as seguintes perguntas?
- Qual será o estilo do quarto do bebê? Ele pode ser montado após o sexto mês de gestação, mas para encontrar melhores preços e a decoração que deseja é importante definir com antecedência o estilo (clássico, moderno, temático) para filtrar as pesquisas ou até mesmo orientar o profissional que irá decorar o quarto.
- Será necessário reformar algum cômodo da casa para receber o bebê?
- Vamos fazer chá-de-bebê? Caso a resposta seja “sim”, busque referência e levante os valores.
- Faremos ensaio fotográfico? O recomendado é solicitar orçamentos, pesquisar pacotes que incluem new born ou o que for da preferência dos pais.
2. Abra espaço – 5º ao 7º mês de gestação
Mesmo que sua casa seja grande, quando o quarto do bebê for montado muita coisa ficará fora do lugar, sendo assim, para evitar a bagunça analise seus cômodos e armários; veja o que pode ser doado, remanejado ou até mesmo descartado. O ideal é fazer isso antes dos móveis novos chegarem e com a participação da família.
3. Enxoval – 6º ao 8º mês de gestação
É uma delícia comprar itens para o enxoval do bebê! As lojas têm roupas e acessórios lindos e por mais que a vontade de comprar tudo seja grande, estejam atentos para não comprar além do necessário, pois o bebê passa rapidamente pela fase RN (recém-nascido) e as roupas e sapatos ficarão sem uso.
Abaixo uma lista prática de enxoval:
Roupas
- Body de mangas curtas e longas: 6 peças de cada tipo
- Culotes: 6 peças
- Meias: 3 pares
- Macacões: 6 peças
- Casacos de lã: 2 peças
- Fraldas de tecido: 10 peças
Roupa de cama e banho
- Toalhas: 3 peças
- Toalhas-fralda: 3 peças
- Lençol para carrinho: 3 conjuntos
- Protetor de berço: 2 kits
- Lençol para berço: 3 conjuntos
Higiene
- Kit de higiene: 1 kit
- Algodão: 2 pacotes
- Lenços umedecidos: 2 pacotes
- Sabonete neutro: 2 unidades
- Aspirador nasal: 1 unidade
- Conjunto para manicure: 1 conjunto com tesoura, cortador e lixa
- Creme para assaduras: 1 bisnaga
- Escova e pente para cabelo: 1 conjunto
- Fraldas descartáveis: 3 pacotes
Muitos destes itens a mamãe irá ganhar ao longo da gestação ou no chá de bebê, por isso é bom ter uma lista como esta pra se basear, mas não necessariamente comprar tudo de uma vez.
4. Organize o quarto – 6º ao 7º mês de gestação
Quando os móveis já estiverem montados e o enxoval pronto, é hora de organizar os itens do bebê no armário. A ideia é armazenar da forma mais prática possível, pense em como será sua rotina com o bebê no berço, trocador, cômoda… Tudo o que você precisa para trocar fraldas e as peças mais usadas, como o body, devem estar bem acessíveis. Alguns organizadores podem ajudar.
5. Lembranças – 7º mês de gestação
O tempo agora vai passar cada vez mais rápido, já pensou na lembrança para quem visitar o bebê na maternidade? Aproveite a disposição desta fase para comprar ou fazer as lembrancinhas.
6. Fotografia – 7º mês de gestação
O sétimo mês é o ideal para fazer ensaio fotográfico com gestantes, pelo formato da barriga nesta fase e também porque o rosto da mamãe não está muito inchado, geralmente.
7. Mala para a maternidade – 8º mês de gestação
O dia de conhecer o rostinho do seu bebê está chegando! Recomenda-se deixar a mala da maternidade pronta com antecedência para não ser pego de surpresa, ao prepara-la pense na condição do clima da época do nascimento do bebê. Considerando ao menos dois dias de hospital, segue a lista pensada
4 trocas de roupa para o bebê
- 1 macacão, 1 body, 1 calça, 1 par de meias
- 1 manta e 1 cobertor
- 4 toalhinhas de boca
- 2 fraldas de pano
- 2 toalhas fraldas
- Saída maternidade com macacão e manta
Higiene
- Sabonete líquido da cabeça aos pés
- Cotonete
- Álcool 70%
- Pomada
- Lenço umedecido
- 1 pacote de fraldas recém-nascido
- Chupeta
- 1 sacola para roupa suja
- 1 trocador
- 2 cueiros
8. Primeiros dias
8º mês de gestação
É importante planejar, na medida do possível, os primeiros dias já com o bebê em casa. Neste momento mãe e filho precisam descansar e o resto fica em segundo plano. Então, pense em refeições que não exigem esforço e que podem ser congeladas.
Se achar necessário, compre lençóis e pijamas novos, pois serão trocados com maior frequência.
9. Faxina
15 a 20 dias antes do parto
Programe uma faxina geral em sua casa, aquela de afastar móveis e lavar janelas; se tiver condições de pagar uma pessoa, ótimo, caso contrário peça ajuda, pois quando o bebê nascer a casa ficará pelo menos 15 dias com muita movimentação de pessoas e pouca atenção dos donos, absolutamente compreensível!
10. Roupinhas
10 dias antes do parto
Lave com sabão neutro as primeiras roupinhas do bebê, isso evita que ele tenha alguma alergia ou irritação na pele em contato com as roupas.
LEIA+: Como organizar a chegada do bebê
Espero que este post tenha te auxiliado a se organizar para este momento tão especial que é a chegada do bebê. Cada fase da gestação é linda com ansiedade e dúvidas sim, mas acima de tudo com muito amor!
Tem alguma dica que não mencionei? Deixe um comentário.
Informação: crescer.globo.com.br, trocandofraldas.com.br
Siga no instagram
[…] LEIA+: Organize a chegada do bebê […]