Alimentar-se bem morando sozinho pode parecer difícil e cozinhar pode ser chato e frustrante. Mas não dá só pra comer “besteira”, alimentos prontos ou sair todos os dias para comer fora. A dica é planejar o cardápio e também as idas ao mercado. Vá as compras uma vez por semana e faça pequenas compras de produtos perecíveis para não passar a semana inteira comendo o mesmo menu. Veja algumas dicas de como se alimentar bem morando sozinho.
1. Pequenas porções
Compre pequenas porções ou se desejar compre grandes porções e congele em porções menores. Vale para pães, tortas, carnes, molhos, queijos, frios, etc. Utilize uma torradeira para descongelar os pães, fica ótimo!
2. Massa
É pratico e não estraga. Basta cozinhar a porção que irá consumir, o resto fica no armário e bem fechado para a próxima vez. O toque final fica por conta do molho que pode ser variado e ainda pode ser comprado pronto.
3. Ovos
Práticos e possibilitam diversas formas de preparo. Frito, cozido, omeletes, mexido, benedict etc,
4. Pacotes de salada pronta
São muito úteis, é só abrir o pacote, temperar e pronto. Tempere a salada utilizando azeite de oliva, sal e limão por ser mais saudável.
5. Alimentos congelado
Na seção de congelados existe muita variedade de alimentos prontos e em pacotes individuais. Só testando para saber o que é bom!
6. Bebidas
Sucos, leite, iogurtes, sorvete, refrigerante e tudo mais que pode ser vendido individualmente ou congelado e que quebram um galho na hora da fome.
7. Arroz e feijão
Depois de cozinhar o feijão, congele em pequenas porções e retire apenas o que for consumir no dia. O arroz pode ser pré-refogado em alho e azeite e guardado por até três dias na geladeira. Na hora de cozinhar é só ferver a água, colocar sal no arroz e despejar a água na panela. Vale investir em uma panela elétrica para o preparo o arroz.
8. Legumes
Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento. Ela é bem simples: lave bem os legumes e corte os talos. Mergulhe os vegetais em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida para evitar que cozinhem com o calor. Leve os legumes ao congelador em sacos plásticos, Retire todo o ar da embalagem para não ficarem com textura áspera e sem sabor. Na hora de preparar os legumes congelados, basta cozinhá-los e depois servir.
9. Batatas
Você pode congelar batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinhe e amasse como purê. Embrulhe em papel-filme e leve ao congelador. Para batatas cruas, lave, descasque e corte em cubos. Mergulhe em água fervente por 5 minutos e resfrie em uma tigela com água e gelo. Escorra, embale em papel-filme e congele.
10. Cozinhe porções dobradas
Cozinhando o dobro da porção que será utilizada é possível guardar a parte da porção que sobrou no freezer para consumir em outra oportunidade. Funciona bem com carne moída, frango refogado, carne refogada ou cozida, etc.
Tem alguma dica de como se alimentar bem morando sozinho? Deixe um comentário.
Adorei as dicas!!!!
Márcia
Amei o blog e as dicas. Já estou seguindo este tbem,rs.
Bjim
Grazi
http://ampliandonossosonho.blogspot.com
O q eu faço é colocar sacos de feijão de varios tipos na parte baixa da geladeira, embrulhados com sacolas plásticas. O frio espanta as traças e dura mais pelo menos comigo. Depois cozinho logo 1 kg de feijao sem tempero e boto no freezer em 5 potes.Tiro um pote, esquento e capricho nos temperos. Aliás essa semana vou fazer isso.Valeu pelas dicas.