Aposentadoria é um assunto que assombra boa parte da população brasileira. Não a toa, depender exclusivamente do INSS pode significar queda no padrão de vida, e esta não deve ser uma fase de preocupações, não é mesmo? Para um futuro tranquilo, a palavra é: planejar. Acompanhe nossas dicas e saiba como planejar sua aposentadoria.

1. Planeje o futuro

Defina como você quer viver ao se aposentar. Manter o mesmo padrão, ter uma vida mais simples ou elevar o nível e viajar o mundo? O primeiro passo é saber como você gostaria de viver quando a terceira idade chegar.

2. Saiba do que você dispõe

Depender apenas do INSS não está nos planos, já que a previdência social paga pouco (salvo casos liberados pela justiça). Então vale investir em previdência privada. Quem sabe ainda dá tempo de tentar outra fonte de renda?

3. Quanto investir

Para não ficar financeiramente pesado, é preciso começar o quanto antes, tendo em mente o valor que será necessário para manter o padrão de vida que você definiu e considerando gastos a mais com saúde. Como cada caso é único, utilize esta calculadora e veja o quanto se deve poupar de acordo com suas condições e necessidade.

4. Cigarra ou formiga?

Nesta fábula, a cigarra se divertia e vivia o momento enquanto a formiga trabalhava duro guardando comida para o inverno que quando chegou, pegou a cigarra de surpresa, e sua única alternativa foi pedir socorro pra formiga. A vida realmente passa rápido e no fim das contas você quer ser a cigarra ou a formiga? Então além de planejar, coloque em prática.

Nunca é tarde para começar a poupar, afinal, esta fase da vida deve ser repleta de alegrias e tranquilidade! Se surgir dúvidas, busque auxílio profissional para não cair em ciladas ao investir seu dinheiro.

Tem outra dica para se preparar para a aposentadoria? Compartilhe, deixe um comentário.

Leia+7 dicas para economizar