Mulher escrevendo na caixa de mudança

Veja aqui as melhores dicas para transportar sua mudança

Como organizar sua mudança de cidade, estado, bairro ou apartamento? Não importa a distância, esta tarefa pode dar calafrios em quem nunca se mudou ou quem já o fez inúmeras vezes. Este artigo tem o objetivo de contar algumas dicas para tentar facilitar este processo. 

Então, mesmo que você vá organizar sua mudança de última hora, respire. Afinal, o nervosismo não ajuda em nada na sua organização e planejamento. Para te ajudar, aqui você vai encontrar: 

  • Como planejar? 
  • Como embalar: geladeira, móveis, roupas, copos, louças, etc.  
  • Empresa de mudanças: como escolher a melhor para você? 

Entenda que por mais que você se planeje, imprevistos podem acontecer. Portanto, leia atentamente os tópicos abaixo para evitar problemas, ou ainda, entender como pode solucioná-los. Assim, você também vai saber o que pode esperar de uma empresa de mudanças. 

Como planejar

Planejar sua mudança não é uma coisa simples e vai muito mais além do que fazer cotações na internet. Você quer alguém para cuidar de todos os detalhes ou está fazendo orçamento apenas do transporte entre um ponto e outro? Veja alguns pontos que é preciso considerar na hora do planejamento:  

  • a empresa faz transporte regular para a rota que precisa? Se a transportadora não tem o costume de fazer este caminho, pode ser que ela se depare com problemas no trajeto. Tem as datas que você precisa? 
  • o local de origem / destino tem escadas? Tem elevador, as coisas cabem dentro do elevador ou passam na escada?
  • o caminhão passa no portão ou na rua que você mora ou vai morar? 
  • seus móveis foram montados dentro de casa? Vão sair da sua casa montados, ou seja, vão passar na porta, corredor mais estreito, entre outros? Você consegue desmontá-los, vai precisar de ajuda para isto? 
  • quanto tempo é necessário para empacotar suas coisas? 
  • a empresa oferece ajudante para carregar? 
  • suas coisas vão caber no caminhão disponibilizado? 

Tudo isso pode interferir no preço da sua mudança, bem como no tempo que você vai precisar disponibilizar para este fim. Além do mais, existem diversos relatos de pessoas sobre cobranças extras para retirada dos itens do caminhão no destino. Até mesmo, na hora da chegada ou antes de partir, é possível ter problemas com a falta de planejamento. 

Por isso, é fundamental se organizar e pensar em todos os detalhes antes de algum móvel entalar, ou você descobrir que não contratou ninguém para carregar seus pertences pesados. Então, além de planejamento antes de mudar, você pode precisar de uma trena para medir tudo que tem. 

Liste os itens da mudança

  1. Faça uma lista de todas as coisas que vai levar: isto ajuda na hora de pedir orçamento, além de ser uma segurança extra para você lembrar de tudo e conferir se não houveram extravios. Não esqueça das suas plantas, botijão de gás, itens de limpeza da lavanderia e até prateleiras. 
  2. Livre-se dos pesos desnecessários. Arrume tudo que tem para se livrar de objetos quebrados, roupas que você não usa, entre outros itens que você não precisa levar para o novo local. Assim, você já se organiza, doa para quem precisa ou envia para reciclagem corretamente.  
  3. Não subestime o tempo necessário para planejar sua mudança e empacotar suas coisas. Muitas vezes, a gente não tem noção de quanta coisa tem e quanto tempo leva. O ideal é se organizar com antecedência, assim, você não precisará focar todas as horas disponíveis do seu dia na mudança. Isto pode acabar com sua energia, e ainda, gerar ansiedades desnecessárias. Para manter a tranquilidade, faça as coisas com calma e tenha tempo para resolver imprevistos que podem acontecer. 

Como empacotar objetos?

A grande dificuldade na hora de organizar a mudança é empacotar tudo. Além do tempo gasto, quando a gente não tem experiência no assunto, vão surgindo dúvidas no meio do caminho. Como embalar geladeira, móveis e eletrodomésticos? E roupas, móveis, espelho, taças, copos e pratos? Há alguma dica para empacotar outros objetos frágeis? E seus livros, vão em caixa? Veja a seguir o que é importante saber. 

Geladeira

Em geral, as empresas de mudança já oferecem proteção à geladeira, por ser um item frágil. Normalmente, a embalagem do freezer ou geladeira é apenas uma fita adesiva para fechar as portas e um cobertor para cobrir, proteger e evitar riscos. 

Independente do que você vai combinar com a transportadora, você já pode deixar sua geladeira organizada. Faça uma boa limpa em alimentos vencidos e estragados. Vai poupar tempo na hora da mudança, afinal, nem tudo a empresa fará por você. Assim, você também já vai desocupando e usando para não estragar alimentos. 

Após retirar tudo da geladeira, não deixe de limpá-la. Use água e sabão com pano ou esponja para retirar alguma sujeira aparente. Depois, é bem importante passar um pano com álcool 70º ou água com cloro diluída. Mesmo que aparentemente esteja limpa este item da organização e planejamento é muito importante. Se você não der bola, tem grandes chances da sua geladeira chegar toda mofada, principalmente se você demorar alguns dias para usá-la novamente. 

Móveis

Verifique se a empresa vai embalar seus móveis, ou ainda, vai desmontá-los para você. Caso não esteja incluso no orçamento a proteção, você precisará saber como embalar móveis para mudança. Em geral, as dicas mais importantes são estas a seguir.  

  • Feche portas e gavetas com fita adesiva (cuidado com móveis pintados, para não retirar a pintura se a fita for muito aderente). 
  • Embale com cobertores ou plástico bolha todos os lados, para evitar riscos e quebras. 
  • Não leve armários e baús com itens dentro, pois podem quebrar com o peso na hora do carregamento.  

Caixas para mudanças 

Algumas empresas de mudanças oferecem caixas para mudanças, mas não é unanimidade. Então, verifique se isto está incluso. Outro diferencial é fornecer etiquetas para organizar suas coisas. Pode até parecer bobagem, mas ter as caixas etiquetadas e separadas por categorias, vai te ajudar muito quando você chegar na nova casa. 

É legal ter uma etiqueta especiais, bem como caixas específicas. Você até pode pensar em comprar etiquetas e colar, mas talvez você escolha uma etiqueta muito pequena ou cole no local errado. É preciso que ela chegue inteira e você consiga ler, mesmo com caixas empilhadas.  

Outro ponto importante é preferir caixas novas ou em bom-estado. Você não vai querer que na chegada, ou antes mesmo de partir, elas se abram ou rasguem. Outro ponto, é que se você aproveitar caixas que eram usadas para produtos químicos, de limpeza por exemplo, não vai poder colocar remédio ou comidas. 

Muitas vezes, você pode pensar que é fácil encontrar caixas para mudanças em supermercados, ou aproveitar o que chega em casa por delivery. Contudo, tenha em mente que você irá precisar de inúmeras caixas, principalmente se forem menores. As empresas de mudanças possuem exemplares enormes, que vão facilitar demais. Pode ter certeza que é muito mais prático.

Além disso, se a empresa oferecer caixas, fitas adesivas e etiquetas você não vai cair em outro problema bem comum na hora de empacotar a mudança. Calcular mal a quantidade de material necessário e algo, ou tudo, acabar no meio do processo. Tudo que você evitar de problema, vai agilizar e te deixar mais tranquilo.  

Pratos, copos e taças 

Pratos, copos e taças são itens frágeis que necessitam de uma boa embalagem. Utilize plástico bolha para envolver tudo, ou ainda, panos de prato para a proteção. Adesive tudo para que a proteção não se separe da louça na caixa. E ainda, jamais deixe espaço extra, para que os pratos, copos e taças não balancem. Não coloque outros objetos pesados que podem destruir tudo como panelas ou pedras. 

Se você fizer compras online, reserve airpads, aqueles saquinhos de ar que vem no meio das coisas para protegê-las. Se você tiver descartáveis sobrando, como copos de isopor também pode ajudar a revestir com eles. Contudo, o melhor é que estes itens sejam embalados pela empresa de mudança. Até porque, assim, se quebrar e você tiver embalado, não vai poder culpá-los depois. Inclusive, é bom saber que algumas empresas preferem embalar, pois só assim poderão garantir que tudo vai chegar intacto. 

Roupeiro de papelão

Mais um recurso que pode ajudar muito na organização da mudança é o roupeiro de papelão. É um baita diferencial da empresa de mudanças. Este item especial oferece a possibilidade de você levar as suas roupas em cabides. Desta forma, economiza muito tempo, pois é só tirar as suas roupas penduradas direto do armário para a caixa. Quando chegar lá, é a mesma coisa, basta retirar da caixa e guardar no novo local. 

Além disso, o roupeiro de papelão faz com que você ache seu vestuário rapidamente. Imagina a confusão, ter que se vestir com tudo encaixotado, sem saber onde está cada coisa. E ainda, evita que suas roupas que não podem ser dobradas sejam amassadas e amarrotadas. É prático, fácil e preserva peças importantes e delicadas. 

Se você não tiver acesso à um roupeiro de papelão, uma dica é embalar roupas para mudança é usar um saco de lixo. É preciso fazer um corte nele, como se fosse uma sacola de lavanderia, ou ainda, use um saco que já tenha amarração própria. Assim, você consegue guardar todas as roupas nos cabides respectivos e fazer um nó. É prático, contudo, não resolve o problema de amarrotar, pois este saco irá dentro de uma caixa, provavelmente. Logo, podem chegar no destino amassadas, e ainda, você nem vai saber onde elas estarão. 

Objetos químicos, tintas

Produtos químicos mais fortes, tintas, água raz, entre outros itens de limpeza e manutenção podem causar muito problema. Imagina só colocar uma lata de tinta que você jura que não vai abrir por nada e manchar todas as suas coisas? Se você não possuir assistência da empresa para embalar este tipo de coisa, pode ser melhor doar ou descartar em local apropriado. 

Mesmo em caixas exclusivas para estes itens, se algum deles vazar, irá contaminar as outras caixas e fazer uma grande bagunça. Pode até estragar objetos de valor, então, tome cuidado com tudo que for líquido e certifique-se que não irá vazar. Cuidado também com itens explosivos ou tóxicos como acetona, álcool, repelentes de ambiente, mata-baratas, gás de isqueiro. Você não quer provocar acidentes, não é mesmo?

Livros

Livros são pesados, portanto, os cuidados ao embalar para mudança são referentes à esta particularidade. Se você colocar toda sua biblioteca numa caixa, a mesma irá pesar demais. E ainda, se não for reforçada, certamente, irá ceder o fundo. Então, se a empresa não oferecer este cuidado e você empacotar as coisas por conta própria, é melhor usar uma mala de rodinhas para os livros. 

Os exemplares mais importantes, ou aqueles que já estiverem mais antigos e frágeis, devem ser embalados com plástico bolha, um à um. Assim, não irá rasgar folhas ou separar a capa dura. 

Empresa de Mudança. Como escolher a melhor para você.

Agora que você já ficou ciente do que é preciso, pode surgir ainda mais dúvida de como escolher a melhor empresa de mudanças para você? Além das dicas passadas acima, aqui vai um resumo com tudo que precisa saber, evitando problemas futuros. 

O barato pode sair caro, literalmente

“É preciso ficar atento quanto à modalidade de cobrança da empresa e a quantidade de material fornecida pela empresa, como caixas de papelão e plástico bolha, em qualquer mudança utiliza-se muito desses materiais. Porém, alguma empresas fornecem poucos desses materiais no pacote, e posteriormente cobram o excedente, o que pode encarecer bastante os custos de maneira imprevista.” – alerta Marta Santos, proprietária da Transportadora de Mudança Duas Irmãs

Outro fator, é que se a empresa quebrar algum item caro e não se responsabilizar, vai ser mais prejuízo. Abaixo, veja tudo que é importante na hora de fazer a cotação. Muitas vezes, quando você não tem muita noção do que é necessário, pode receber orçamentos baratos, que no final, saem mais caro. Então aí vai um check-list para te ajudar nas perguntas:

  1. Oferece material suficiente: caixas de papelão, plástico bolha, etiquetas
  2. Você vai precisar embalar suas coisas ou a empresa faz este serviço? 
  3. A empresa possui seguro?
  4. Quantidade de ajudantes disponíveis na origem e destino? 
  5. O valor do orçamento pode sofrer alteração?
  6. A mudança é compartilhada?
  7. A empresa faz a rota na data que você precisa? Corre o risco de alterar as datas?
  8. Qual o tamanho do caminhão? A empresa garante que tudo vai caber e que o caminhão vai entrar na sua rua, se ela for mais estreita? Se morar em condomínio, será que ele passa no portão? 

Estas são algumas das perguntas mais importantes. O primeiro ponto é entender se a empresa é segurada, já que nem todas são. Além de necessitar de reembolso em caso de algum objeto de valor sofrer avarias, dependendo do trajeto é muito comum o roubo de carga. Imagina perder tudo que você tem? Então, não abra mão deste item, jamais. Mesmo em cidades pacatas do interior, passar em estradas já é um risco. 

Atenção aos detalhes

Alguns dos problemas mais comuns na hora de cotar mudanças é não levar em conta todos os detalhes na hora de orçar. Então, você pode não ter ajudantes e vai ter que arrumar alguém na hora e pagar por isso ou precisará carregar a geladeira nas costas? 

Muitas vezes, a empresa oferece tudo isso, mas como um diferencial cobrado à parte. Portanto, na hora de comparar os preços, é super importante valorizar tudo que ele inclui e quanto sairá a parte. Não caia na besteira de achar que pode fazer tudo sozinho: empacotar, carregar, pois pode ficar muito pesado física e mentalmente. Com certeza, quem já fez mudança na vida, sabe o que é. 

Em conclusão, fique atento aos orçamentos, verifique o que as empresas de mudança oferecem e tudo o que é cobrado à parte. Faça um contrato e boa mudança!

Gostou das dicas de como organizar mudança? Deixe um comentário!

Leia também: 22 dicas para organizar mudança

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.