Na hora de limpar o piso sempre surge a dúvida, qual o melhor jeito ou produto para limpar o piso para conseguir maior durabilidade e beleza.

MOP

Antes de falar sobre o tipo de limpeza, eu aconselho o uso de um mop para a limpeza.

O Mop é muito prático e deve ser usado junto com o balde (que já vem com o escorredor). Basta molhar o mop no balde com água e com seu produto de limpeza favorito, torcer no escorredor do balde e passar no chão. Usando o mop no lugar do rodinho com pano, você realiza a tarefa na metade do tempo, além de poupar as costas e as mãos.

Veja o uso de cada Mop

  • Mop Amarelo –  Com tiras em tecido tem grande absorção, e é perfeito para lavar, limpar, torcer e secar todos os tipos de pisos, podendo ser usado com água sanitária.
  • Mop de Algodão –  Com tiras de algodão (branco), serve para tirar o pó e pode ser usado na lavagem de todos os tipos de pisos. Ideal para o uso de limpadores de piso que não precisam ser diluídos. Resiste a alvejante e pode ser lavado em máquina de lavar roupa.
  • O Mop com esponja – Parece uma esponja de lavar louça presa a um cabo e é usado para limpar e esfregar pisos frios como o do banheiro e cozinha, azulejos e piscinas, além de ser ideal para o uso de limpadores de pisos que não precisam ser diluídos.

Como limpar o piso?

1. Cerâmicas

A limpeza deve ser feita com água, sabão neutro.

2. Porcenalanato

A limpeza deve ser feita com água e sabão. A placa é porosa e suscetível a manchas, é aconselhável limpar toda e qualquer sujeirinha tão logo elas apareçam. O mesmo vale para respingos e quedas de líquidos. Os riscos também podem ser provocados pelas sujeirinhas que vêm da rua.

3. Pastilhas

A superfície pode ser lavada com água e sabão. O uso de escovas e buchas é desaconselhável, porque podem provocar riscos. Para tirar o encardido do rejunte ou sujeiras mais resistentes, os fabricantes indicam o uso de uma solução de água e ácido muriático em partes iguais.

4. Ladrilho Hidráulico

Pode ser lavado normalmente, com água ou detergentes neutro, e até mesmo ser esfregado com vassouras macias. É aconselhável passar um pano úmido com cera incolor a cada 7 ou 15 dias para dar brilho e preservar a resina, que deve ser reaplicada a cada três anos. Em casos de riscos, pode ser feito um polimento feito com máquinas adequadas. A sujeira pode ser removida com lixamento.

5. Assoalho de madeira

A melhor maneira de manter as tábuas limpas é varrendo ou usando aspirador de pó, pois a madeira absorve água e incha. Com o tempo, panos úmidos podem deixar o assoalho com aparência desgastada, por isso é bom evitá-los.

6. Tacos

O taco absorve água, e por isso não pode ser lavado, nem limpo com pano úmido. Pode-se usar vassoura macia ou aspirador de pó.

7. Parquê

O parquê absorve água, e por isso não pode ser lavado, nem limpo com pano úmido. Recomenda-se o uso de vassoura macia ou aspirador de pó.

8. Carpete de Madeira

Recomenda-se o uso de vassoura macia para retirar o pó. Pode-se usar pano úmido bem torcido, desde que o piso seja seco em seguido. Além disso, há no mercado produtos especiais para a limpeza desse tipo de piso.

9. Laminado

Pode-se usar pano úmido bem torcido e até produtos de limpeza à base de amoníaco, desde que diluídos em água. No mercado existem ceras e detergentes específicos para esse tipo de piso.

10. Mármore

Um pano úmido costuma ser suficiente para a limpeza. Mas em lojas especializadas já podem ser encontrados produtos específicos para mármore.

Gostou das dicas de para limpar o piso? Deixe um comentário!

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.