Cozinha com utensílios

Para salvar seu dinheiro, veja algumas  ideias para economizar em casa, poupar energia e também ajudar o planeta. São ideias tão básicas que às vezes a gente esquece, mas são super importantes nesse momento em que estamos em casa devido a quarentena do COVID-19.

1. Abra a geladeira apenas uma só vez

Para economizar em casa, antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes. Evite o abre e fecha da geladeira toda vez que precisar de uma cebola, uma cenoura, um copo de leite ou qualquer outro item.

2. Use somente pilhas e baterias recarregáveis

É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro e ajudam a economizar em casa. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

3. Troque suas lâmpadas incandescentes por led

Lâmpadas fluorescentes gastam 80% mais energia que uma lâmpada led. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente e  irá economizar em casa, o que poderá ser percebido na conta de luz.

4. Use a máquina de lavar na capacidade máxima

Caso você realmente precise usár a máquina de lavar roupa com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava louças, não é necessário usar o ciclo completo para pratos e talheres pouco sujos, o ciclo curto atende perfeitamente e te ajuda a economizar em casa, afinal é comprovado que lavar a louça na máquina economiza água se comparado a lavar a louça na pia.

5. Retire imediatamente as roupas da máquina

7 ideias para economizar em casa

As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica. Você pode economizar mais de 317 quilos de gás carbônico se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

6. Use menos de tudo

Talvez você esteja jogando dinheiro pelo ralo literalmente? Observe a quantidade de água que usa para tomar banho ou lavar a louça. Será que você realmente precisa de tanto shampoo para lavar a cabeça? Só não exagere nesse tipo de economia

7. Compre em casa

Planeje o cardápio antes de ir ao supermercado e compre em casa. Verifique itens disponíveis na despensa, geladeira, freezer e planeje o cardápio de acordo com esses itens. Reutilize as sobras como recheio em tortas, tapiocas ou omeletes. Aproveite ao máximo os itens que já estão em casa para economizar.

Tem mais alguma dica para economizar em casa? Deixe um comentário.

Leia+ 10 dicas para economizar no supermercado

Texto publicado em 18/01/11 e revisado em 29/04/2020

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.