Aqui estão 5 passos para acabar com a bagunça.

1. Use a Regra 80/20

A maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumulam pó. Comece a selecionar apenas os 20% dos itens que você usa regularmente. Ou seja, aquilo que você usa regularmente e então mantenha e guarde esses itens. Encontre um lugar para cada um deles, lembre-se que cada coisa deve ter sua casa. Todos os outros itens que se enquadram nos 80% restantes, são excelentes candidatos para doação ou venda em brechós. Que tal organizar sua própria venda de garagem, esses dias vi uma placa que dizia brechopping. Uma ideia para chamar a atenção de quem passa.

2. Faça o teste da Emergência

Quem assistiu 2012 o filme? Se você estivesse numa situação de emergência e precisasse escolher em uma hora ou menos alguns itens essenciais, o que você levaria? O que deixaria para trás? Isso deverá lhe dar uma excelente indicação dos itens que são verdadeiramente importantes para você .

3. Crie um sistema de recompensa

Se a sua bagunça está começando a atrapalhar a sua casa, escritório ou sua vida é hora de aliviar sua carga. Garanto que se você recebesse dinheiro para livrar-se de pelo menos de 50% da sua tralha você faria isso sem pensar. Por quê? Porque dinheiro é sempre uma ótima recompensa. Tente estabelecer algumas recompensas realistas. Recompense seus esforços com viagens, roupas, experiências. Mas só se você cumprir suas metas. Peça a um amigo ou parente que pegue no seu pé!

4. Mantenha um diário

Escreva num bloco ou caderno cada item que você usar nas próximas 2 semanas. Fique atento para os objetos que não foram escritos na lista e qual a razão? A resposta pode ser que o item seja sazonal, e neste momento não seja hora de ser usado. No entanto, se a resposta é que você está guardando algo, pois pode voltar a ser moda algum dia, então esse item deve ser doado ou vendido.

5. Esconda por 6 meses

Se o pensamento de se livrar de alguma coisa que você quase nunca usa parece não ser muito boa, coloque os objetos na caixa e guarde (sótão, garagem, etc). Marque em sua agenda a abertura da caixa para daqui 6 meses. Quando chegar ao sexto mês, verifique sua agenda (ela lhe dirá que você precisa abrir a caixa), você deve lembrar se tocou ou não na caixa uma única vez nos últimos 6 meses. Se a resposta for negativa, está na hora de doar o conteúdo da caixa. Não abra e nem olhe dentro, você pode mudar de idéia. Se não foi necessário nos últimos 6 meses, você certamente não precisa.

Gostou dos 5 passos para acabar com a bagunça? Tem alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+: 12 passos para uma casa sem bagunça

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.