A bagunça em casa pode ser uma fonte de estresse e desconforto. Felizmente, existem passos simples e eficazes para eliminar a desordem e criar um ambiente mais organizado e agradável. A seguir, apresentamos cinco passos práticos para você acabar com a bagunça de uma vez por todas.
1. Utilize a Regra 80/20
A Regra 80/20 é uma ferramenta poderosa na organização da casa. Ela sugere que usamos apenas 20% dos nossos itens regularmente, enquanto os outros 80% apenas ocupam espaço.
Identificação dos Itens Essenciais
Comece identificando os 20% dos itens que você realmente usa. Faça uma triagem rigorosa, separando aquilo que é essencial no seu dia a dia. Esses são os itens que devem ter um espaço reservado e de fácil acesso na sua casa.
2. Destinação dos Itens Excedentes
Os itens que se enquadram nos 80% restantes podem ser doados, vendidos ou reciclados. Organize uma venda de garagem ou doe para instituições de caridade. O importante é liberar espaço e evitar o acúmulo de objetos desnecessários.
Faça o Teste da Emergência
O Teste da Emergência é uma maneira eficaz de determinar o que realmente é essencial para você.
Simulação de Emergência
Imagine que você tem apenas uma hora para sair de casa em uma emergência. Quais itens você levaria? Esse exercício ajuda a identificar o que é verdadeiramente importante.
Seleção dos Itens Prioritários
Baseado na simulação, selecione os itens prioritários que não podem faltar no seu dia a dia. Esses itens devem ser mantidos e organizados de maneira acessível.
3. Crie um Sistema de Recompensa
Estabelecer um sistema de recompensa pode ser uma excelente motivação para manter a organização.
Definição de Metas de Organização
Defina metas claras e alcançáveis para a organização da sua casa. Pode ser um cômodo por vez ou uma categoria de itens específica. O importante é ter objetivos bem definidos.
Recompensas Motivadoras
Recompense-se ao atingir suas metas. Pode ser uma pequena viagem, um jantar especial ou algo que você deseje há tempos. Ter uma recompensa em mente torna o processo de organização mais gratificante.
4. Mantenha um Diário
Manter um diário de uso dos itens pode ser revelador sobre o que realmente é necessário.
Registro de Uso dos Itens
Durante duas semanas, anote cada item que você usar. Esse registro ajudará a identificar quais objetos são essenciais no seu cotidiano.
Análise dos Itens Não Utilizados
Após o período de registro, analise os itens que não foram utilizados. Pergunte-se se realmente precisa mantê-los ou se podem ser descartados ou doados.
5. Esconda por 6 Meses
Se você tem dúvidas sobre descartar algum item, este método pode ajudar.
Preparação da Caixa de Armazenamento
Coloque os itens duvidosos em uma caixa e guarde-a em um local fora de vista. Marque a data para revisar a caixa daqui a seis meses.
Avaliação Após Seis Meses
Se após seis meses você não tiver sentido falta dos itens na caixa, é hora de doá-los. Não abra a caixa, apenas destine os itens. Se você não precisou deles durante esse tempo, provavelmente não precisará no futuro.
Leia+ Dicas de Organização Pessoal: Simplifique Sua Vida
Conclusão
Acabar com a bagunça requer dedicação e um pouco de esforço, mas os benefícios de um ambiente organizado são inestimáveis. Siga esses cinco passos e transforme sua casa em um espaço mais agradável e funcional. Com determinação e as estratégias certas, você pode manter a organização e melhorar significativamente sua qualidade de vida.
Leia+: 12 passos para uma casa sem bagunça
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Óimas dicas, Paula!
Já mandei o link pro maridão! hehehe
Bj
É incrível como nos apegamos às coisas como se isso nos trouxesse segurança. Tenho procurado praticar o desapego e simplificar a vida e essas dicas que vc deu me parecem muito úteis nesse processo. É fato que a vida se torna muito mais leve quando nos organizamos melhor.
beijo
Amei… A meses venho tentando me organizar, arrumar o guarda roupa, conseguir tirar aquelas peças que fico pensando que se eu perder uns kg volta a me entrar e me peguei esperando por isso a mais de uma ano, a parte do guarda roupa com coisas que nao me servem no momento estão LOTADAS enquanto eu repito aquilo que me serve durante a semana! Vou imprimir os passos e tentar seguir para que possa me organizar melhor. Adoro passar por aqui!!! Parabéns! Bj
A dica dos 6 meses é excelente. Será colocada em prática já. Beijos.
A questão de mexer no bolso é uma pura verdade! Quando eu morava em Vitória organizei um bazar por 3 anos consecutivos e foi só avisar que poderiam ganhar um dinheirinho que todas as amigas participaram prontamente. Todo mundo deu uma geral no guarda roupa e o bazar foi sempre sucesso. Tive que parar quando vim para os EUA, mas assim que voltar recomeço.
beijos
http://thereisalwaysroom.wordpress.com/
Menina,
seu blog é muito show.
Você é muito fera.. sua mãe que te ensinou a ser tão organizada??
Adorei essas dicas de hoje e vou por em prática JÁ. Ou melhor, como é quase 1 da manhã, farei amanhã.
MUITO OBRIGADA!
beijinhos verdes
Oi, voce é do Brasil?
Adorei essas dicas, obrigada.
Nossa! Obrigada pelas dicas!
Bacana o blog!
Abraço!
óptimas dicas. vou seguir certamente.
beijocas
Eu amei as dicas!!! Tanto que vou copiar o seu post no meu blog! Claro que vou dar os creditos a sua pessoa!
E com o post lá quem sabe eu crie vergonha de arrumar a minha casa?!
Quando eu conseguir começar a por a vida em dia, eu faço um antes e depois em fotos!
Sempre usando as suas dicas e te dando os creditos por colocar minha vida em dia! rssss
Bjs
Eu adoro esse blog, adoooro mesmo.
Mas tenho alguns pontos de discordância, acho que por ser historiadora. Vc PRECISA de fotos? ou cartas antigas? Não. Na verdade não.
Mas se vamos conviver apenas com o que usamos em nosso cotidiano, vamos jogar nossa história fora.
Não digo pra guardar o papel de bala do primeiro encontro. Mas não penso que todos os meus objetos podem ser escolhidos pela sua usabilidade no cotidiano: guardo uma boneca antiga e meu diário com oito anos. Vou jogar fora? Não.
Freud queimava tuuudo, dizia que queria dar trabalhar para seu biógrafo…rs
beijos.
obs: vi um programa de organização na tv onde JOGARAM FOOOOORA fotos antigas da familia. Quase enfartei.
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu sempre uso uma regra para as coisas que guardo porque acho que um dia vou usar ou porque tenho dó… É a regra das 3 vezes. Se for a terceira vez que junto itens para doação e ainda não doei aquela peça por pena, chegou a hora dela!
Você está certa Paula, apenas 20% das roupas que guardamos no closet são as que aproveitamos. Hoje em dia está muito fácil adquirir roupas e sapatos. São muitos bazares e rasteirinhas com preços arrazadores,então acabamos entulhando nossos closets e armários com peças que usamos apenas uma vez.Fiz meu closet no sistema arejado, em uma loja virtual chamada Casa Expressa (fttp://www.casaexpressa.com.br), valeu a pena o sistema pois consigo visualizar tudo o que tenho sem esquecer peças no fundo das prateleiras. Inclusive padronizei os cabides e limitei a quantidade para não entulhar de porcaria. Abraços! Lou
Você está certa Paula, apenas 20% das roupas que guardamos no closet são as que aproveitamos. Hoje em dia está muito fácil adquirir roupas e sapatos. São muitos bazares e rasteirinhas com preços arrazadores,então acabamos entulhando nossos closets e armários com peças que usamos apenas uma vez.Fiz meu closet no sistema arejado, em uma loja virtual chamada Casa Expressa (fttp://www.casaexpressa.com.br), adorei, pois consigo visualizar tudo o que tenho sem esquecer peças no fundo das prateleiras. Inclusive padronizei os cabides e limitei a quantidade para não entulhar de porcaria. Abraços! Lou
Adorei muito as dicas. Minha cozinha até que é organizada, mas o meu guarda-roupa… é uma eterna bagunça. Valeu pelas dicas, já faz tempo que visito seu blog, parabéns pela dedicação.
Bjs, Rosa.