Recentemente foi lançado o portal Clube Vida Moderna. O blog escreveu algumas dicas, confira como ficou a matéria:

Se você perde muito tempo em busca de chaves, celular, bolsa, sapato e afins, nosso guia dará uma mãozinha para manter sua casa organizada.Todos nós temos desculpas para justificar a bagunça. Vamos deixar de lado esses sentimentos e parar de buscar justificativas para não eliminá-las. Aproveite as dicas de nossas especialistas e, mãos à obra!

 

1. Separe 20 minutos

A primeira regra para quem quer se organizar é não tentar fazer tudo de uma só vez. Separar vinte minutos por dia é suficiente. Comece com uma gaveta, no outro dia invista nas prateleiras do armário e, assim por diante. Em pouco tempo, a casa estará organizada, sem que você tenha feito muito esforço para isso.

 

2. Questione

Faça a si mesmo a seguinte pergunta: o que você deseja eliminar dentro de casa, para que ela fique organizada e confortável? O que está te incomodando?

 

3. Agrupe

Nesta etapa, é preciso reunir itens “semelhantes”. Por exemplo, deixe as peças de um jogo de toalhas juntas. Se estiver organizando a cozinha, agrupe todos os utensílios mais usados: copos em lugares de fácil visualização e, assim por diante.

 

4. Analise

A próxima etapa destina-se a analisar todos os produtos que foram guardados. A sua missão é se livrar de todos os produtos vencidos, quebrados, velhos, etc. Faça quatro pilhas e use cestas ou caixas para auxiliar na organização:

  • Manter: Separe todos os itens que deseja manter após a organização.
  • Consertar: Verifique dentro do que deseja manter, se existe algum item que necessita de conserto ou reforma.
  • Doar/Vender: Itens que não são mais úteis, mas estão em bom estado, podem ser vendidos em brechós ou doados para conhecidos e instituições de caridade.
  • Lixo: Todos os itens que não deseja mais e não podem ser consertados, vendidos ou doados devem ser reciclados ou jogados no lixo.

 

5. Organize

Agora que já se livrou de todo o excesso que estava guardado, chegou a hora de organizar os itens que decidiu manter.

  • Primeiro desfaça as pilhas e coloque tudo novamente em ordem.
  • Em seguida, mantenha os itens similares juntos, sobre uma prateleira, em gavetas ou em qualquer outro tipo de objeto que esteja usando para organizar.
  • Por último mantenha itens que usa, freqüentemente, acessível e dentro do alcance.

 

A partir de agora, tudo o que tem a fazer, é colocar as dicas em prática e desfrutar de uma casa mais prática e organizada.

 

Organize sua casa e deixe um comentário!

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons