Preparamos um de guia limpeza doméstica para alérgicos. Pois de acordo com pesquisas, as chamadas alergias afetam cerca de 30% da população¹, sendo predominantes as respiratórias. Da mesma forma, sabemos que a melhor maneira de evitar os sintomas, é controlar os agentes que a provocam, entre eles a poeira e cheiros fortes.
No entanto, algumas atitudes cotidianas de cuidado com a sua casa podem ajudá-lo a promover maior qualidade de vida.
Veja as dicas de limpeza doméstica para alérgicos:
1. Cuidados com o quarto
O quarto do alérgico deve ser o mais “clean” possível, isso para que a poeira não acumule sob os objetos em estantes e penteadeiras. Portanto, evite pelúcias e tapetes. Do mesmo modo, evite deixar objetos sob os móveis. Contudo, o quarto precisa de sol e ventilação diariamente.
2. Cuidados com a cama
Passamos de 6 a 8 horas na cama, enquanto dormimos, alguns fragmentos da nossa pele se desprendem naturalmente e servem como alimento para o ácaro, responsável por grande parte dos desconfortos respiratórios. Por isso, esteja atento à higienização da cama.
3. Colchão
O colchão precisa ser aspirado frequentemente. Pelo menos uma vez ao mês, passe o aspirador de pó dos dois lados do colchão. Na troca da roupa de cama, deixe-o arejando (sem lençol) sob o sol e ventilação. O uso de capas para colchão também é recomendado.
4. Travesseiro
Além da troca semanal das fronhas, de maneira idêntica,os travesseiros também precisam arejar periodicamente.
5. Roupa de cama
A roupa de cama deve ser trocada toda semana, com o cuidado de evitar o uso de amaciantes com cheiro forte. Por vezes, o vinagre pode ser uma alternativa ao uso do amaciante.
6. Guarda roupa
Para controlar a umidade, a dica é colocar giz (escolar) em saquinhos no fundo do armário. Da mesma forma, as bolinhas de cedro, podem ser usadas para evitar cheiro forte .
Frequentemente, vestir uma roupa que passou os últimos meses sem nenhuma lavagem, é garantia de espirros e sintomas alérgicos. Por isso, quando o inverno estiver chegando, gradualmente lave as peças de lã e as demais que tiveram pouco uso. Sempre que possível, aproveite para reorganizar o armário colocando as peças da estação ao alcance.
Leia+ Como organizar a rouparia
7. Piso e cortina
Opte por piso de madeira, é uma opção melhor que o piso frio, já que a variação de temperatura estimula os sintomas alérgicos. Frequentemente passe o aspirador e um pano úmido no chão. Para proteção das janelas, ao contrário das cortinas, as persianas são recomendadas, pois podem ser limpas com pano úmido semanalmente ou a cada quinze dias.
Acima de tudo, valorize sua saúde nos cuidados diários com sua casa, lembre-se, alergia não tratada pode evoluir para doença mais grave ou quadro crônico.
¹ Dado da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, maio 2012.
Gostou das nossas dicas de limpeza doméstica para alérgicos? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!