Se você sofre com alergias e as famosas “itis”, bem vindo ao clube! As chamadas alergias afetam 30% da população¹, sendo predominantes as respiratórias. Sabemos que a melhor maneira de evitar os sintomas é controlar os agentes que a provocam, entre eles a poeira e cheiros fortes. Algumas atitudes cotidianas de cuidado com a sua casa podem ajuda-lo a promover maior qualidade de vida.

 

#1. Cuidados com o quarto

O quarto do alérgico deve ser o mais “clean” possível, isso para que a poeira não acumule sob os objetos em estantes e penteadeiras. Evite pelúcias e tapete. Deixe sob os móveis aquilo que é utilizado no dia-a-dia e opte por objetos de decoração que sejam laváveis. O quarto precisa de sol e ventilação diariamente.

limpeza doméstica para alérgicos

 

#2. Cuidados com a cama

Passamos de 6 a 8 horas na cama, enquanto dormimos, alguns fragmentos da nossa pele se desprendem naturalmente e servem como alimento para o ácaro, responsável por grande parte dos desconfortos respiratórios. Por isso, esteja atento à higienização da cama.

limpeza doméstica para alérgicos

 

#3. Colchão

Pelo menos uma vez ao mês, passe o aspirador de pó dos dois lados do colchão. Na troca da roupa de cama, deixe-o arejando (sem lençol) sob o sol e ventilação. É recomendado o uso de capas para colchão, pois são laváveis.

limpeza doméstica para alérgicos

 

#4. Travesseiro

Recomenda-se o uso de capas laváveis, e semanalmente a troca da fronha. Os travesseiros também precisam arejar periodicamente.

limpeza doméstica para alérgicos

 

#5. Roupa de cama

A roupa de cama deve ser trocada toda semana, com o cuidado de evitar o uso de amaciantes com cheiro forte.

limpeza doméstica para alérgicos

 

#6. Guarda roupa

Para controlar a umidade, a dica é colocar giz (escolar) em saquinhos no fundo do armário. Já para evitar aquele cheiro de “guardado”, utilize o mesmo saquinho, desta vez com serragem de cedro, que podem ser encontrados em marcenarias. Vestir uma roupa que passou os últimos meses sem nenhuma lavagem, é garantia de espirros e sintomas alérgicos. Por isso, quando o inverno estiver chegando, gradualmente lave as peças de lã e as demais que tiveram pouco uso. Aproveite para reorganizar o armário colocando as peças de frio para frente.limpeza doméstica para alérgicos

 

#7. Piso e cortina

Opte por piso de madeira, é uma opção melhor que o piso frio, já que a variação de temperatura estimula os sintomas alérgicos. Passe aspirador e um pano úmido a cada dois dias no chão. Para as cortinas, recomenda-se persiana que podem ser lavados com pano úmido semanalmente ou a cada quinze dias.

limpeza doméstica para alérgicos

limpeza doméstica para alérgicos

 

Valorize sua saúde nos cuidados diários com sua casa, lembre-se, alergia não tratada pode evoluir para doença mais grave ou quadro crônico. Compartilhe sua experiência conosco, deixe um comentário.

¹ Dado da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, maio 2012.

 

Gostou das nossas dicas de limpeza doméstica para alérgicos? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia + 25 dicas para limpar quase tudo

 

 

Acompanhe também nossas dicas no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Marcella é formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Estudou contabilidade empresarial e planejamento de orçamento familiar pela Fundação Getúlio Vargas. Apaixonada por fotografia e gastronomia.

Comments

Show Buttons
Hide Buttons