O tempo passou voando e seu filho (a) já não te quer por perto o tempo todo, a porta do quarto agora insiste em ficar fechada e os ouvidos sempre ocupados com fones, o humor varia assim como a voz e a intensidade das emoções. Senhores pais, bem vindos à adolescência!

Nesta fase é comum que pais e filhos “se estranhem”  durante a organização da festa de aniversário, é um período de adaptação e por isso vale uma dose a mais de paciência!  Pensando nisso separamos algumas dicas para inspirar e facilitar este processo.

1. A Pré festa

Para o sucesso da festa pais e filho devem trabalhar juntos, e a melhor maneira de saber como organizar uma festa que faça seu filho feliz, é ouvi-lo e compartilhar suas ideias. Além disso, não se esqueçam de planejar:

Quanto gastar

Se a festa será em Buffet, em casa ou no salão de festas do condomínio, o valor definido deve ser respeitado, isto deve ficar claro para todos que irão ajudar na organização da festa. Por isso é bom começar a preparar tudo com pelo menos três meses de antecedência, às pressas tudo fica mais caro.

Estilo da festa

Vale conversar com o aniversariante sobre o estilo da festa. Será com toda família, amigos e vizinhos ou apenas os melhores amigos? Será uma festa tradicional com música, comida e jogos ou algo bem específico como uma tarde jogando Paintball ou no salão de cabeleireiro com aulas de maquiagem?

Convidados

Definir detalhadamente a lista de convidados é importante porque vai impactar no custo da festa, além disso, os convidados devem saber com certa antecedência qual o local, dia e horário. Afinal, nada pior que uma festa vazia!

2. O que não fazer

Caso seu filho adolescente não participe da preparação da festa, provavelmente ele não irá gostar destas coisas:

Decoração Infantil

Bexigas coloridas na parede, mesa com decoração de personagem, chapéu de festa, língua de sogra, ou seja, tudo que lembre festa infantil.

Falta de liberdade

Independente do local escolhido pense em como deixar seu filho (a) e os amigos à vontade para conversar, dar risada e brincar se quiserem. Eles não vão gostar se tiverem que sentar o tempo todo ao lado de adultos.

Escolher as músicas

É raro quando pais e filhos têm o mesmo gosto e estilo musical nesta fase da vida. Se você escolher as músicas “do momento” pode deixar seu filho envergonhados entre os amigos. Para evitar esse problema deixe que ele escolha as músicas e se não houver acordo, pelo menos em algum ambiente reservado deve ter as músicas preferidas dele (a) e dos amigos.

3. Decoração

A decoração deve ter a personalidade do aniversariante, vale pensar em tema como: cinema, Paris, festa à fantasia. Ou apenas decorar o ambiente para receber os amigos de forma divertida.

4. Comida

Ponto alto da festa,  a comida deve seguir  a proposta da decoração e caprichar na quantidade porque o que adolescente faz bem é comer!

5. Lembrança

Para essa galera, registrar os acontecimentos em rede social é muito importante, então porque não aproveitar e montar uma estrutura própria para fotografar? Além de boas recordações vai proporcionar muitos momentos divertidos.

Espero ter te inspirado para preparar a próxima festa de aniversário do seu filho (a) que já não é mais criança, mas também não é adulto!

Quer compartilhar uma experiência ou dica conosco? Deixe um comentário.