Para manter a casa limpa, mais do que fazer uma boa faxina regularmente é preciso manter a casa organizada através de pequenas mudanças de hábitos que permitirão que tudo esteja em seu devido lugar e limpo, mesmo aquilo que utilizamos diariamente. Veja quais são os 8 passos praticados pelas pessoas que conseguem manter suas casas sempre limpas e incorpore esses hábitos em sua rotina para conseguir manter a organização e limpeza dos ambientes.

 

#1. Não acumule

Algumas pessoas guardam de tudo, de panfletos de oferta, jornais velhos, potes de sorvete, frascos vazios de perfume, caixas de sapato, brindes e tantas outras coisas que acabam ficando pelo caminho e entulhando a casa. Livre-se do que pode ser dispensado para que sua casa fique mais arrumada e facilite a limpeza.

manter a casa limpa

 

#2. Usou, guardou

Quando utilizar algum objeto ou pegar um livro para ler, faça o que precisar fazer e depois guarde em seu devido lugar. Deixar sobre um móvel para guardar depois acaba se tornando um hábito ruim, e quando vemos tudo está fora do lugar.

manter a casa limpa

 

#3. Sujou, limpou

Sempre que utilizar algum utensílio, eletrodoméstico, ferramenta, bancada ou outro qualquer, limpe a sujeira que ficar para trás. Se cair uma migalha, limpe. Se apareceu uma pegada, limpe. Se ficar marca de mão, limpe. Assim a sujeira não se acumula.

manter a casa limpa

 

#4. Tudo em seu lugar

Para que tudo fique organizado é preciso que cada coisa tenha seu lugar. As roupas sujas devem ter um destino certo, papéis para rascunho, documentos, objetos pequenos, utensílios, chaves e todo o restante deve ter seu lugar específico que deve ser respeitado.

 

#5. Lave a louça sempre

Sempre que utilizar qualquer peça da cozinha, lave, mesmo que seja um garfo ou uma colher, lave. Será mais prático lavar apenas o que foi utilizado do que deixar acumular para mais tarde. Antes de dormir lave a louça ou coloque na lava louças.

manter a casa limpa

 

#6. Limpe a cozinha após cozinhar

Depois de preparar um lanche ou refeição, limpe a cozinha retirando toda a sujeira que possa ter ficado na pia, bancadas e no fogão. Se perceber migalhas no chão, limpe e passe um pano úmido caso precise, para manter tudo limpo e organizado.

manter a casa limpa

 

#7. Deixe como encontrou

Essencial para manter a limpeza e organização de qualquer cômodo da casa é ter em mente que antes sair do local você deve deixá-lo como encontrou. Seguindo essa regra você vai manter tudo sempre no mesmo lugar. Depois de usar uma almofada, coloque na posição em que estava, se usar o banheiro deixe perfeito como antes do uso, se trabalhar na cozinha, não deixe vestígios do que fez por lá, assim nada fica fora do lugar ou sujo.

 

#8. Arrume todo dia

Muitas vezes, mesmo seguindo essas regras de organização, pode ser que alguma coisa fique fora do lugar, e para que nada se acumule faça uma vistoria em cada cômodo da casa todos os dias e coloque no lugar o que estiver no caminho. Mesmo que seja um papel, um alfinete ou um clipe, não dixe fora do lugar, porque uma bagunça leva a outra e quando vamos ver tudo está uma desordem.

 

manter a casa limpa

 

Manter a casa limpa requer disciplina e organização. Não é uma tarefa difícil, mas é preciso estar atento aos seus hábitos e espantar a preguiça para nunca deixar as coisas para depois. Passar as instruções para outras pessoas que moram na casa também ajudará na conservação da limpeza.

 

Gostou das ideias para manter a casa limpa em 8 passos? Tem mais alguma dica? Deixe um comentário!

Leia+ 25 dicas para limpar quase tudo

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons