Já está no ar nosso quarto vídeo da Série Organização e vou te contar as 3 característcas das pessoas organizadas e como começar a se tornar uma delas. Hoje nosso vídeo tem participação especial da Manu Blogueira (rsrs).

Existem pessoas organizadas e desorganizadas que têm atributos semelhantes. No entanto, os atributos são ligeiramente diferentes, de alguma forma. Por exemplo, a sua rotina diária pode ser jogar o casaco por cima do encosto do sofá ao invés de pendurá-lo no armário, ou deixar louça lavada escorrendo em cima da pia ao invéz de secar e guardar no armário. Há rotinas, mas não são rotinas que ajudam a casa a ser mais organizada. Vem aprender a se tornar a ser uma pessoa organidada!

 

#1.  Pequenas rotinas

Uma das característica das pessoas organizadas é que elas tem uma pequena rotina que seguem todos os dias para manter a casa em ordem. Quando elas entram pela porta com a correspondência, ela tem uma rotina que segue imediatamente separando a correspondência importante e livrando-se das malas diretas recebidas pelo correio. Quando essas pessoas cozinham elas tem uma rotina para manter a pia limpa, pois enquanto cozinham, lavam os utensílios que não irão mais utilizar. Quando elas se preparam para dormir, elas tem uma rotina para colocar a roupa suja no cesto e separar a roupa que usarão na manhã seguinte. Há rotinas para lavar roupa e limpar a casa, e essas pessoas também sempre penduram o casaco e guarda as chaves no mesmo lugar. Descrevendo assim, essas rotinas parecem um grande fardo, mas na verdade elas fazem parte do comportamento.

 

#2. Desprendimento emocional

Outra característica das pessoas organizadas, é que elas tem desprendimento emocional para bens físicos. Mas isso não quer dizer que elas sejam desprovida de sentimentalismo – elas valorizam seus álbuns de fotos cheios de memórias de família ou aquela jóia de família – mas elas não formam ligações sentimentais com catálogos, aparelhos de cozinha ou objetos. Elas apreciam e utilizam esse material quando ele funciona e atende as necessidades, mas também estão dispostas a se desfazer das coisas quando elas deixam de ser úteis ou ela já não aprecia o item.

 

#3. Senso de otimismo

Mais uma característica de uma pessoa organizada é o senso de otimismo e responsabilidade com o futuro. Ela certamente tem reservas financeiras e se certifica de guardar uma quantia apropriada para sua aposentadoria, mas ela não guarda em seu armário de cozinha um monte potes de margarina vazios apenas para o caso de ela um dia precisar deles. Ela está preparada para o futuro, mas não tem medo dele.

 

Como se tornar uma pessoa mais organizada?

 

#Implemente rotinas

O primeiro passo é implementar rotinas diárias, pois elas ajudam a manter a casa organizada e honestamente isso muda toda a nossa vida para sempre, já faz anos que sigo uma rotina para a casa, e mesmo quando a faxineira não aparece, não entro em pânico, pois sei que basta seguir a rotina para manter a casa em ordem e organizada.

 

#Pratique o desapego

O segundo passo é treinar o olhar para um objeto e não anexar uma quantidade desproporcional de sentimentalismo a ele. Muitas vezes aquela lembrança que você ganhou de um amigo que fez uma viagem, é apenas uma lembrança, certamente porque ele ficou constrangido de não lhe oferecer nada na volta, você pode se livrar da lembrança, o que não quer dizer que você se livrará do amigo. Finalmente, aprenda a enxergar o futuro com fé, e que ele será tão bom ou melhor do que o seu passado. Guardar coisas que não necessita, apenas mantém seus armários cheios, e impede que você abençoe outras pessoas que precisam de tais itens. Isso talvez impeça que Deus abençoe sua vida com algo melhor.

 

#Pense no futuro

Pense nas reservas financeiras e tenha um plano B para os imprevistos.

 

 

 

Conhece mais características das pessoas organizadas? Deixe um comentário!

Leia+: 10 hábitos para manter a casa em ordem – YouTube

 

Até a próxima.

Siga nas redes sociais:

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments

Show Buttons
Hide Buttons