Procurando algumas ideias para organizar a casa?
À primeira vista, a falta de organização pode refletir a insatisfação com o local em que vivemos. Enquanto que a desculpa mais comum para não organizar é a falta de tempo, dinheiro ou de espaço. A grande verdade é que a maioria de nós consome muito, e acaba se desfazendo de pouco. Portanto, o consumismo exagerado entulha nossas casas de objetos. É preciso rever a forma como consumimos e transformar o descarte em um hábito para manter nossa casa sempre organizada.
Organizar a casa ajuda também a organizar outras áreas das nossas vidas. Além disso, a falta de organização pode demonstrar problemas sentimentais, financeiros, emocionais, etc. Elaboramos uma lista com 30 ideias para organizar a casa. Esperamos que você encontre inspirações e ideias úteis. Afinal, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença em nosso lar.
1. Faça a cama todos os dias
A primeira ideia para organizar a casa é arrumar a cama todos os dias. Manter a cama bem arrumada faz com que todo o quarto pareça organizado. Acima de tudo, quando nossa cama está arrumada, a casa parece mais arrumada também. Então, arrume sua cama todos os dias assim que se levantar!
2. Sempre melhore o ambiente
Uma das melhores ideias para organizar a casa, é tentar deixar cada ambiente da casa melhor quando passar por ele. Jamais deixe de fazer uma melhoria como recolher calçados, guardar brinquedos, lavar os copos na pia da cozinha, pendurar uma toalha ou afofar as almofadas. Apenas cultive o hábito de melhorar um espaço quando passar por ele.
3. Envolva a família na organização
Uma das ideias para organizar a casa é solicitar aos seus filhos e parceiros para que ajudem a manter a organização. Tarefas simples como não deixar os calçados espalhados, pendurar as toalhas para secar, colocar a roupa suja no cesto ou lavar o prato após as refeições faz grande diferença na organização da casa ao longo do dia.
4. Livre-se de objetos
Embora pareça difícil, a tarefa de livrar-se de objetos pelos próximos 21 dias é mais fácil do que você imagina. Apenas tome cuidado, pois você poderá gostar da ideia de liberar espaço na casa e ter menos para organizar. Sempre comece com uma gaveta, afinal, todo mundo tem uma gaveta cheia de tralha em casa.
Leia+ 10 coisas que você pode descartar hoje
Você se surpreenderá com a rapidez que vai encontrar 10 itens para jogar ou doar. Faça isso pelos próximos 21 dias. Verifique notas fiscais, manuais, comprovantes, meias furadas, roupa íntima desgastada, lençóis sem conjunto, roupa manchada de água sanitária, etc. A lista é grande e fará uma enorme diferença na seleção de ideias para organizar a casa!
5.Tenha uma caixa de doação
Tenha uma pequena caixa ou sacola de doação para descartar roupas de toda a família. Ela serve para se desfazer de uma peça imediatamente após identificar que a mesma não serve mais.
Quando a caixa estiver cheia, a providência é levar para um lugar que receba doações. Pode ser uma instituição, no bazar da igreja ou em outro local que receba esse tipo de doação.
Muitas pessoas têm problemas em se desfazer de certos objetos, pois ficam pensando que podem precisar deles algum dia. Caso se encaixe nesse perfil, sugiro que tenha um espaço para deixar itens que deseja doar, mas tem dúvida. Coloque o objeto no local de difícil acesso, uma etiqueta com a data e um alarme no celular para daqui seis meses. Se você não precisar deste item nos próximos 6 meses, definitivamente é hora de doar!
6. Não deixe para depois
Não deixe para depois o que pode ser feito agora! É incrível o quanto está atitude de realizar imediatamente nos ajuda a manter a casa em ordem. Jogar fora correspondências recebidas pelo correio, lavar uma xícara que está na pia da cozinha, guardar uma roupa no armário, ligar a máquina de lavar roupas.
São algumas tarefas que podem ser realizadas imediatamente e não levam nem um minuto, então faça agora e não deixe as tarefas se acumularem.
7. Tenha um plano de limpeza da casa
Você determina sua rotina de limpeza, pois cada caso é um caso e cada casa é única, assim como seus moradores.
Mulheres que trabalham fora e tem filhos pequenos, precisam encontrar um horário adequado para as tarefas da casa. Casas com grandes áreas, certamente necessitam de mais tempo para serem limpas ou precisam de ajuda extra.
Leia+ Como Criar um Plano de Limpeza Eficiente para Sua Casa
Uma ideia para organizar a casa é escrever sua rotina de limpeza e verificar o que pode ser feito a cada dia. Ter uma rotina definida nos ajuda a manter o controle sobre a limpeza e organização da casa. Você precisa experimentar e ver a rotina que melhor se encaixa ao seu tempo e estilo de vida.
Usar um Robô aspirador para auxiliar na limpeza é uma das ideias para organizar a casa.
8. Tenha uma rotina matinal
Por mais que manhãs possam ser duras com alguns de nós, todos precisamos ter uma rotina definida que possa ser acionada no “piloto automático”.
É importante definir a hora de se levantar todos os dias, em seguida arrumar a cama, tomar banho ou seguir a rotina de higiene matinal e se vestir completamente. Tomar o seu café da manhã e estar pronto para qualquer coisa.
Uma manhã com rotina definida é o começo para um bom dia.
Leia +: Como Criar uma Rotina Matinal para Começar o Dia com o Pé Direito
9. Organize por etapas
É preciso controlar a ansiedade e organizar em pequenas doses. Para organizar a casa, sempre inicie com uma gaveta ou uma prateleira, retire os itens, limpe com um pano úmido, faça a triagem do que deve voltar para o local, descarte o lixo e separe itens que serão destinados à doação. Devolva os objetos e organize.
10. Identifique os pontos de bagunça da casa
Todas as casas têm um local onde tudo se acumula. Muitas vezes, é a porta de entrada ou o balcão da cozinha. Estas são boas áreas para iniciar a organização e, provavelmente, serão as áreas que você deve verificar regularmente para uma arrumação rápida. Descobrir os itens que estacionam por lá e encontrar uma solução é fundamental!
11. Tire um tempo para você
Tirar um tempo para si, para meditar, refletir ou não fazer nada é importante para manter a saúde mental e recarregar as energias.
12. Durma o suficiente
Tenha de 7 a 8 horas de sono por noite. Para estar mais descansado, produtivo e motivado é necessário dormir o suficiente! Esta não é uma tarefa fácil, principalmente se você tem filhos pequenos ou uma vida profissional agitada. Mas certamente você fará as coisas mais rapidamente e melhor se estiver bem descansado. Dormir também melhora o humor e a paciência para as coisas do dia a dia que costumam nos deixar irritados como o trânsito e a “bagunça” das crianças.
13. Vista-se no início da manhã
Ficar de pijama pode parecer tentador e quanto mais o dia passa, menos motivação existe para trocar de roupa. Então, pare de procrastinar, vista-se todas as manhãs e nunca seja pego de surpresa usando pijamas ao meio dia!
14. Faça uma tarefa de cada vez
A maioria das mães se orgulha da capacidade de realizar multitarefas, mas cuidado, isso não é necessariamente uma coisa boa quando se está fazendo um pouco de muitas coisas, em vez de completar uma tarefa.
Você pode se sentir ocupado e trabalhar o dia todo, e ainda assim, quando chegar o fim do dia vai perceber que não fez nada, pois fica andando em círculos. Então se concentre e faça uma coisa de cada vez.
15. Identifique com rótulos
Quanto mais coisas rotuladas, melhor! Não só ajuda a manter tudo organizado como ajuda toda a família saber onde as coisas estão.
Pode levar um pouco de tempo e treino, mas isso poupará muito tempo e estresse. Existem muitas maneiras criativas para etiquetar, além do tradicional rotulador que facilita a vida.
16. Priorize seus projetos
Você tem uma lista de projetos, ideias e inspirações para sua casa? Essa lista pode perder o controle e ficar muito grande, principalmente se você tem vários projetos em andamento, o que levará você ao desânimo e à falta de motivação.
Seja eficiente realizando apenas um ou dois projetos de cada vez. Se houver mais projetos, certamente você irá procrastinar e isso lhe causará estresse. Assim, limite a sua lista de projetos e se comprometa a completar pelo menos um projeto de sua lista antes de iniciar outro.
17. Tenha uma lista de tarefas
Você deve criar uma lista de “coisas a fazer” no seu celular ou planner, pois surgem aquelas necessidades no nosso dia a dia, como ir ao banco, cancelar alguma assinatura ou consertar algum item.
Você precisa de uma lista para não se perder. Cada noite programe o que será feito no dia seguinte, se você é ocupado e trabalha fora, tente ocupar seu horário de almoço ou aproveite para realizar algumas dessas tarefas no caminho de ida ou volta para casa.
18. Esqueça a perfeição
A perfeição é inimiga da conclusão. Todos nós queremos fazer as coisas bem, mas não podemos ser perfeitos. Lembre-se que fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada, porque você não tem tempo para tornar perfeito.
Feito é melhor que perfeito!
19. Siga a regra 80/20
O Princípio de Pareto nos ajuda a compreender que o tempo é um recurso não aproveitado adequadamente e sugere que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Ou seja, uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados. Concentre-se naquilo que realmente traz resultados na organização de sua casa e elimine as distrações.
20. Elimine a papelada
Os papéis! É incrível como este material se acumula por toda a casa, são contas, relatórios, malas diretas, trabalhos escolares, recibos e notas fiscais. A lista é interminável e você pode rapidamente ficar confuso.
Existem muitos sistemas para organizar os papéis como pastas, arquivos, bandejas, etc. Visite uma loja de materiais de escritório e escolha um método de acordo com seu espaço para deixar os papéis em ordem ou opte por digitalizar tudo e salvar na nuvem.
21. Desapegue
Se você não ama e não usa, você precisa se desapegar! Se você não usou algum item por mais de um ano, as chances de usar novamente são poucas ou nenhuma.
Sim, há exceções, mas em geral, esta é uma boa regra para seguir. Jogar ou doar? Pense nisso como uma coisa a menos para se preocupar.
22. Priorize o armazenamento
Antes de comprar qualquer coisa, pense onde você vai guardar o item e qual função terá. Mesmo que você ame um algo, pense se existe um lugar especial para ele em sua casa ou se ele não vai acabar em uma pilha ou enterrado no fundo de um armário. Esta também é uma ótima pergunta para fazer aos seus filhos antes de comprar algo.
23. Quando um item entrar, outro deve sair
Isso não se aplica em 100% dos casos, mas é sempre uma boa coisa para se pensar. Quando você está comprando algo novo, pense em algo que você já tem e que pode ser doado ou descartado.
Se você estiver substituindo um item, você já sabe que não precisa de dois iguais. Se comprou um novo par de jeans, você pode doar um par mais velho que não usa. Isso também funciona muito bem para ajudar a manter os brinquedos das crianças em ordem.
24. Use um timer
Quando você liga o timer, você consegue realizar as tarefas com muito mais rapidez. Certamente é porque existe motivação para terminar tudo antes que o temporizador toque.
Mais uma das ideias para organizar a casa, é contar com a ajuda do timer para as mais diversas tarefas do dia a dia, como determinar o tempo de arrumação das camas, para determinar o tempo de uso das crianças no computador ou vídeo game ou para verificar seus e-mails com eficiência.
25. Não abra a caixa de pandora
Ocasionalmente, ao realizar uma tarefa simples e sem querer isto acaba se transformando em uma grande organização, na qual você não tem tempo de realizar.
Isso geralmente acontece quando você abre “aquela” gaveta e de repente todo o conteúdo da gaveta está espalhado pelo chão. Não se distraia e anote em sua lista de tarefas “limpar a gaveta” para quando você tiver mais tempo para concluir esse projeto.
26. Trace metas realistas
Quando você está definindo metas para si mesmo, comece com pequenas tarefas específicas e simples. Listas simples são mais fáceis de alcançar. Sinta-se orgulhoso das metas alcançadas e comemore, pois isso o manterá motivado para continuar.
27. Produtos de limpeza à mão
Facilite a limpeza da casa mantendo os produtos de limpeza sempre à mão. Quanto mais acessíveis forem, mais rápida será a limpeza. Se você não tem crianças pequenas em casa, pode deixar alguns produtos no banheiro.
Deixar os produtos sempre por perto, podem fazer a diferença entre limpar na hora e adiar até mais tarde. Por vezes, isso facilita a rotina e evita que você se distraia e esqueça-se de limpar.
28. Amazene itens com funcionalidade
Armazene os itens onde são mais usados. Às vezes você precisa pensar fora da caixa para que sua organização seja funcional. Você pode armazenar itens no lugar onde eles são usados e não necessariamente no local onde eles deveriam ser guardados. Pense no que pode funcionar para você!
29. Controle o uso de tecnologia
Use racionalmente seu tempo com a tecnologia. Cuidado para não se distrair demais com a Internet, mídias sociais, Pinterest, blogs, mensagens de texto, televisão, etc.
Seu tempo pode evaporar rapidamente! Constantemente ficamos na frente do computador e nem sequer percebemos quanto tempo passou. Tente limitar a quantidade de vezes que você fica vagando na internet, seja objetivo e use um timer para controlar o tempo.
30. O caos é inevitável
O caos às vezes é inevitável. Tentamos nos manter no eixo, mas às vezes a vida nos dá uma rasteira e leva a melhor. Pode acontecer de algum dia você se sentir doente, cansado, ocupado ou até mesmo desmotivado.
Permita-se ter um dia de folga. E no dia seguinte, volte a tomar as rédeas da sua vida!
Em síntese, manter pequenas rotinas, criar planos de limpeza e ter periodicidade na organização, são algumas das ideias para organizar a casa. Como resultado a casa sempre estará organizada e limpa, se tornando um local agradável para viver.
Leve Sua Organização para o Próximo Nível
Gostou das ideias para organizar a casa? Quer transformar sua vida através da organização? Junte-se ao nosso Desafio de Organização de 21 Dias e descubra como criar espaços harmoniosos e simplificar sua rotina diária. Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo a uma vida mais organizada e feliz!”
Agora que você já teve acesso a algumas dicas práticas sobre organização, imagine o que poderia alcançar com a orientação detalhada e o apoio contínuo do nosso “Desafio de Organização de 21 Dias“. Este curso representa a oportunidade ideal para aprofundar seus conhecimentos e implementar todas as técnicas que aprendeu, abrangendo todos os aspectos da sua vida.
Com acesso ilimitado aos módulos do curso, orientações diárias para mantê-lo no caminho certo e exercícios práticos que o ajudarão a aplicar o que aprendeu, o “Desafio de Organização de 21 Dias” vai além de ser apenas um curso; trata-se de uma jornada de transformação pessoal. Além disso, você se juntará a uma comunidade de participantes com objetivos semelhantes, todos em busca de organização, tranquilidade e felicidade em suas vidas.
Não permita que a desordem e o caos dominem sua vida. Dê o primeiro passo em direção à organização, tranquilidade e felicidade. Clique no botão abaixo para iniciar sua jornada de transformação com o “Desafio de Organização de 21 Dias”. Sua vida mais simples e significativa começa agora!
[…] Para ver essa lista detalhada, clique aqui! […]
[…] Leia+ 30 ideias para organizar a casa […]
Ás vezes é nescessário ajuda par começar .
Coisas que normalmente a gente sabe a maioria ,mas não pensamos nelas.Ler ,assim ,tudo organizadinho dá um up no cérebro .Eu quando fazia faculdade não conseguia estudar sem antes arrumar minha mesa,com os livros e papéis organizados ai sim o estudo fluía. Gostei muito desse blog .
É verdade, eu não trabalho se a mesa não estiver arrumada! Obrigada pela visista! bj
Muito bom esta me ajudando muito a me organizar para iniciar as mingas organizações. A interna e a externa. Obrigada!
É preciso se organizar internamete para que o externo possa fluir. Em breve terei um curso sobre isso.
um abraço
Paula
Olá !
Sou a Ligia. Adorei conhecer o seu blog,.me ajudou a refletir melhor sobre o meu tempo/organização.
O meu desafio em casa são os brinquedos das crianças e TB por ser casa grande.
Quando eu morava .apto. conseguia manter tudo mais organizado, mas quando fiz a mudança para a casa me surpreendi com tantas coisas que comprei sem utilidade. Nesse momento percebi a fortuna que gastei a toa e que poderia ter feito uma viagem ainda que simples com o valor disperdiçado.
Olá Ligia,
Muitas vezes não damos conta no valor gasto em compras por impulso. Uma ótima estratégia é vender os brinquedos ou trocar no lugar de invertir em novos. Afinal, as crianças brincam muito pouco, se compararmos com o valor que gastamos neles, não é mesmo?!
Obrigada pela visia
Bjs
Paula
A dica de se desapegar de 10 itens por dia não conhecia, mas parece uma ótima ideia. O timer realmente faz muita diferença. Gosto muito do timer mecânico, de girar, ajuda muito tanto na arrumação quanto no trabalho profissional, até leitura de livro. Ótimas dicas!
Obrigada Monica pela visita. A gente trás muita coisa da rua, é preciso ficar de olho e desapegar sempre!