O que é um guarda-roupa cápsula?
Um guarda-roupa cápsula é uma coleção de peças cuidadosamente selecionadas e facilmente intercambiáveis, projetadas para maximizar o número de roupas que você pode criar. Com um guarda-roupa cápsula, você pode alcançar uma variedade de looks diferentes com uma pequena seleção de roupas.
A história dos guarda-roupas cápsula
Os guarda-roupas cápsula remontam aos anos 1970. O conceito originou-se de Susie Faux, proprietária de uma boutique em Londres chamada Wardrobe. Segundo Faux, um guarda-roupa cápsula contém algumas peças essenciais e atemporais, como saias e calças, que você pode complementar com peças sazonais.
O conceito ganhou destaque em 1985 com a primeira coleção cápsula da designer Donna Karan, chamada “Seven Easy Pieces” (Sete Peças Fáceis). A coleção incluía um body, saia, jaqueta sob medida, vestido, algo de couro, uma camisa branca e um suéter de cashmere. Foi projetada para levar uma mulher de um dia no escritório a uma noite fora.
Hoje, os guarda-roupas cápsula estão de volta à moda, em grande parte devido ao aumento do interesse público em reduzir o impacto ambiental da indústria da moda e à maior demanda por processos de fabricação mais sustentáveis e responsáveis.
Benefícios de um guarda-roupa cápsula minimalista
Há muitos benefícios em ter um guarda-roupa cápsula! Aqui estão algumas vantagens que experimentamos em primeira mão.
Menos fadiga de decisão
Menos opções, menos decisões! Vestir-se é fácil e agradável quando você tem um guarda-roupa pequeno com roupas que ama, sabe como usar, têm bom caimento e te deixam confiante.
Economia de dinheiro
Com um guarda-roupa cápsula, você vai comprar consideravelmente menos porque suas roupas serão versáteis, de alta qualidade e coisas que você ama. Você vai comprar de forma mais intencional, comprar menos roupas que você não precisa ou ama de verdade e economizar dinheiro significativo.
Mais sustentável
Comprar menos roupas tem significativamente menos impacto no meio ambiente. Menos roupas significam menos produtos químicos em nossa água e oceanos, menos roupas em aterros sanitários e uma pegada de carbono menor.
Mais tempo
Pense no tempo que você gasta fazendo compras, experimentando, devolvendo, trocando, ajustando, lavando, organizando, purgando e decidindo o que vestir. Quando você tem um guarda-roupa cápsula minimalista, você gasta consideravelmente menos tempo e energia com todas essas coisas, que então pode dedicar a coisas mais importantes.
Roupas de melhor qualidade
Quando você para de comprar roupas que não precisa, também poderá investir em peças atemporais e de alta qualidade. Roupas bem construídas feitas de tecidos de qualidade terão melhor caimento, manterão sua forma por mais tempo, serão mais fáceis de limpar e durarão por muitas estações.
Dicas essenciais para iniciantes no guarda-roupa cápsula
Antes de mergulharmos no como, aqui estão algumas dicas que você vai querer ter em mente ao criar seu guarda-roupa cápsula.
Escolha uma paleta de cores principalmente neutra.
Manter a maioria das suas peças essenciais neutras em cor as tornará muito mais fáceis de combinar. Cores neutras podem incluir preto, azul-marinho, cinza, marrom, bege, creme, branco —ou qualquer tom intermediário. Olhe em seu guarda-roupa e note quais neutros funcionam melhor com o tom de sua pele.
Se você gosta de um toque de cor, incorpore 1 ou 2 cores de destaque que você ama e que combinam com seu tom de pele. Não apenas elas combinarão bem com suas peças em tons neutros, mas também acrescentarão interesse e personalidade ao seu guarda-roupa cápsula.
Escolha peças atemporais, funcionais e versáteis.
Ao planejar seu guarda-roupa cápsula, você também vai querer focar em quão atemporais, funcionais e versáteis cada peça é.
Roupas atemporais são clássicas e nunca saem de moda. Pense em peças como uma camisa branca de botão, um blazer clássico e calças retas. Roupas funcionais priorizam o conforto e a praticidade para se adequarem ao seu estilo de vida. Ao escolher suas peças, considere fatores como tecidos, formas, comprimentos, estilo geral e facilidade de cuidado (limpeza e manutenção). Roupas versáteis combinam facilmente com outras peças. Você pode estilizá-las de diferentes maneiras e usá-las para várias ocasiões. Antes de selecionar uma peça para o seu guarda-roupa cápsula, pergunte a si mesmo estas perguntas:
Esta peça é confortável e prática, e se adequa ao meu estilo de vida atual? Esta peça é fácil de usar, limpar e manter? Ela combinará facilmente com as outras peças? Pode ser estilizada de diferentes maneiras e usada tanto de forma casual quanto mais formal?
Foque na estação atual.
Se você não pode usá-lo agora, mova-o para outra área até que as estações mudem e seja hora de trocar seu guarda-roupa.
Não se prenda a um número.
Quando se trata de quão grande ou pequeno seu guarda-roupa deve ser, não existem regras estritas. Embora possa ajudar ter uma faixa ou número máximo de peças em mente, evite ficar preso a um número específico. Dê a si mesmo a flexibilidade de escolher quantas peças de cada tipo você precisa para construir um guarda-roupa cápsula bem arredondado que você ame.
Pegue minha lista de verificação de guarda-roupa cápsula aqui, ou crie a sua própria para mantê-lo no caminho enquanto escolhe suas peças-chave. É útil anotar peças específicas e cores que você sabe que deseja incluir e itens que você precisa comprar.
Pense nisso como um esboço.
Não estamos indo para o guarda-roupa cápsula perfeitamente curado. Este é a primeira versão, um rascunho. Escolha peças que você ama e algumas que deseja usar com mais frequência. À medida que você aprimora seu estilo e encontra suas peças favoritas, seu guarda-roupa cápsula evoluirá e ficará melhor com o tempo.
Como Construir um Guarda-Roupa Cápsula: Seu Guia Passo a Passo
Passo 1: Avalie seu guarda-roupa atual.
O primeiro passo para construir um guarda-roupa cápsula minimalista é identificar as peças que você ama, classificar e remover as roupas que você sabe que está pronta para se desfazer. Isso permite que você fique claro sobre os tipos de peças que deseja em seu guarda-roupa cápsula enquanto limpa parte da bagunça.
Primeiro, pegue as peças que você ama.
Vá em frente e separe as roupas que você ama e usa regularmente, pois essas provavelmente ganharão um lugar em seu novo guarda-roupa cápsula. Ver essas peças juntas (separadas do resto do seu guarda-roupa) o ajudará a definir seu estilo e identificar as formas, cores e tecidos aos quais você se inclina que combinam com seu estilo de vida atual.
Depois, classifique e simplifique o que resta.
Classifique o que sobra para que você possa ver facilmente tudo o que tem dentro de cada categoria:
Jeans Calças Saias Shorts Camisetas e regatas Tops e blusas Suéteres Vestidos Casacos e jaquetas Libere algum espaço mental e físico extra fazendo uma rápida limpeza enquanto classifica. Mova qualquer coisa que não esteja atualmente na estação para uma parte diferente do seu armário.
Doe, venda ou recicle qualquer coisa que você esteja pronta para se desfazer, como Roupas que você não usa mais ou não gosta Itens que são muito semelhantes a algo que você já possui Peças que não favorecem particularmente o tom de sua pele ou tipo de corpo Roupas manchadas, desgastadas ou danificadas além de reparo
Passo 2: Escolha suas peças cápsula.
Depois de fazer sua avaliação do guarda-roupa, é hora de começar a escolher suas peças básicas.
Comece com seus itens favoritos em cada categoria que você separou no Passo 1. Por exemplo, se você tem um par de jeans preto favorito, pode querer escolher mais 1-2 jeans que tenham características semelhantes em lavagens diferentes ou para complementar a categoria.
Escolha suas peças cápsula seguindo a lista, uma categoria de cada vez, começando com as peças básicas que você escolheu no Passo 1. Use-as para ajudá-lo a identificar o que você gosta e também o que mais precisa ou quer incluir.
Abaixo está um exemplo de um guarda-roupa básico minimalista variando de 28 a 42 peças. Dependendo da estação, de onde você mora, do seu estilo de vida e do que gosta de vestir, as categorias e o número de itens que você terminar terá provavelmente diferirá do que tenho aqui.
- 2-3 pares de jeans
- 2-3 calças, leggings e calças
- 2-3 shorts
- 1-2 saias
- 5-7 camisetas, regatas e bodies
- 3-4 tops e blusas
- 3-4 suéteres
- 1-2 vestidos
- 2-3 casacos, jaquetas e blazers
- 3-5 pares de sapatos
- 2-3 cintos
- 2-3 bolsas
Passo 3: Crie alguns outfits minimalistas.
Agora que você editou seu guarda-roupa e escolheu suas peças básicas, o próximo passo é criar 7-10 looks do dia a dia (ou mais, se quiser!) com as roupas selecionadas.
Incluo este passo porque ter looks diários pré-planejados fará com que você se sinta exponencialmente mais confortável com seu guarda-roupa menor e economizará tempo e energia mental no futuro.
Se você está cansado, tire um tempo ou faça este passo em um ou dois dias quando estiver fresco. Seja qual for sua escolha, não pule este passo!
Dicas para criar outfits de guarda-roupa cápsula
- Se inspire. O Pinterest é uma excelente fonte de inspiração porque você pode obter ideias de looks para as roupas que selecionou. Salve looks que você ama e pode recriar livremente usando os itens selecionados.
- Comece com uma peça. Veja quantos looks diferentes você pode fazer com um par de bottoms ou uma blusa favorita. Trabalhar dessa maneira é mais eficiente e o incentivará a experimentar novas combinações, maximizando o número de looks que você pode criar.
- Equilibre as proporções do outfit. Looks que incorporam diferentes proporções tendem a ser mais visualmente equilibrados e agradáveis. Por exemplo, combinar calças largas com uma blusa slim e sapatos de bico fino parecerá mais equilibrado do que as mesmas calças com uma blusa larga e folgada e botas robustas.
- Jogue com a regra dos terços! Dividir seu outfit verticalmente em terços cria uma aparência mais equilibrada e alonga sua silhueta. Aqui estão duas das minhas maneiras favoritas de alcançar isso: combine bottoms de cintura alta com uma blusa por dentro (cria uma quebra visual no ponto de um terço), ou use uma blusa mais longa (camisa de botão, cardigã ou blazer) sobre shorts, saia ou vestido (tente fazer com que a bainha da blusa e a parte de baixo atinjam cerca de dois terços). Experimente e descubra o que mais te favorece!
- Camadas e estilo para interesse. Camadas adicionam interesse e são a maneira mais simples de levar um outfit básico para o próximo nível. Você pode fazer camadas com roupas e acessórios. Brinque com diferentes encaixes, camadas, sapatos, cintos, joias e acessórios, pois isso fará com que até as peças mais simples se destaquem.
- Tire fotos. Tire uma foto dos outfits que você ama com seu celular para que você possa consultá-los no futuro. Criei uma pasta no meu aplicativo de fotos especificamente para meus outfits favoritos para que eu possa acessá-los rapidamente quando estiver me vestindo.
- Identifique as lacunas. Durante esse processo, você pode identificar lacunas em seu guarda-roupa e itens que precisa comprar. Se for o caso, anote-os e adicione-os ao seu armário quando seu orçamento e tempo permitirem.
- Procure elos fracos. Se você encontrar algo que só funcionará de uma ou duas maneiras, considere se vale a pena manter. É muito provável que este item não trabalhe tão duro para você quanto algo mais poderia. Considere trocá-lo por algo que você usará mais.
Se perguntando o que vem depois?
Agora que você criou seus outfits básicos, reserve uma seção do seu armário para suas peças cápsula. Se você tiver espaço, mova todo o resto para um armário ou local diferente que esteja fora de vista.
Resista à tentação de adicionar itens de volta. Dê a si mesmo algumas semanas para se acostumar com seu guarda-roupa menor e experimentar os benefícios. Se houver algo que você perceba que precisa de suas outras roupas, inclua-o em seu guarda-roupa cápsula. Mas eu desafio você a adicionar apenas itens de volta que você ama e pode vestir pelo menos cinco vezes.
O que fazer com o resto de suas roupas
- Doe ou venda o que puder o mais rápido possível. Pegue os itens que você está pronto para se desfazer e tire-os de sua casa nos próximos dias.
- Faça uma nova limpeza após 30 dias. Revise suas roupas que não estão na cápsula novamente após 30 dias. Eu imagino que haverá muitas roupas que agora você se sente pronto para se desfazer, mas não podia antes.
Leia+ Guarda Roupa em Cápsulas
Leve Sua Organização para o Próximo Nível
Quer transformar sua vida através da organização? Junte-se ao nosso Desafio de Organização de 21 Dias e descubra como criar espaços harmoniosos e simplificar sua rotina diária. Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo a uma vida mais organizada e feliz!”
Agora que você já teve acesso a algumas dicas práticas sobre organização, imagine o que poderia alcançar com a orientação detalhada e o apoio contínuo do nosso “Desafio de Organização de 21 Dias“. Este curso representa a oportunidade ideal para aprofundar seus conhecimentos e implementar todas as técnicas que aprendeu, abrangendo todos os aspectos da sua vida.
Com acesso ilimitado aos módulos do curso, orientações diárias para mantê-lo no caminho certo e exercícios práticos que o ajudarão a aplicar o que aprendeu, o “Desafio de Organização de 21 Dias” vai além de ser apenas um curso; trata-se de uma jornada de transformação pessoal. Além disso, você se juntará a uma comunidade de participantes com objetivos semelhantes, todos em busca de organização, tranquilidade e felicidade em suas vidas.
Não permita que a desordem e o caos dominem sua vida. Dê o primeiro passo em direção à organização, tranquilidade e felicidade. Clique no botão abaixo para iniciar sua jornada de transformação com o “Desafio de Organização de 21 Dias”. Sua vida mais simples e significativa começa agora!
[…] Leia+ Como Construir um Guarda-Roupa Cápsula com o que Você Tem no Seu Armário […]
[…] Leia+ Como Construir um Guarda-Roupa Cápsula com o que Você Tem no Seu Armário […]