A princípio, quando lemos sobre produtividade, automaticamente tentamos aplicar os conceitos à nossa rotina, mas nem sempre funciona e o motivo é simples: Somos diferentes!
Em outras palavras, de nada adianta seguir as dicas se elas não são adequadas ao seu perfil. Por isso quero levá-lo a uma reflexão de autoconhecimento com 10 perguntas para que, adequando à sua realidade, você possa aplicar os conceitos e ter mais produtividade em sua rotina.
1. É dependente das redes sociais?
Constantemente as redes sociais e whatsapp roubam a atenção durante o nosso dia e criam uma barreira para se ter mais produtividade. Se você reconhece que não consegue viver sem verificar as atualizações, é recomendável planejar pausas durante o período de trabalho ao passo que inclua o uso das redes sociais neste tempo.
2. Qual é o período de maior disposição?
Segundo o “manual” da produtividade, recomenda-se realizar as tarefas mais importantes do dia logo pela manhã. Mas e quem não rende nada durante as primeiras horas do dia? Neste caso, vale identificar o período que você está mais disposto e, se possível realize as tarefas complicadas neste tempo para ter como resultado mais produtividade.
3. Quais são as suas prioridades?
Ao longo do tempo nossas prioridades mudam, por isso é sempre bom responder esta pergunta, já que priorizar é uma das principais dicas para a produtividade.
Quando priorizamos um projeto, uma atividade ou o relacionamento com o cliente destinamos um tempo maior da rotina para o objetivo que será alcançado mais rapidamente.
4. Reconheça os erros
Você reconhece os erros ao invés de conviver com eles? Esta atitude é importante em todos os aspectos da vida, ainda mais para a produtividade, pois nem sempre o planejado funciona e ao reconhecê-los podemos identificar e corrigir o causador do problema.
Por exemplo, as distrações estão comprometendo o rendimento? É possível resolver, basta querer.
5. Tem o hábito de procrastinar?
De acordo com pesquisas, o vilão número 1 da produtividade é a procrastinação. No entanto, muitas vezes ela pode ser confundida com preguiça.
Caso tenha o hábito de procrastinar, atenção aos fatores que estimulam este comportamento como a falta de planejamento e qualidade ruim do sono.
6. Alimenta-se adequadamente?
Frequentemente tenha uma alimentação adequada, afinal, isso faz toda a diferença para um dia produtivo. Escolha bons alimentos fique atento a qualidade do que ingere. Sempre que possível opte por pratos e preparações leves e que ajudam a manter a concentração.
7. Tem disciplina?
Ocasionalmente se aprende a ser disciplinado desde a infância, no entanto, a maioria de nós aprendem por necessidade já na vida adulta. Para quem sente dificuldade ao cumprir a rotina por falta de disciplina, além da lista de afazeres para o dia, um timer durante as atividades é um bom auxílio.
8. Tem dificuldade em se comunicar?
Uma pedra no caminho da produtividade é a falta de comunicação. Em casa ou no trabalho saber delegar tarefas, informar sobre o andamento das atividades e pedir ajuda quando necessário é primordial para concluir todas as atividades com tranquilidade.
9. Conhece seus limites?
É importante saber por quantas horas você consegue trabalhar ou estudar com bom rendimento. Do mesmo modo, quanto tempo de sono é necessário para ter um bom dia. E claro, respeitar seus limites.
10. O que te motiva?
É difícil manter a concentração e a “paixão” se está fazendo o que não gosta, mas não fazemos só o que gostamos durante a vida, portanto uma dica é pensar no resultado final e em tudo o que você quer alcançar quando a rotina parecer entediante, seus sonhos e planos futuros.
Em suma, produtividade é conquistada com tentativas, acertos e erros. O importante é entender que todo este esforço trará bons resultados !
Gostou das dicas sobre autoconhecimento para mais produtividade? Deixe um comentário ou compartilhe no facebook.
Olá,
Parabéns pelo site, fazendo jus ao nome…organizado e e bem estruturado! 🙂
Forte abraço,
Pedro Martins
Pedro,
Obrigada pela visita e pelo elogio!
um abraço