Sala de estar com sofá, estante e quadros

4 dicas práticas para amar e aceitar sua casa imperfeita.

Acima de tudo, ame sua casa imperfeita! Isso pode parecer impossível às vezes, mas posso garantir que não é.

Agora acredite em mim. Nada pode mexer mais com sua saúde mental ou autoestima do que comparar o que você tem com o que os outros têm. O melhor a fazer é ter uma atitude positiva em relação a sua casa e planejar pequenas mudanças. Veja minhas dicas e ame sua casa imperfeita.

1. Aceite as imperfeições

“Se a grama parece mais verde do outro lado … pare de olhar. Pare de comparar. Pare de reclamar. Comece a regar a grama em que você está pisando. ”

Angel Chernoff

Frequentemente as redes sociais não ajudam com isso. Basta abrir o Instagram e encontrar as casas mais incríveis, e todas parecem perfeitas. Hoje vim te falar que nada disso é perfeito! As fotos das revistas e dos editoriais são milimétricamente montados e organizados. Acredite em mim!

Quando produzimos fotos para o mostrar nosso trabalho incrível como designer de interiores, nós movemos móveis, acrescentamos peças de nosso acervo, emprestamos quadros, cadeiras, adornos, etc .

Dessa forma, montamos o cenário perfeito. O que não significa necessariamente que funcione desta maneira na casa do cliente na vida real. Além disso, por trás desse cenário perfeito que aparece no seu feed está uma verdadeira bagunça.

Leia + 6 erros de decoração que fazem sua sala parecer bagunçada

2. Valorize suas memórias

Mãe e filho pequeno sentados no sofá se abraçando e se divertindo - Ame sua casa imperfeita

Às vezes olho para minha casa e penso nas imperfeições que amo. Uma mesa de madeira de demolição que é cheia de marcas e veios.

Outras vezes olho para as coisas que poderia mudar como uma pintura ou um tapete novo, ou penso nas coisas que precisam ser consertadas ou reformadas como as cadeiras da sala de jantar que estão descosturando ou as poltronas da sala de estar que já estão fazendo hora extra.

Do mesmo modo, olho para a mesma casa e vejo que ela está cheia de coisas que amo e coisas que têm um significado especial para minha família. Não importa se existem melhorias a serem feitas, o que importa são as memórias que foram feitas. Nós moramos nesta casa há 12 anos e muita coisa já aconteceu por aqui, incluindo uma curta temporada morando em outro lugar e duas reformas.

Mesmo que você tenha se mudado e vivido em várias casas diferentes, são as memórias que contam, não onde elas foram feitas. Logo, não importa se você mora em uma casa grande, em uma casa simples ou ainda em um apartamento minúsculo. As memórias são feitas por pessoas, não por lugares. Portanto, concentre-se em tudo o que é bom e ame sua casa imperfeita, porque todas as outras coisas simplesmente não importam.

3. Faça uma lista de melhorias

Deixar de lado a perfeição é ótimo, mas isso não significa que melhorias não possam ser feitas. Faça uma lista de coisas na sua casa que você poderia mudar, melhorar ou reformar … mas lembre-se de ser prático e realista. Pense no que você pode realmente fazer e leve em consideração o tempo envolvido e o orçamento. Não faça uma “lista de desejos”. O céu definitivamente não é o limite, então certifique-se de que sua lista seja real e plausível. A última coisa que você quer é se preparar para o fracasso … ninguém precisa disso!

Além disso, lembre-se de que esta não é uma corrida e que não há linha de chegada. Faça o que puder e seja feliz com o que você conquistou … porque cada conquista merece ser comemorada.

4. Faça uma coisa de cada vez

Circulo cromático, trincha e paleta de cores

É aqui que começa o desafio. Pegue sua lista e escolha por onde começar. Não olhe para a lista geral, apenas dê um passo de cada vez. Às vezes, o primeiro passo é o mais difícil e, se você acabar logo, o resto se torna muito mais fácil.

Em conclusão, espero que isso te ajude a ver sua casa com novos olhos e que você ame sua casa imperfeita do jeitinho que ela é! Se há coisas que você deseja mudar, então faça isso de maneira prática e dentro do seu orçamento.

Quer aprender a amar a sua casa e deixar ela do seu jeito? Quer aprender a ser mais organizada? Veja meu curso Organize-se agora.

Até a próxima.

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.