O brasileiro está aprendendo a consumir pela internet e entre as vantagens deste modelo de compra, a principal delas é a economia nos preços. Um levantamento do Ibope (março de 2015) aponta que 72% das pessoas que já fizeram compras pela internet estão satisfeitas, contra apenas 6% de insatisfeitos.  Comprar pela internet pode ser econômico, mas exige o dobro de atenção para evitar fraudes. Por isso, acompanhe nossas dicas e economize com e-commerce.

1. Planeje a compra

A internet oferece tantos produtos com preço bom, que sem planejamento prévio, sentar em frente à tela com o cartão de crédito na mão pode ser uma cilada! Por isso, tenha em mente o que você precisa comprar, selecione os sites para encontra-lo e mantenha o foco, nós recomendamos sites confiáveis como submarino, americanas e outros sites com boa reputação.

2. Compare preços

Essa é outra grande vantagem da internet: comparar preços de forma mais eficiente. Alguns aplicativos e sites podem ajudar neste processo.

3. Promoções via Rede social

Economize com e-commerce

Muitas marcas oferecem promoções especiais pela rede social, por isso vale a pena seguir aquelas de seu interesse e até mesmo as Cias aéreas. Outras oferecem cupom de desconto para quem recebe a newsletter.

4. Atenção aos detalhes da compra

Antes de fechar negócio verifique o valor do frete, pois em alguns casos este valor é maior que o valor do produto e a compra deixa de ser vantajosa. Verifique também o tempo de entrega e o horário programado, geralmente a entrega é feita em período comercial e deve ter alguém em casa para recebê-la.

5. É seguro?

Se você encontrou preço e condições boas, é o momento de verificar se o site é seguro. Acompanhe as dicas do PROCON:

  • Verifique se a loja virtual possui endereço físico, telefone fixo e número do CNPJ.
  • Pelo próprio PROCON é possível verificar se existem reclamações contra o site que você pretende comprar. Clique Aqui
  • Na hora de efetuar a compra usando cartão de crédito, é importante que o site possua os dados blindados. Procure o símbolo de um cadeado que aparece no canto direito superior da janela do navegador. Isso significa que é um ambiente seguro e os dados do cartão não serão abertos, dificultando a vida dos hackers.
  •  Finalizada a compra, a loja deve enviar por e-mail um comprovante da compra, onde geralmente consta o número do pedido, descrição dos itens comprados e prazo de entrega. Fique atento a estas informações.

Evitar filas, poupar tempo de deslocamento e ainda por cima economizar. O e-commerce oferece muitas vantagens, desde que os devidos cuidados sejam tomados, e claro, de um computador seguro.

Esquecemos de alguma dica? Compartilhe conosco, deixe um comentário!

Leia+: Como organizar seu orçamento doméstico