Para entrar o ano com o pé direito, que tal organizar a casa para o ano novo? Acompanhe as dicas.
1. Recolha objetos velhos, quebrados e sem uso
Pegue uma caixa e saia pela casa recolhendo itens que estão velhos, quebrados ou que não tem mais valor ou utilidade para você. Não pense muito, simplesmente coloque os objetos dentro da caixa, sugiro que você recolha itens da casa como roupas velhas, bijuterias quebradas, artigos de decoração quebrados ou lascados, panelas sem cabo, sem tampa, potes quebrados ou manchados, louça sem par, cabides em excesso, toalhas e lençóis manchados, roupa íntima furada, sapatos danificados, etc. Sabe aqueles bibelôs que servem para juntar pó? Aproveite e coloque na caixa!
Pense em tudo que você prometeu que iria consertar e continua do mesmo jeito. Hora de se livrar de tudo isso. Feche a caixa e decida o destino: lixo ou doação.
2. Devolva os objetos que estão fora de lugar
Cada objeto deve ter a sua casa, ou seja um local que determinamos para guardar tal objeto. Se a casa parece fora de ordem, experimente devolver os objetos ao seu local de origem. A gente sempre comete um deslize e acaba deixando algo fora do lugar.
3. Organize os documentos
Recolha todas as contas, papéis, documentos do ano, separe por tipo e categoria. Exemplo: Água, Luz, Telefone, Gás, Celular, IPTU, etc.
Coloque cada tipo de conta em um plástico transparente com furos, e guarde todos os plásticos com as contas em uma pasta identificada como contas/ano.
Já é possível solicitar um documento que comprove todos os pagamentos do ano anterior. Este documento substituirá os recibos de um ano inteiro, ou seja, um único papel vai substituir o volume de 1 ano. A obrigação é para empresas privadas e prestadoras de serviços públicos. A declaração de quitação deve ser enviada até maio do ano seguinte. Depois de receber esse documento, já pode se livrar das faturas do ano anterior.
Tempo para guardar os documentos:
- Fatura de Cartões de Crédito: 1 ano
- Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) – 1 ano
- Contrato de aluguel – 3 anos
- Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás – 5 anos
- Recibos – 5 anos
- Plano Saúde – 5 anos
- Pagamento de condomínio – 5 anos
- Prestação da casa e consórcios – 5 anos (após a quitação)
- Mensalidades escolares – 5 anos
- Nota Fiscal – de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro eletrônicos, automóveis, etc.
- Holerites – até a aposentadoria, junto com as rescisões de contrato.
- Carnê do INSS – Para efeito de previdência social, profissionais autônomos devem guardar o até o pedido do benefício da aposentadoria.
- Certidões – Lembre que devem ser guardadas para sempre, assim como a carteira de trabalho e os contratos.
Tem alguma dica para organizar a casa para o ano novo? Deixe um comentário.
Seu blog é maravilhoso!
E está dica é ótima!
Já sou seguidora e inclusive, pedindo sua licença, publiquei esta dica no meu blog (dando os devidos créditos e links, é claro). Estou iniciando neste universo dos blogs agora e o seu é muito inspirador. Caso acha algum problema quanto a divulgação do post no meu blog por favor me fale q retiro.
Agradeço pelas dicas maravilhosas, desejo um feliz 2010 e tudo de bom.
Paz e bem!
MARAVILHOSA A DICA. Já estou organizando toda a minha casa neste final de ano. Mas estava me esquecendo dos documentos. Obrigada por me lembrar. Sou seguidora do seu blog, aprendi muito com vc. Minha casa e meu escritório não são mais os mesmos depois que conheci o seu blog…quanta diferença!!!! bjus.
Olá,me identifico muito com seu blog,porque sou super organizada!
Aqui tem sempre dicas incríveis!
Desejo que você tenha um excelente Ano Novo!
Beijinhos!
Fica com Deus!
Adorei o post e sua dicas…Amo seu blog, a parte dos papéis eu fiz semana passada e confesso que tomei um susto…aff…como tinha papel inútil…Bjim e apareça para uma visita…Mi Hernandez
Amei essas informações de prazos para guardar papéis. Esta semana mesmo estive organizando as contas 2009 e acabei jogando coisas mais antigas fora. Achei que só 2 anos para algumas contas já era suficiente… Agora já sei…
Olá querida! Amo o seu blog, pelo simples fato de que sou meio desorganizada. Busco auxílio direto em blogs desse tipo e vc tem me ajudado muito com suas dicas. Tem gente q acha q esse tipo de coisa é bobagem, mas só quem sofre na pele com a dificuldade de se organizar e se desfazer das coisas sabe o quanto este tipo de ajuda é importante. A próposito estou organizando meus documentos deste e alguns anos atras e estou com uma baita dúvida. Quanto tempo devo guardar carnês de pagamento de lojas? Tenho caixas e caixas com carnês e não sei se devo ou não jogá-los fora, alguns são do ano de 2000 em diante. Peço socorro amiga. Bem um feliz natal atrasado e um próspero ano muito mais organizado!!! Continue incentivando a organização, recebo muitas críticas por tentar me organizar, e são pessoas como vc q me dão esperança de que posso continuar melhorando. Me chamam de perfeccionista, mas na verdade não sou, se deixar minha vida vira uma bagunça total e não dou conta. Bem muito obrigada pela sua colaboração e um grande abraço! Ah,não esqueça de responder minha pergunta, é muito importante pra mim. Bjs!
Ano novo.
Casa nova !!
Blog Novo !!
Post muito interessante! Parabéns pelas dicas, sempre acompanho seu blog! Ótimo 2010!
Obrigada pelas dicas!Já estou seguindo as dicas e seu blog..rs
Espero sua visitinha tb,bj feliz ano novo!
http://badulaquesdadriks.blogspot.com/
obrigada pelas dicas sobre os documentos!
feliz 2010!!