A nossa leitora Aline escreveu pedindo dicas para mamães que trabalham fora. Confira nossas dicas para ajustar a rotina e se dar bem nessa tarefa.
Ela tem um filho de 4 anos e um marido que é um sonho.
Contou pra gente que trabalha o dia inteiro 4 dias na semana e na sexta no período da manhã. Saí de casa às 6h30 e chega 18h30 e na sexta chega 12h30 pois de tarde leva o filho na fonoaudióloga.
Gente, esse marido faz tudo. Leva e busca o menino na escolinha, chega em casa às 14 horas com o filho e depois leva o menino ao médico, fisioterapia, etc (sempre tem compromissos do gênero) e ainda faz faculdade à noite. Ufa!!!
Ah e eles são bagunceiros e só arrumam a casa quando vira um caos (quanta sinceridade).
Como a Aline é bagunceira assumida, eu sugiro que ela arranje um tempinho para a organização da casa. Se ela separar 20 minutos por dia em um mês a casa estará organizada. Pois não é preciso fazer tudo de uma vez. Lembra da primeira regra da organização? “Cada coisa deve ter sua casa” ou seja cada micro ou maxi objeto na casa deve ter um local específico para ser armazenado, isso poupa tempo e energia na hora de procurar as coisa, aqui em casa é assim, o marido pergunta:
– Amor, cadê o saco de lixo?
Eu respondo:
– Na segunda gaveta da lavanderia.
Defina o lugar para as tudo e “Não troque as coisa de lugar”, portanto pense bem antes de determinar o local para guardar as coisas, se é prático, se está perto de onde deveria estar, etc. Se a gente fica trocando a casa das coisas, dá um nó na nossa cabeça e dos outros moradores da casa.
Então a Aline vai organizar a casa e seguir uma rotina é bem parecida com a da Simone, com a inversão de algumas coisas, pois ela tem um filho e filhos precisam e merecem a nossa atenção. Ela precisa de uma rotina de limpeza da casa, uma rotina da lavanderia e um cardápio semanal ou quinzenal. Lembrando que tudo é apenas uma sugestão e cada um pode adaptar de acordo com suas necessidades.
Antes de seguir as rotinas que mencionei acima, sugiro a lista do sistema Fly e que pode ser realizada em apenas 1 hora, mas faz grande diferença em nossa casa, a Aline pode adotar essa lista aos domingos de manhã. Não é pra fazer faxina,e sim limpar onde o padre passa, nos outros dias ela pode fazer faxina no cômodo do dia.
Limpeza semanal
- Aspirar;
- Tirar pó;
- Passar um Mop na casa ou pano úmido;
- Tirar marcas de espelhos e portas;
- Eliminar revistas e jornais velhos;
- Trocar a roupas de Cama e banho;
- Esvaziar as lixeiras.
Rotina de Limpeza
- Segunda: Cozinha e Lavanderia
- Terça: Sala de Estar e Jantar
- Quarta: Quartos
- Quinta: Banheiros e área externa
Rotina da Lavanderia
- Domingo: Toalhas de Banho
- Segunda: Lençóis
- Terça: Roupa Clara
- Quarta: Roupa Escura
- Quinta: Toalhas de mesa e panos de prato e passar a roupa
- Sexta: Passar Roupa
Cardápio
- Segunda: Arroz, feijão, bife e salada
- Terça: Strogonoff, arroz branco e batata palha
- Quarta: Risoto de frango
- Quinta: Panqueca
- Sexta: Macarrão
- Sábado: Pizza
Rotina Diária
- 5h30 – levantar e arrumar a cama (se o marido já estiver acordado ou peça pra ele arrumar a cama quando levantar);
- o5h35 – tomar banho e se arrumar
- o5h55 – Preparar o café da manhã
- 06h05 – Tomar café
- 06h15 – Lavar a louça do café
- 06h30 – Sair para trabalhar
- TRABALHO
- 18h30 – Lanche com a família
- 19h00 – Dar banho no filho e colocar pijama
- 19h15 – Brincar ou ver filminhos
- 20h00 – Preparar o jantar
- 20h15 – Dar comidinha para o filho
- 20h40 – Ler historinha e colocar o rebendo para dormir
- 20h50 – Separar a roupa que o filho vai usar no dia seguinte e deixar a mochila da escola pronta
- 21h00 – Lavar a louça
- 21h10 – Rotina da casa
- 21h40- Hora da organização
- 22h00 – Se preparar para o dia seguinte
- 22h15 – Esperar o marido chegar e dormir ou não?!
O marido dela é muito fofo, dá pra dar várias missões pra ele realizar durante a semana.
Lista de coisas que o marido pode fazer
- Preparar o lanche da tarde, pois quando ela chegar do trabalho está tudo pronto e ele vai pra faculdade;
- Arrumar as camas;
- Tirar o lixo;
- Estender, recolher e dobrar a roupa;
- Guardar as coisas dele como roupas, sapatos, etc;
- Guardar brinquedos do filho;
- Fazer compras;
- Aspirar a casa;
UFA! E ainda sobra tempo no fim de semana para ir ao shopping, fazer compras, ir ao salão, visitar a família, passear, etc.
Gostou das dicas? Deixe um comentário.
Adorei o post! Com certeza as dicas serao de grande utilidade.
Bjk
Meu esposo também ajuda com as tarefas do lar. Pega nosso filho na escola, dá banho, prepara seu café e brinca muito.
É muito importante que os esposos nos ajudem nas tarefas domesticas, pois estimula os filhos a ajudar também.
Adorei as dicas.
Beijos e fique com Deus.
Estou feliz em ser a primeira a comentar! Paula, ficou maravilhoso o post, muito obrigada mesmo!!! Só fiquei preocupada com a propaganda do meu marido, rsrsrsrs agora terei que tomar mais cuidado. Adorei a rotina, vou anotar tudo. Na verdade eu adoraria abolir o jantar e instituir o lanche, mas meu marido almoça em casa, então tenho que deixar comida pronta. Mas com o cardápio vai ser bem mais fácil. Brigadão, amiga, e, é claro, vou linkar o post no meu blog pessoal(lembrando que tenho dois blogs, em duas contas diferentes: alineblogando.blogspot.com e mateusmilagre.blogspot.com).
Beijocas
Óptimo post.
Eu também conheci o sistema fly este ano e estou a tentar segui-lo mas essa coisa de levantar às 5h30 da mahnã…não é para mim. Com bebé pequena a chorar e ter vde mamr de noite e sono de meses atrasado…eu ia dar uma mãe de muit má qualidade se dormisse ainda menso horas de noite.
O sitrema e a rotina são óptimos mas tento fazer tudo durante o dia, menos bem mas dentro do possível.
Adoro seu blog. Continua com as dicas que são excelentes
beijocas
Paula,
acompanho seu blog, assino a Fly Ladies do Yahoo e há um ano sou casada. No começo, achei que ia pirar, pois eu não conseguia delegar algumas tarefas pro maridão. Hoje, lendo seu post, percebi o quanto eu evoluí, pois a maioria das coisas que você listou que o marido pode fazer, ele faz! Eu nem me preocupo mais com essas coisas!
Enfim, percebi que a leitura de seu blog me ajudou muito nessa conquista. Agradeço por você dispor de seu tempo e conhecimento nesse espaço!
Um grande abraço!
cada coisa tem sua casa….ah vou encisnar meus netos….eles vão amar isto….bjks…com carinho…..Gil
Me apaixonei pelo seu blog! Adoro organizacao e ter a vida organizada é uma delicia! Quero voltar aqui com tempo para ler tudo…Tenho um blog sobre decoração e já coloquei seu link por lá! (aiai meu blogroll não para de crescer a cada dia, essa blogolândia tem muitas coisas interessantes!)
Parabéns pelo seu trabalho!
Bjs, Isabela
Mesmo para quem não tem filho(s), ter rotina é essencial para a organização da casa. Parabéns pelo post e obrigada pelas dicas!!!
Adorei esse post! O que mais gosto do seu blog é que suas dicas são muito práticas! É só questão de se organizar !!! 🙂
Fico sempre de olho nas suas dicas e depois que me mudei para o Canada, onde precisamos cuidar 100% da casa, elas se tornaram ainda mais preciosas. Outro dia ví uma frase que resume bem: “Plan your work and work your plan”.
Sucesso!!
Eu ERA muito desorganizada. Não posso nem descrever o caos…rs…mas meu desejo de mudar e blogs como o seu: deliciosamente escrito e com dicas práticas e agradáveis, renovaram minha casa.
Eu posso dizer que é um verdadeiro “antes-e-depois”,,….rs…pra melhor!;0)
Preciso dizer uma coisa… Mulher definitivamente precisa de horário diferenciado no trabalho. Nem que fosse 1h30 a menos por dia. Pois não é justo, sempre sobra tudo pra gente fazer. 🙁
Como faço no caso de ter um marido q nao ajuda em praticamente nada,preciso de uma rotina,tenho um filho de 9 anos e um de onze meses,trabalho todo dia de 7 as 16,chego em casa por volta das 18,meu mais velho estuda a tarde e o peqno fica com o pai,nao temos baba,pois ele trabalha a noite,dia sim dia nao,nem empregada,é tudo por minha conta,teria uma rotina p isso…
Olá,
amo esse blog!!!
Estou precisando de mais dessas dicas! Faz tempo que acompanho suas postagens. Agora é hora de por em prática… Se não se importar vou colocar no meu blog um passo a passo seguindo suas dicas, porém adaptado para a minha realidade… Sempre falo de vcs para minhas amigas que assim como eu, querem ter uma vida organizada.
Bjs e fiquem na paz.
Amei a dica de dividir os cômodos por dias e roupas na máquina também. Mesmo trabalhando em casa preciso ter minhas tarefas divididas senão posso me estressar. Descobri um rodo de espuma com alavanca pra espremer que tem me ajudado bastante. Tenho ganho tempo com ele. Até meu marido usa e gosta da praticidade. Bjoss