Encontrar um tempo para se organizar parece difícil? Aqui estão algumas ideias rápidas para você se organizar em cinco minutos ou menos.

1. Organize sua bolsa ou carteira

Tire tudo para fora da bolsa e classifique o conteúdo em pilhas de manter, lixo e devolver (para o lugar correto). É bom ter uma lixeira por perto. Devolva itens que pertencem a algum lugar diferente da sua bolsa ou carteira, teste canetas e livre-se de qualquer item que não funciona mais ou com a data de validade expirada como maquiagens e cosméticos que você carrega na bolsa. Jogue o lixo, devolva outros itens que estão fora de lugar e guarde os demais itens novamente em sua bolsa/carteira.

2. Organize seus sapatos

Você tem um par de sapatos em cada cômodo de sua casa? Sapatos no porta malas do seu carro? Recolha todos os sapatos e guarde no lugar correto. Não esqueça de fazer a higienização antes de devolvê-los à sapateira ou armário. Para organizar seus sapatos, comece organizando pelo estilo como social, esportivo, festa, após organize pelas ores e alturas (salto alto ou baixo).

3. Organize seu refrigerador

Verifique a validade dos alimentos e jogue fora tudo o que está vencido. Quando você terminar a triagem da geladeira e freezer, verifique também a sua despensa. Da próxima vez que for ao mercado planeje suas refeições antecipadamente para evitar o desperdício. De acordo com o Instituto Akatu, em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo, porque compramos a mais e estraga. Em um ano, cada família acumula um desperdício de 255,5 kg de comida no lixo. Se poupasse o valor jogado fora, a mesma família acumularia quase R$ 1 milhão ao longo da vida.

4. Guarde a louça

Guarde a louça que está no escorredor ou na máquina de lavar louça e organize a pia.

5. Limpe seu carro

Limpe seu carro enquanto está abastecendo, jogar fora o lixo e bata os tapetes.

6. Organize a correspondência

Organize suas correspondências e jogue fora todo o lixo.

7. Coloque roupa na máquina

Colocar a roupa suja na máquina de lavar roupa e ligue.

O que você faz para se organizar em 5 minutos?

Leia + 10 Ideias fáceis para organizar a casa

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.