Enquanto o consumismo “quase” se tornou uma religião onde shoppings estão sempre lotados não importa o dia da semana ou época do ano, no Pós Consumismo com certeza não é o dinheiro quem manda.
Uma onda Pós Consumismo surgiu na Europa e virou febre na Alemanha através de um movimento chamado FYS – Free Your Stuff ou Deixe suas coisas livres ( livre assim como essa tradução). A ideia é compartilhar as coisas que você não usa mais, doando para outra pessoa e criando vida útil para objetos que não mais são úteis para você e provavelmente iriam para o lixo, por exemplo, vai mudar de casa e na sua casa nova não cabe o sofá cama do quarto de hóspedes? Você pode ofertá-la gratuitamente na internet e uma pessoa que está precisando vai buscar o item ofertado. Já existem vários grupos de cidades brasileiras no facebook incentivando esse tipo de troca. O que é velho para você pode ser uma coisa nova para outra pessoa. Isso cria um certo senso de comunidade, onde é possível doar as coisas de que não precisamos mais, em vez de alimentar uma cultura do desperdício.
O Pós Consumismo carrega a ideia de que algo pode ter valor sem ter um preço e também que o individuo não é definido pelo que ela compra, possui ou consome. Dentro desse contexto seria impossível comprar uma “identidade”, pois aqui quem reina é a individualidade ou seja, estamos desobrigados de usar a marca X para tentar ser parecido com esse ou com aquele. A ideia do Pós consumismo se baseia na liberdade de escolha, onde a pessoa não julgada pelos itens que consome ou deixa de consumir.
Além do apelo econômico e ecológico. Essa é uma excelente desculpa para procurar em casa objetos que não são usados em sua casa e podem ser doados. Procure no facebook um grupo FYS em sua cidade ou crie um. Pesquise, engaje-se, participe.
Fique atento, pois vem aí uma nova economia, onde o dinheiro não terá tanto valor.
Você acredita em um mundo além do materialismo? Deixe um comentário!
Muito interessante. Minha irmã mora fora e por lá, existe um local onde se levam as coisas que não precisamos mais. E assim como podemos deixar algo, também podemos levar algo que estejamos precisando. Infelizmente a população em geral é escrava do consumismo. E a indústria hoje também nos oferece produtos com prazo de validade. (ex: comprei um freezer no ano passado, que já está enferrujando. E sei de uma geladeira de minha mãe, que tem talvez uns 40 anos, que nem um ponto de ferrugem apresenta).ONde este mundo vai parar se tudo é descartável?
olá Ro,
Td bem? Precisamos mudar nossa visão mesmo.
Parece que a indústria faz bens de consumo não perecíveis se deteriorarem logo pra vender mais. Absurdo! Minha geladeira “inox” também está enferrujando. Isso pq inox não enferruja!
Obrigada por comentar!
Beijao
Por favor, onde encontrar um FYS aqui no RJ ? Conheço muitas pessoas que gostariam de doar objetos ,mas não conhecem uma entidade para tal.
Desde já agradeço, Suely
Suely,
Aparentemente não tem um grupo “FYS Rio de Janeiro” fica como sugestão que você crie um, que tal?
As pessoas podem anuncias doações e quem tiver interesse pode se manifestar.
Beijao
Paula
Crie esse grupo no facebook*
Oi, Paula!
Vim aqui te convidar para participar de uma postagem sobre uma coisa que todos nós gostamos de falar. Organização e Limpeza. Passa lá no blog e veja como é fácil fazer parte dessa blogagem. fui convidada pelo Blog Meu Doce Lar, e resolvi te convidar porque eu sempre venho aqui e aprendo uma porção de coisas boas sobre organização e limpeza dos ambientes da casa. Adoraria contar com sua presença lá:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7019774698588786517#editor/target=post;postID=4451688125507491490
Grande abraço!
Drica.
Olá Dri,
Fico feliz em saber que tenho contribuído com coisas boas. Obrigada pelo comentário e pela lembrança!
Não consegui acessar o link!