Todos nós somos tentados a nos distrair diariamente, mesmo quando precisamos nos concentrar. Algumas pessoas não conseguem interromper a verificação dos emails e ficam no computador por horas, outros são atraídos pela televisão e assim por diante. Confesso que este é exatamente o meu perfil, vivo me distraindo com qualquer coisa, qualquer coisa mesmo.

Muitas vezes começo a redigir um e-mail e lembro que preciso pesquisar algo na internet, e isso me lembra outra e assim por diante. Perco o foco fácil, por isso sinto a necessidade de escrever as tarefas, para me manter focada. Veja como evitar distrações.

Distrair-se de vez em quando está ok, mas o problema surge, quando as distrações começam a impactar significativamente a nossa produtividade. A razão pela qual procuramos as distrações é porque queremos diversão a curto prazo. Mesmo sabendo que deveríamos estar centrados. Isto obviamente é contraproducente uma vez que as distrações acabam atrasando o nosso maior impulso de prazer, que é o de completar a tarefa.

Você se distraí facilmente? Para reduzir o número de vezes que você sabota o seu foco ao longo do dia, tente estas dicas:

1. Identifique suas distrações

Reconhecer as distrações ajuda a reduzir o impacto sobre o trabalho.

2. Estabeleça limites

Decida o que é um nível aceitável de distração para você.

3. Use um timer

Programe o temporizador e defina o comprimento de tempo que você quer trabalhar sem distrações.

homem com relógio na mão

4. Desligue as distrações

Se sua distração pode ser desligada, então desligue. Desligue o indicador de nova mensagem no seu e-mail, desligue a televisão, desligue o celular, etc.

5. Use lembretes visuais

Crie lembretes visuais para ajudar a mudar o seu comportamento. Se você pega o telefone apenas para verificar se recebeu novas mensagens , coloque um post it sobre o seu telefone, assim você terá que removê-lo para olhar a tela do seu telefone.

6. Pratique seu novo hábito

Finalmente, não fique frustrado se escorregar um pouco e se distrair. Demora cerca de 21 dias para adquirir um novo hábito e 6 semanas para torná-lo natural.

Qual é a sua maior distração e o que você pode fazer para reduzir seu impacto na produtividade?

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.