Tem gente que só arruma seus objetos e fica surpreso quando, não muito tempo depois está tudo bagunçado novamente. Vale lembrar que organizado nem sempre é sinônimo de bonito. Arrumar ou organizar? Saiba a diferença.

 

Arrumar

Arrumar é uma solução temporária. Muitas vezes apresenta uma estética bonita e agradável, no entanto é uma solução impessoal e temporária ou seja durará pouco tempo, pois não foi pensada para os usuários daquele local.

 

 Organizar

Organizar é uma solução personalizada e definitiva, para organizar foi usada a lógica, a racionalidade e pensado de maneira permanente. Um exemplo, quando você organiza um armário, isso deve ser feito apenas uma vez, pensando no usuário daquele armário, na maneira como ele se veste todos os dias, nos seus hábitos e no seu estilo de vida. Mesmo que essa pessoa compre roupas novas, ele saberá onde guardar e o que deve ser descartado. Da mesma forma, qualquer pessoa deverá ser capaz de encontrar qualquer coisa naquele armário pois foi usada a lógica. A manutenção vem no dia a dia e nunca mais será necessário organizar o armário novamente.

Arrumar ou organizar

 

Conheça as 5 regras para organizar 

 

 

1. Descarte

O primeiro passo para organizar é fazer o descarte. Jogar fora ou doar tudo aquilo que está parado apenas ocupando um lugar na sua casa. Isso vai aliviar e muito a sensação de bagunça.

 

2. Categorização

O segundo passo é a categorização. Você deve agrupar todos os artigos semelhantes no mesmo local e preferencialmente no seu local de uso. Nada de deixar tudo espalhado, para o caso de um dia precisar.

 

3. Organização

O terceiro passo é a organização, ou seja, planejar e guardar cada objeto em seu local de maneira que tudo possa encontrado com facilidade.

 

4. Manutenção

O quarto passo é a manutenção. Sempre que pegar um objeto, devolva ao mesmo local. Planeje na hora de se vestir para evitar tirar mais peças do armário que o necessário.

 

5. Revisão

Fique de olho para não acumular itens sem necessidade e sempre que adquirir um novo produto, escolha outro para ser descartado.

 

Agindo dessa forma você organiza e mantém tudo em seu devido lugar! Entendeu a diferença entre Arrumar ou organizar? E você organiza ou arruma? Deixe um comentário!

Leia+: 25 erros de organização que fazem parecer sua casa bagunçada

 

 

Acompanhe também as novidades no Instagram e Facebook. Até a próxima!

Paula é Designer de interiores, personal organizer, publicitária e blogueira. Acredita que a organização melhora a qualidade de vida e que menos é mais sempre. Ama design, decoração, moda, gastronomia e viagens!

Comments