Organizar pequenos espaços significa aproveitar ao máximo o espaço disponível da casa permitindo que cada cômodo fique mais “limpo” e aconchegante. Você pode aproveitar áreas da sua casa que geralmente são ignoradas, mas que podem contribuir para manter a casa em ordem proporcionando bem estar para você e sua família.

Encontrar soluções para organizar pequenos espaços é um desafio, isso porque cada casa é diferente e cada família é única, ou seja, cada solução de organização deve ser personalizada de acordo com a rotina e o estilo de vida dos moradores. Abaixo algumas ideias de como aproveitar os espaços da sua casa para organizar. Acompanhe nossas dicas:

 

#1. Não despreze “o canto”

As áreas que comumente chamamos de canto podem ser utilizadas para ordenar livros, objetos de decoração, materiais de escritório, material de higiene e limpeza ou temperos no caso de uma cozinha.

 

#2. Estantes e prateleiras inusitadas

As estantes ou prateleiras não precisam necessariamente estar na parede com a forma tradicional. Embaixo da escada, acima do batente da porta ou fazendo parte da mobília, é sempre um excelente auxiliar na hora de ordenar seus objetos.

 

#3. Utilize o corredor

O corredor pode ser aproveitado com armários que vão adicionar  espaço de armazenamento, além de deixar tudo mais charmoso.

 

#4. Atrás das portas

Com um suporte adequado para cada fim, a parte de trás da porta da área de serviço, despensa ou closet pode servir para guardar itens semelhantes como material de limpeza ou sapatos.

 

#5. Aproveite as paredes

Usar as paredes como solução para pendurar móveis que não estão em uso além de resolver o problema de espaço, libera a circulação e evita “trombadas” nos móveis.

 

#6. Móveis funcionais

Invista em móveis que além de cumprir com seu objetivo principal, contam com espaço para armazenar seus pertences e desta forma, mantém o ambiente organizado.

 

 

Tem algum local na sua casa que pode ser ser melhor utilizado para melhorar a organização? Compartilhe com a gente!

Leia+: Como decorar pequenos espaços