SEJA MAIS PRODUTIVO NO TRABALHO

Por definição, produtividade é a eficiência e qualidade na produção de algo, isto é, rendimento naquilo que se faz. O mercado procura profissionais com alto rendimento, que tenham várias habilidades e desta forma colaborem com novos projetos. Isto é um reflexo da globalização, e para quem busca atender à expectativa da organização, deve-se prestar atenção nas ciladas que existem no caminho da produtividade. É sobre isso que quero conversar com você nos próximos 10 tópicos.

1. Planeje as atividades do dia

Antes de começar a trabalhar, pare por alguns instantes e organize as atividades do dia por ordem de importância. Executar as prioridades logo no começo do dia, enquanto ainda está disposto, irá fazer seu dia render. Parar por 5 minutos pra planejar o dia fará muita diferença.

2. Cuidado com a auto sabotagem

Facilmente podemos nos sabotar fazendo pausas mais frequentes que o necessário ou perdendo a noção do tempo em aplicativos, games e no meu caso, música. Este tempo que deixamos passar é precioso para a produtividade, portanto devemos conhecer nosso ponto fraco e evita-lo durante o trabalho.

3. Aprenda a dizer não

Seja mais produtivo no trabalho

O mercado de trabalho exige profissionais polivalentes, que exerçam outras funções além da sua competência principal. Aqueles que “dão conta do recado” são mais exigidos, porém, o profissional deve conhecer o seu limite, saber dizer não no ambiente de trabalho é fundamental para manter a produtividade. Não estou dizendo que a partir de agora você deve negar ajuda a outros departamentos e nunca mais fazer hora extra, mas deve sim saber qual o limite que, se excedido afetará sua produtividade.

4. Não acumule tarefas e funções

Quando você é bom no que faz a tendência é abraçar o mundo. Mas até onde eu sei, ainda somos feitos de carne e osso, não somos máquinas. Acumular tarefas e funções pode bagunçar sua rotina e comprometer a produtividade. Fique ligado!

5. Evite levar problemas pessoais para o trabalho

Seu filho não está indo bem no colégio, seu companheiro está passando por problemas de saúde… Conciliar família e trabalho é realmente um grande desafio. Se há muita dificuldade em lidar com esta questão, sugiro o apoio profissional de um psicólogo. Em todo caso, fazer o exercício de “se desligar” dos problemas familiares no ambiente de trabalho é fundamental para ser produtivo.

6. Seja criativo

Seja mais produtivo no trabalho

A criatividade pode e deve ser estimulada em todas as áreas profissionais, se a sua atividade não exige criatividade, descubra formas novas de fazer o mesmo processo ou de melhorá-lo. Esta iniciativa pode ajuda-lo a concluir as tarefas com mais eficiência e até mesmo chamar atenção do chefe. (brincadeira à parte, rs)

7. Faça pausas

Nossa mente e corpo precisam de pausas para manter a produtividade, a cada duas horas de computador é indicado parar por alguns instantes e se alongar. Conversar, dar risada, respirar um ar puro, são coisas que “refrescam a mente” e certamente contribuem para um bom rendimento.

8. Saco vazio não para em pé!

É comum esquecer de comer quando estamos focados no trabalho, mas além de problemas estomacais, a alimentação inadequada ou a falta dela afeta a concentração, o humor,  e portanto, a produtividade. Já diziam nossas avós “saco vazio não pára em pé”, vale a pena programar lanches leves para o período da tarde e evitar pular as refeições.

Seja mais produtivo no trabalho

9. Avalie o dia

Ao final do dia, vale parar pra avaliar o que deu certo e o que pode ser melhorado. Se você notar que está errando sempre nos mesmos pontos, porque não pedir ajuda pra alguém mais experiente na área?

10. Motive-se

Considero importante se manter motivado para cumprir a rotina com alegria. A motivação é aquilo que nos move, por isso quero te incentivar a procurar dias mais produtivos e como resultado você terá mais qualidade de vida.

Você tem alguma dica para dias mais produtivos? Deixe um comentário 😉

Leia+ Produtividade X Procrastinação