Procrastinação nem sempre é preguiça, na maioria das vezes é tempo mal gerenciado e estamos todos sujeitos a ela. Quando comentei com a minha irmã que iria escrever sobre este tema, ela riu. Riu porque sabe que por muito tempo estive num relacionamento sério com a procrastinação, mas felizmente identifiquei a tempo o quanto este hábito ou modus operandus de “deixar pra depois” afeta a produtividade além de atrapalhar todo o esforço de organização. Se a procrastinação está atrapalhando sua produtividade, pense nos tópicos a seguir e veja o que pode ser melhorado em sua rotina.

1. Se posicione

O start para deixar este modo de agir é admitir a necessidade de mudança de atitude. Mudar um hábito ou estilo de vida não é simples na grande maioria das vezes, por isso exige esforço e comprometimento total.

2. Comece devagar

Pense no que tem ficado pra depois, ou incompleto em sua rotina. Talvez a prática de atividade física, e-mails não lidos, atividades do curso de inglês ou a organização da casa. Sabemos que, pra quem está perdido na procrastinação, não dá pra simplesmente acordar e dar conta de tudo. Então eleja prioridade e comece por ela. Sem pressão. Veja como se organizar num minuto.

3. Gerencie o tempo

Particularmente não gosto de ficar refém de horários rígidos, me sinto presa. Mas, admito que até entrar no ritmo e virar um hábito é importante determinar o tempo de cada atividade e, claro, cumprir. Nesta fase, um timer é a saída.

4. Respeite prazos e horários

O procrastinador tem o hábito de negociar prazo, chegar atrasado, e o resultado destas atitudes é o descrédito da parte de colegas de trabalho e amigos. O que é péssimo. A partir deste momento, trabalhe com os prazos reais.

5. Use as redes sociais com parcimônia

Você entra na rede social pra ver uma notificação e lá se foram 30 minutos! Eu optei por excluir o app -que me fazia perder muito tempo- do celular, mas entendo que é uma medida radical. Pense quanto tempo do seu dia está empenhado nas redes sociais e como isso prejudica sua produtividade. Então, rede social com parcimônia.

6. Use aplicativos auxiliares

Alguns aplicativos podem te ajudar, como o Toggl que calcula o tempo de cada tarefa ele também permite ver, em gráficos, quanto do dia foi dedicado a cada projeto. Disponível  para Android e iPhone.

Outra sugestão é o Astrid Tasksapesar de disponibilizado apenas em inglês, é um dos aplicativos mais solicitados para organizar a lista de tarefas.  Disponível  para Android e iPhone.

7. Não desista

Se o dia não foi bom e nada do que foi planejado aconteceu, não desista. Pense no objetivo que você está buscando. Todo dia é uma oportunidade pra recomeçar! Parece autoajuda e talvez seja mesmo, mas manter-se motivado e focado é muito importante para alcançar qualquer objetivo a médio e longo prazo, inclusive uma rotina mais produtiva.

Tem outra dica para melhorar a produtividade? Deixe um comentário!

Leia+: 5 ideias para deixar de procrastinar