Como planejar compras de Natal

Está chegando o natal e começa a corrida contra o tempo, além das diversas atividades, reuniões de confraternização, festas, amigos secretos, jantares, etc, logo planejar compras de Natal é fundamental, para aproveitar o melhor das festividades sem stress. Também é hora de organizar e preparar a casa para receber parentes e amigos, planejar a ceia de natal, organizar as festas e viagens. Hora de antecipar tudo e fazer as compras de natal.

1. Estabeleça orçamento

Comece pensando sobre o quanto você pretende gastar e o que comprar.

Mullher com moedas nos olhos

2. Faça uma lista

Uma lista irá ajudá-lo a ser mais assertivo e evitará o pânico. Escreva o nome das crianças e familiares que você ou sua família desejam presentear, em seguida, adicione amigos e colegas para os quais você quer comprar ao menos uma lembrança. Essa época do ano, é a oportunidade perfeita que temos para agradecer aqueles que nos rodeiam por tudo o que eles têm feito por nós. Na sua lista, deixe espaço suficiente ao lado dos nomes para anotar ideias de presente de cada pessoa – ainda dá tempo de descobrir o que cada um gostaria de ganhar, especialmente as crianças.

3. Pesquise antes de fazer as compras de Natal

Agora tente organizar um dia ou algumas horas do seu dia, para que você possa pesquisar possibilidades e preços de presentes da sua lista. Seja objetivo e pesquise presentes no mesmo estabelecimento, em lojas de brinquedos, livrarias ou lojas de roupas. Se houver possibilidade aproveite e compre agora para evitar o sufoco na véspera das festas.

4. Faça as compras de Natal durante a semana

Compras de natal

Faça suas compras durante a semana quando o movimento no comércio é menor, e é mais fácil encontrar uma vaga para estacionaro carro, se ainda houver tempo, faça suas compras pela Internet e economize um pouco mais.

5. Tenha alguns presentes extras

É muito chato receber um presente e não ter outro para oferecer. Você pode comprar alguns presentes genéricos que podem ser dados a qualquer pessoa. Não esqueça de escrever no cartão do presente um “código” para lembrar o que está dentro da embalagem. Na hora que você precisar usar um presente de “emergência” isso será útil.

6. Capriche na embalagem

Capriche na embalagem

Não esqueça de comprar papel de presente e fitas, nessa época muitas lojas deixam de oferecer essa cortesia, por conta do fluxo de clientes.

Gostou das dicas de como planejar compras de Natal? Qual a sua dica?

Leia+: Como se preparar para o Natal em 7 passos

Escrito por

Paula Fuzeto

Meu propósito é simplificar vidas, unindo estilo e funcionalidade. Compartilho inspiração e estratégias para uma vida mais significativa, transformando lares em refúgios de bem-estar e harmonia.